Sesc Centro lança programação do Outubro Rosa com exposição de bordado - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc Centro lança programação do Outubro Rosa com exposição de bordado

ter 29 de setembro de 2020 10:58

As obras relatam as superações de mulheres do grupo Bordado dos Sonhos, que realizaram o tratamento do câncer de mama

 

Um convite para relaxar, cultivar o bem-estar e compartilhar experiências. Essa foi a ideia da Associação Nossa Casa ao criar um grupo de bordado, com a ajuda das Amigas Entrelinhas, para mulheres que passaram ou estão em tratamento do câncer de mama. Assim surgiu o Bordado dos Sonhos, que a partir do dia 02 de outubro apresenta a Exposição Reflorescer, no Sesc Centro, no lançamento da programação da Campanha Outubro Rosa. A mostra fica em cartaz durante todo o mês, na Área de Convivência. A visitação é gratuita e para acesso à unidade é preciso ter o cartão Sesc.

Sob a curadoria de Iara Reis, as mulheres apresentam 26 telas que relatam suas superações durante o tratamento, lançando mão de muitas cores, criatividade e descontração em linhas, tecidos e técnicas diversas. A integrante do grupo, Simone Silva, conta que quando tudo começou elas ficaram apreensivas, pois eram iniciantes na arte do bordado.

“O grupo só tinha um ano, mas em nenhum momento duvidamos que ia dar certo e nos dedicamos, cada uma com sua força de vontade. Isso, com certeza, ajuda muito. Mantém não só as mãos ocupadas, mas a mente”, relembra. Sobre a experiência durante o tratamento, ela diz que “é maravilhoso participar do Bordando Sonhos. Não tenho outra palavra. É muito bom o envolvimento com as pessoas, aqui na associação nos sentimos à vontade. Eu considero como um lazer”. Já com relação à exposição, que foi aberta ao público pela primeira vez em 2019, Simone afirma: “tivemos muito orgulho do resultado, foi um sonho realizado”.

De acordo com a gerente do Sesc Centro, Janecélia Gomes, a instituição convidou o Bordado dos Sonhos para lançar a programação do Outubro Rosa, “pois se trata de um projeto que aborda o tema por meio da arte”. “Além da Exposição Florescer, a unidade vai promover ações de Educação em Saúde durante todo o mês, adotando os protocolos de prevenção a Covid-19”, adianta.

 

Sobre a Associação Nossa Casa – É uma organização sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e municipal, fundada em 2004. Surgiu através da iniciativa e união de esforços da sociedade civil, dos funcionários e pacientes do Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO. A maioria das pessoas atendidas no CRIO é proveniente do Sistema Único de Saúde – SUS e apresentam inúmeras dificuldades socioeconômicas, além do enfrentamento da doença, o que motivou a criação da Associação. A associação acolhe pacientes em tratamento de câncer vindos do interior do Ceará e todos os serviços são ofertados gratuitamente.

 

SERVIÇO


Exposição Reflorescer

 

Data: de 02/10 a 31/10
Visitação: De segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 20h. Aos sábados, de 8h às 13h.

Local: Área de convivência do Sesc Centro (Rua 24 de maio, 692)

Entrada gratuita e mediante apresentação do cartão Sesc

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.