Notícias Sesc CE
Alimentação na prevenção ao Alzheimer

qui 20 de setembro de 2018 09:09
A perda da memória e outros distúrbios cognitivos são consequência de algumas doenças neurodegenerativas progressivas como Alzheimer e outros tipos de demência. A alimentação adequada pode auxiliar na prevenção de alguns desses sintomas e melhorar a qualidade de vida de quem já possui algum tipo de demência, a partir da melhora dos sintomas. A nutricionista da Clínica Sesc Saúde, Thayse Guilherme Lima destaca dois nutrientes fundamentais para a saúde cerebral e como aplicá-los na rotina.
O ácido docosahexaenoico (DHA) da série ômega 3 é um dos principais responsáveis pela manutenção das funções cerebrais e podemos encontrá-lo facilmente em peixes frescos. O efeito neuroprotetor do DHA está associado às suas propriedades antioxidantes, que podem ser potencializada com o consumo de hortaliças, frutas e alimentos integrais.
Outro nutriente importante para a saúde dos neurônios é a curcumina, um composto fenólico naturalmente amarelo, sendo o principal composto ativo da Curcuma longa L. (açafrão-da-terra). Pode ser utilizada como um tempero, pois ajuda a fornecer cor e sabor a diferentes preparações, inclusive pode ser utilizada para temperar o peixe ou pode ser colocada no arroz integral.
Vamos mudar nossos hábitos? Prevenir ainda é a melhor alternativa. Confere a recita completa abaixo.
Receita peixe com ervas e açafrão:
Ingredientes
· 2 filés de linguado (ou outro peixe de sua preferência)
· 1 colher (chá) de açafrão
· Sal a gosto
· 1 colher de (chá) de alecrim
· 1 colher (chá) de manjericão
· 1 colher (sopa) de suco de limão
· Azeite de oliva
Modo de preparo
Tempere o peixe com o sal, limão, as ervas e o açafrão. Reserve, aqueça uma frigideira antiaderente, acrescente 1 fio de azeite de oliva e grelhe o peixe até que a consistência fique firme e, a aparência, levemente dourada. Para acompanhar, capriche na salada com mix de folhas verdes.
Saiba mais em: https://glo.bo/2PLsjAp