Sesc Crato promove sarau, oficina e bate papo sobre literatura em Setembro - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc Crato promove sarau, oficina e bate papo sobre literatura em Setembro

qui 29 de agosto de 2019 15:02

No mês de setembro, o Sesc Crato promove três ações do projeto Arte da Palavra. Ainda restam as últimas vagas para a oficina escrita Empoderamento Poético com a poeta Marina Mara, que começa nesta segunda-feira (02). Abertos ao público, ainda acontecem um sarau com a MC, cantora, compositora e poetisa mato-grossense Pacha Ana, no dia 13; o bate papo LiteraBruta: a intensidade das produções literárias de duas jovens autoras brasileiras, com Bruna Mitrano (RJ) e Aline Prúcoli (ES), no dia 20. A programação é gratuita.
De 02 a 06 de setembro, de 18h às 21h, Marina Mara realiza a oficina escrita Empoderamento Poético, com o propósito de instigar a criação de poesia com práticas de escrita criativa e interpretação. Há mais de uma década, ela ministra cursos, palestras, workshops e vivências pelo Brasil como o Profissão Poeta, Mulheres que Correm com os Lobos, Poesia no Palco, Poesia Ativista, Feminismo e Literatura, entre outros. Ao final da oficina cada participante apresenta sua produção poética no “Sarau de Formatura”.
Marina Mara atua na cena literária nacional desde 2006, tem 4 livros publicados e é a idealizadora do aplicativo PoemApp – O Mapa da Poesia do Brasil. Marina realizou mais de 100 projetos como Declame para Drummond, Rejunta meu Bulcão, Lounge Poético, Sarau Sanitário, Profissão Poeta, dentre outros.
Já no dia 13, é a vez do sarau com Pacha Ana. Além de cantora, pacha é MC de batalhas e slammer, e foi semifinalista na Copa Brasileira de Poesia – SlamBR 2017, realizado em São Paulo. Junto com outras mulheres, Pacha forma um núcleo de organização no Rap Feminino em Cuiabá onde promovem batalhas de rappers femininas incentivando a inserção de mulheres na cultura HipHop. Em suas letras, aborda o empoderamento da mulher, do povo preto, a espiritualidade no Axé e suas vivências diárias.
No dia 20, o Sesc Crato recebe o bate papo LiteraBruta: a intensidade das produções literárias de duas jovens autoras brasileiras, com Bruna Mitrano (RJ) e Aline Prúcoli (ES). Essa ação integra o Circuito de Autores e é voltado para promover, por meio de uma itinerância de âmbito nacional, autores de diversas categorias da literatura brasileira.
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, Aline desenvolveu tese com ênfase em literatura portuguesa contemporânea e a relação interartes. Atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes pela mesma universidade, espaço onde dá continuidade à pesquisa doutoral, dedicando se a compreender a relação entre Literatura, Fotografia e Filosofia. É autora das obras literárias pustulâncias: menina bruta (ISBN); temporária (ganhador do Prêmio SECULT-ES de Literatura de 2017); e anatomia.
Bruna Mitrano (RJ) é autora de Não (Editora Patuá, 2016), seu livro de estreia. Nasceu e vive na periferia do Rio de Janeiro. É professora da rede pública e mestre em literatura portuguesa pela UERJ. Filha de camelôs, leu o primeiro livro de poesia aos dezessete anos. Em 2010, esteve entre os vencedores Off-Flip. Publicou no jornal Plástico Bolha, nas revistas Mallamargens, Germina, Flanzine (Portugal), Tlön (Portugal), dentre outras. Teve seus textos traduzidos para o inglês no projeto Contemporary Brazilian Short Stories (Califórnia). Participou das antologias Algum vazio nesta paz fajuta (Editora Edital) e Clube da Leitura Vol. III (Editora Oito e meio).

Arte da Palavra
A fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, Arte da Palavra tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.
Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto por três eixos: os Circuitos de Autores e de Oralidades, que promovem o encontro de escritores de diferentes locais do país, com suas diversas dicções, por meio de debates e apresentações artísticas. Já o Circuito de Criação Literária promove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias.
Dentre os participantes de 2019, nomes como Luisa Geisler, Raphael Montes, Eliane Alves Cruz, Fabrício Corsalleti e Bruna Mitrano percorrerão o país. De março a dezembro serão realizados mais de 700 encontros, apresentações e oficinas. Mais informações: http://www.sesc.com.br/portal/site/ArtedaPalavra/home

Sobre o Sesc 
O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Promoção Social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo,
empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

SERVIÇO
Oficina escrita Empoderamento Poético
Data: 02 a 06/09
Horário: 18h às 21h
Local: Sesc Crato (Rua André Cartaxo, nº 443 – São Miguel)
Inscrições: https://bit.ly/2PmQLgm
Sarau com Pacha Ana
Data: 13/09
Horário: 19h
Local: Sesc Crato (Rua André Cartaxo, nº 443 – São Miguel)
Bate papo – LiteraBruta: a intensidade das produções literárias de duas jovens autoras
brasileiras, com Bruna Mitrano (RJ) e Aline Prúcoli (ES)
Data: 20/09
Horário: 18h30
Local: Curso de Letras da Urca – Crato

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.