Notícias Sesc CE

Campanha Outubro Rosa do Sesc terá exames gratuitos para mulheres de Chorozinho

seg 8 de outubro de 2018 08:30

Sesc continua levando prevenção em Saúde da Mulher para Região Metropolitana.

No dia 2 de outubro, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chega a seu próximo destino. Só neste ano, a unidade itinerante já percorreu três cidades e a equipe do Sesc realizou 5.542 exames entre mamografias, prevenção do câncer de colo do útero e exame clínico das mamas.

Na próxima terça-feira, às 9h, o equipamento chega à cidade de Chorozinho para cerimônia início dos atendimentos, além de convocar todos à Campanha Outubro Rosa. Até dezembro, o Sesc espera atender a população feminina da cidade com 1.900 mamografias e 1.900 exames ginecológicos do colo do útero.
A cada três meses, o Sesc atende um município da Região Metropolitana. Em Chorozinho, a unidade móvel ficará instalada no centro da cidade, recebendo mulheres para a realização dos exames e para orientações sobre saúde reprodutiva e prevenção de câncer de mama e do colo do útero.
De segunda a sexta, das 8h às 17h, uma enfermeira, um educador em saúde e uma técnica de radiologia estão à disposição da população, recebendo as pacientes encaminhadas dos postos de saúde da cidade para realizar os exames.

Do posto de saúde para o mamógrafo
Mulheres de 40 a 69 anos, que não tenham sintomas, podem realizar a mamografia. Elas devem procurar o posto de saúde onde são cadastradas para que sejam encaminhadas aos exames na Unidade móvel do Sesc.
A prevenção de câncer de colo de útero, o papanicolau, pode ser feita por mulheres jovens e adultas, na faixa etária entre 25 e 64 anos, também com encaminhamento médico do posto de saúde. Este rastreamento é indicado para mulheres sexualmente ativas.
De acordo com o portal cidades do IBGE, o município de Chorozinho tem uma população feminina de 1.170 mulheres com idade entre 50 e 69 anos (cidades.ibge.gov.br). Esta parcela da população tem prioridade na realização do exame de mamografia.

Os exames realizados na Unidade Sesc Saúde Mulher são analisados pela equipe médica do Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Em 2018, 26 mulheres receberam diagnóstico de irregularidades nos exames e foram encaminhadas para serviços especializados da rede de atenção oncológica.
Esta iniciativa do Sesc existe em 23 estados e auxilia as mulheres na realização destes exames de alta complexidade. Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia, em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, revela que, em 2017, o percentual de cobertura mamográfica do Sistema Único de Saúde para mulheres na faixa etária de risco foi a menor dos últimos cinco anos.

Educação em Saúde
Durante a permanência da Unidade em Chorozinho, o Sesc, em parceria com a secretaria de saúde, municipal e estadual , também promove palestras e atividades educativas sobre a saúde da mulher e prevenção do câncer de mama, tanto no espaço externo do equipamento, como na unidade básica de saúde do município (ver programação)

Serviço
Inauguração da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Chorozinho
Data: 2/10/2018
Horário: 9h
Local: Av. Luiza Alexandre de Freitas, ao lado da Igreja Matriz de Santa Terezinha. Centro.
Período de atendimento no município: de 2 de outubro a 21 de dezembro, segunda a sexta, das 8h às 17h.

Programação educativa
Campanha Outubro Rosa
De 2 a 31/10
Horário: 9h e 14h
Orientação individual e coletiva para disseminação de informações acerca da prevenção ao câncer de mama, como também orientar e encaminhar mulheres aos exames ofertados na Unidade Sesc Saúde Mulher.

3/10
Oficina Prevenção ao Câncer de Mama
Horário: 9h
Informações sobre a importância da realização de exames e identificação de sinais e sintomas para prevenção e diagnóstico precoce.

10/10
Palestra Saúde Integral da Mulher e Prevenção ao Câncer de Mama
Horário: 9h
Informações acerca da prevenção do câncer de mama e orientações sobre encaminhamento de mulheres aos exames ofertados na Unidade Sesc Saúde Mulher.

Abordagens de educação em saúde da mulher

Saúde integral da mulher

Estimula a adesão de hábitos e cuidados adequados com a saúde da mulher nas diferentes fases da vida e cuidados para prevenção do câncer.

Saúde sexual e reprodutiva

Informa sobre a prevenção ao contágio por HPV e sua correlação com o câncer do colo do útero; exame preventivo e procedimentos necessários para sua realização.

Prevenção do câncer de mama

Alerta comerciárias e o público em geral acerca da importância do diagnóstico precoce de sinais e sintomas e importância da realização dos exames de rastreamento.

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio

Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.
No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.

Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram