Notícias Sesc CE
Nova Olinda recebe espetáculo em flauta e violão homenageando músico Hermeto Pascoal

qua 25 de julho de 2018 10:42
A iniciativa do Sesc valoriza produção musical de artistas da região do Cariri
Selestrial é o nome do espetáculo criado pelo flautista pernambucano, Júnior Crato, e pelo violonista cearense, Fabrício da Rocha, com releituras das composições de Hermeto Pascoal, mestre da música instrumental brasileira.
A dupla se apresenta pelo Projeto Sesc Instrumental no dia 3 de agosto, às 19h, em Nova Olinda. No teatro da Fundação Casa Grande, os músicos mergulham no universo musical do arranjador alagoano de 82 anos, mundialmente conhecido por criar novos instrumentos e pelo talento para a improvisação. Em Selestrial, os jovens instrumentistas traduziram as sinfonias de Hermeto para o timbre da flauta e do violão a interagem com vídeos biográficos exibidos no palco.
“Humor, conhecimento, curiosidades e música, tudo isso deixa o espetáculo com um tom bem particular e dá ao público em um ambiente dinâmico e estimulante”, diz Júnior.
Criador de novos paradigmas para o som instrumental, “o mago” da música, como Hermeto é apelidado, formulou o conceito de música universal, música da aura, música dos ferros e método do corpo presente, entre outros.
O flautista explica que, apesar da densidade dos arranjos musicais, há simplicidade nas composições de Hermeto. “A filosofia musical dele é de que tudo é música, tudo tem nota, tudo tem som. É muito brasileiro, com uma assinatura que é dele, existe também essa sonoridade nordestina e colocamos no repertório”, diz Junior.
Sesc instrumental
A dupla formada há cinco anos mora no Crato conta com o apoio cultural do Sesc na região do Cariri para mostrar sua música. Júnior Crato iniciou seus estudos em flauta transversal no Conservatório Pernambucano de Música em Recife e graduou-se em Música na UFPE. Estudou com maestros como Bernat Castillejo (Espanha) e Antonio Carrasqueira e já se apresentou na Noruega, Finlândia e nos principais festivais de música instrumental no Brasil.
Fabrício da Rocha é um violonista autodidata e fez parte do grupo Breculê, destacando-se também como compositor e arranjador. Os dois já apresentaram o espetáculo Selestrial nas unidades do Sesc no Crato, Juazeiro e Fortaleza, reapresentando-o, desta vez, por meio do Projeto Sesc Instrumental, que divulga artistas caririenses deste gênero e fortalece a diversidade das estéticas musicais presentes na região.
Serviço:
Sesc Instrumental – Espetáculo Selestrial
Local: Teatro da Fundação Casa Grande (Rua Jeremias Pereira, 444, Nova Olinda)
Data: 3/8 (sexta-feira)
Horário: 19h
Classificação: Livre
Informações: (88) 3587 1065
Gratuito
Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio
Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.
No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.