Sesc leva exames gratuitos para mulheres em Horizonte - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc leva exames gratuitos para mulheres em Horizonte

seg 8 de julho de 2019 11:05

O serviço de prevenção à Saúde da Mulher é realizado na Região Metropolitana.

O município de Horizonte é o próximo destino da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que chega na cidade na segunda-feira, dia 08. Com atendimento totalmente gratuito, ela oferece à população feminina mamografia, prevenção do câncer de colo do útero e exame clínico das mamas. A cerimônia de inauguração acontece no dia 08, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola; do diretor Regional Sesc/Senac, Rodrigo Leite, membros da diretoria do Sistema Fecomércio e autoridades do município.

A Unidade Móvel permanecerá três meses em Horizonte instalada na Secretaria de Saúde da cidade, recebendo mulheres para a realização dos exames e para orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, e prevenção de câncer de mama e colo do útero.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. De acordo com Aline Pinheiro, gerente do Programa Saúde do Sesc, até outubro, a Instituição espera atender a população feminina da cidade com 1.500 mamografias e 2.000 exames ginecológicos do colo do útero.

O equipamento conta com uma enfermeira, um educador em saúde e um técnico de radiologia à disposição da população, recebendo as pacientes encaminhadas dos postos de saúde da cidade para realizar os exames. A cada três meses, o Sesc atende um município da Região Metropolitana.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher já percorreu quatro cidades do Interior desde 2018, onde foram realizados 13.305 exames entre mamografias, prevenção do câncer de colo do útero e exame clínico das mamas.

Do posto de saúde para o mamógrafo

Mulheres de 40 a 69 anos, que não tenham sintomas, podem realizar a mamografia. Elas devem procurar o posto de saúde onde são cadastradas para que sejam encaminhadas aos exames na Unidade móvel do Sesc.

A prevenção de câncer de colo de útero, o papanicolau, pode ser feito por mulheres jovens e adultas, na faixa etária entre 25 e 64 anos, também com encaminhamento do posto de saúde. Este rastreamento é indicado para mulheres sexualmente ativas.

De acordo com o portal cidades do IBGE, o município de Horizonte tem uma população feminina de 2.880 mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Esta parcela da população tem prioridade na realização do exame mamografia.

Os exames realizados na Unidade Sesc Saúde Mulher são analisados pela equipe médica do Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). No período de janeiro de 2018 até junho de 2019, 48 mulheres receberam diagnóstico de irregularidades nos exames e foram encaminhadas  para serviços especializados da rede de atenção oncológica.

Esta iniciativa do Sesc existe em 23 estados e auxilia as mulheres na realização destes exames de alta complexidade. Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia, em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, revela que, em 2017, o percentual de cobertura mamográfica do Sistema Único de Saúde para mulheres na faixa etária de risco foi a menor dos últimos cinco anos.

Educação em Saúde

Durante a permanência da Unidade em Horizonte, o Sesc, em parceria com a Secretaria de Saúde, municipal e estadual, também promove palestras e atividades educativas sobre a promoção à saúde da mulher, tanto no espaço externo do equipamento como na unidade básica de saúde do município.

Atividades de educação em saúde e suas abordagens  

Saúde integral da mulher Estimula a adesão de hábitos adequados com a saúde da mulher nas diferentes fases da vida.

Saúde sexual e reprodutiva

Informa sobre a prevenção ao contágio por HPV e sua correlação com o câncer do colo do útero; exame preventivo e procedimentos necessários para sua realização.

Diagnóstico precoce do câncer de mama

Alerta acerca da importância do diagnóstico precoce de sinais e sintomas e importância da realização dos exames de rastreamento.

Serviço

Inauguração da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Pacajus

Data: 8/7 (segunda-feira)

Horário: 16h

Local: Av. Presidente Castelo Branco, 3600 – Horizonte-CE

Sobre o Sesc

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

www.sesc-ce.com.br

Facebook: /sescceara

Instagram: sescce

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.