Uma das construções do Encontro Sesc Povos do Mar acontece na troca de saberes e experiências adquiridas pelo paladar, por meio das práticas de culinária do litoral cearense. Elas resultam em pratos relacionados à identidade de cada lugar, que têm o mar como uma fonte fértil de combinações para receitas ricas em aromas, gostos e ingredientes, como o baião de polvo, ensopado de sururu, ensopado de ostra, pastelzinho de búzio. Estes e muitos outros serão apresentados e degustados na programação da 8ª edição do Encontro, que vai de 22 a 26/8, no Sesc Iparana Hotel Ecológico.
A Socialização de Práticas Alimentares é protagonizada pelos representantes das comunidades litorâneas, que compartilham receitas e demonstram pratos entre eles e o público geral. Ao lado do bolinho de alga, pudim de castanha de caju e do bolo de tapioca, perpassa aprendizado e, sobretudo, memória afetiva.
A buchada de peixe, um dos pratos que serão apresentados, é motivo de orgulho para Francisco Osmildo Silva Santos, o Lilico, da praia do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Lilico lembra que quem era pescador não tinha direito de comer um peixe inteiro, principalmente os nobres e grandes. A única coisa a se fazer era limpar e botar para vender. Pois aí surgiu a ideia de pegar esses miúdos e fazer a buchada de peixe. “Antes tínhamos muito peixes nobres, camurupim, pargo, beijupirá, cioba, garoupa. Para fazer a buchada tem que ter muito peixe, e peixe grande. Hoje quando faço a receita dá uma saudade, sai lágrima dos olhos, é porque passa um filme da vida da gente, sabe?”, ressalta.
Confira o vídeo “Pescador Lilico e a buchada de peixe da Praia do Pecém”
A programação, que envolve práticas alimentares sendo integrante do eixo Sabores, Saberes e Saúde, é construída com a participação das tapioqueiras do Trairi, que vão servir a iguaria junto com café na quenga de côco. O sabor e a tradição também estão presentes durante todos os dias do evento quando são servidos peixes camurupim assados na brasa.
Sobre o Encontro Sesc Povos do Mar
Tudo começa muito antes dos cinco dias de programação, quando o Sesc Ceará realiza visitas e reuniões de mobilização e articulação in loco nas comunidades participantes do Encontro. O objetivo é de tecer e fortalecer a Rede Sesc Povos do Mar, composta de artesãos, pescadores, marisqueiros, mestre de cultura que, em um grande momento, se encontram e partilham seus saberes, fazeres e experiências entre si e com o público visitante.
Ao longo da programação são realizadas atividades baseadas em cinco eixos: Sabores, Saberes e Saúde; Feito a Mão; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras; e Dragões do Mar.
Participam cerca de 300 representantes das comunidades litorâneas, além de outros 100 representantes das comunidades vizinhas. 1.500 pessoas participam da programação como integrantes de comunidades costeiras e outras mais 5 mil devem acompanhar a programação como visitantes. O legado do projeto pioneiro é o fortalecimento de uma Rede Social Sesc para defesa das identidades, preservação de suas memórias e o fortalecimento comunitário das comunidades costeiras.
O Encontro Povos do Mar é realizado pelo Sesc, instituição do Sistema Fecomércio, criado e mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Estado do Ceará
SERVIÇO
VIII Encontro Sesc Povos do Mar – Sabores, Saberes e Saúde
Período: 22 a 26/8
Horário: 7h30 às 20h30
Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico (Av. José de Alencar, 150 – Caucaia)
Programação completa no site: www.sesc-ce.com.br
Informações: (85) 3318.4918 ou 0800 275 5250