Sesc Saúde Mulher - Sesc

Sesc Saúde Mulher

O Sesc Saúde Mulher é uma unidade móvel dedicada à promoção da saúde feminina: São consultórios móveis que contam com uma estrutura completa para realização de exames de prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de ser totalmente adaptado para acessibilidade de portadores de necessidades especiais.

A Unidade Móvel circula pelo Estado, permanecendo em cada município beneficiado pelo programa cerca de 90 dias, auxiliando no atendimento a mulheres com dificuldade de acesso aos serviços de saúde em cidades do interior e Região Metropolitana de Fortaleza.

Os exames oferecidos nas unidades são: mamografia e citopatológico (exame preventivo – Papanicolau). O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um dos exames o encaminhamento médico do municipio, a identidade, o CPF, o comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) são necessários.

Podem fazer a mamografia mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas) de 50 a 69 anos, faixa etária elegível para o exame, segundo recomenda Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Já o citopatológico (Papanicolaou) é indicado para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos.

Os exames são encaminhados para análise e laudo no Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional e regional na área. Em caso de alterações nos exames, as mulheres serão encaminhadas para instituições de saúde através do sistema de regulação do SUS, e as suspeitas de diagnóstico mais evidente serão encaminhadas pelo município para o Instituições de referência em Câncer, que dará seguimento ao complemento ou tratamento adequado.

Além dos exames são realizadas ações educativas de promoção da saúde. Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e à mortalidade materna. O projeto também atua na capacitação de agentes de saúde do município, através de palestras, atividades e oficinas.

A iniciativa vem para contribuir com a diminuição nos casos de câncer de mama e de colo de útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a estimativa para 2016 era de 860 casos de câncer de mama e 300 de câncer do colo do útero a cada 100 mil mulheres de Fortaleza.

 

SERVIÇO:
Informações: (85) 3464.9369


Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram