Povos do Mar Povos do Mar

Meio Ambiente e Sustentabilidade
Encontro Sesc Povos do Mar celebra os 415 anos da Barra do Ceará
Encontro Sesc Povos do Mar celebra os 415 anos da Barra do Ceará

Além de roda de conversa com moradores do tradicional bairro, o público vai poder prestigiar mais uma edição do Conversas Flutuantes, atividade protagonizada pelos barqueiros com o objetivo de preservar a memória e as belezas naturais do local.

O mar, o rio e o seu encontro, além dos encantos do mangue, fazem da Barra do Ceará um dos cenários mais bonitos da cidade. As belezas naturais já despertam o olhar dos visitantes e dos moradores desde o primeiro momento, em meio a uma riqueza singular da fauna e da flora, mas não é só isso. A Barra do Ceará é o nosso bairro mais antigo, aliás, mais antigo até do que a criação de Fortaleza. E isso não é pouca coisa. O cenário, um tanto quanto bucólico, mas cheio de vida, tem beleza, sim, e tem também história, tradição e muita memória.

Confira o vídeo “#4Dia – Encontro Sesc Povos do Mar” aqui

Em 2019, o bairro celebra 415 anos. E essa data é simbólica também porque foi lá que “nasceu” o Encontro Sesc Povos do Mar, tradicional projeto de valorização de comunidades litorâneas do Ceará. Isso porque os barqueiros, junto com os moradores das praias de Caucaia e dois grupos de dança do Pecém, estão presentes desde o início do projeto. Assim, tanto no início quanto no decorrer dos anos, esses barqueiros do Rio Ceará marcam a relevância histórica da região.

O aniversário da Barra do Ceará ganha, assim, destaque na programação do Povos do Mar deste ano. No dia 23 de setembro, a partir das 10h, o Sesc Iparana Hotel Ecológico recebe o “Conversas Para Elos – 415 anos de História da Barra do Ceará”. Na ocasião, os moradores vão discutir com os demais interessados assuntos relacionados à memória do bairro e o que se espera para o futuro. Aspectos sociais e ambientais, o esporte e a cultura, por exemplo, são alguns dos temas abordados durante roda de conversa.

Confira o vídeo “#2Dia – Encontro Sesc Povos do Mar” aqui

Além disso, nos dias 24, 25, 27 e 28 de setembro, acontece o “Conversas Flutuantes” ação mensal promovida pelo Sesc Ceará em parceria com os barqueiros. Na vivência, é possível contemplar um dos ambientes naturais mais admiráveis do Ceará, com destaque para as belezas do Rio Ceará, o manguezal, a exuberância da fauna e flora local, além dos labirintos e canais naturais do rio que possui importância histórica. Os interessados em participar podem se inscrever no próprio Sesc Iparana Hotel Ecológico, durante o Povos do Mar. Já as escolas podem agendar via e-mail protocolo@sesc-ce.com.br, com envio de ofício.

No tempo do rio

Até 1997, a figura dos barqueiros era parte fundamental do cenário – e da vida – da Barra do Ceará. Até então, mas de 60 barcos que faziam a travessia do Rio Ceará – de uma ponta a outra. Acontece que, especificamente nesse ano, foi inaugurada a Ponte. O que trouxe modernidade e desenvolvimento para a região, por um lado, fez com que os barqueiros se deparassem com uma nova realidade. Eles tiveram que se adaptar, uma vez que as travessias não dependiam apenas dos seus barcos.

Enquanto a maioria mudou de profissão, alguns fizeram questão de continuar no ofício. Aprenderam, então, sobre a biologia e a história da Barra para, agora, fazerem passeios socioeducativos. Os barcos seguem deslizando pelas águas, mas, ao invés de serem apenas um meio de locomoção, transformaram-se em um recanto de saberes e memórias.

Um dos moradores que seguiu no ofício foi Sr. Alberto de Souza, barqueiro e presidente da Associação dos Barqueiros Barra Unida. Ele, que mora há mais de 55 anos do bairro, viu de perto um pouco da história e das transformações da Barra do Ceará, além de construir lá a sua própria história de otimismo e superação. “Eu não deixo de sonhar. O dia de amanhã vai ser melhor do que hoje”, diz, com entusiasmo.

Conheça a história do Sr. Alberto
https://www.youtube.com/watch?v=tGuoEs_9vWA&list=PLwBzxkqowTh5d36U7KOJftIFsTYOIBQ_w&index=42

Sobre o Povos do Mar, Sr. Alberto é só alegria. Ele gosta tanto da iniciativa que o Encontro este ainda nem começou e ele já pensa como vai ser em 2020. “Você vê jovens da Barra como palestrantes, as pessoas interagindo com a gente, conhecendo e aprendendo, isso é muito importante”, declara, confiante também de que o legado dos barqueiros do primeiro bairro do Ceará continua mais vivo do que nunca.

O Encontro Povos do Mar é realizado pelo Sesc, instituição do Sistema Fecomércio, criado e mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Estado do Ceará

Serviço

IX Encontro Sesc Povos do Mar

Data: 22 a 26 de setembro

Horário: 7h30 às 20h30

Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico (Av. José de Alencar, 150 – Caucaia)

Confira programação completa no site

Aberto ao público

Conheça o projeto: https://www.sesc-ce.com.br/povos-do-mar-heranca-nativa/

Conversas Para Elos – 415 anos de História da Barra do Ceará

Dia: 23 de setembro, a partir das 10h

Tema 1: A memória social do Rio Ceará | Alberto Souza

Tema 2: De Vicente Pinzón aos dias de hoje | Rui

Tema 3: No Rio onde eu pesquei minha vida | Sr. Dantas

Tema 4: Diagnósticos Ambientais do Rio Ceará | Fernanda Cristina

Tema 5: De pescador a brincador de bumba meu boi | Mestre Zé Pio

Tema 6: Divulgador social da Barra do Ceará | Davi da Pompéia

Tema 7: Práticas de esportes náuticos na Barra do Ceará | Cineudo Silva

Projeto Sesc Conversas Flutuantes

Dias: 24 e 2​5/09, com saída às 14h, e 27 e 28/09, às 9h e 14h

Local de saída: Píer da Barra (Restaurante Albertu’s – Avenida Radialista, Av. José Lima Verde, 746)

Inscrições:

Público geral: presencialmente no Sesc Iparana Hotel Ecológico, durante o Povos do Mar

Escolas: via e-mail protocolo@sesc-ce.com.br, com envio de ofício.