Rede Sesc de Ensino retoma aulas com ensino online - Sesc

Notícias Sesc CE

Rede Sesc de Ensino retoma aulas com ensino online

sex 8 de maio de 2020 16:00

A partir de segunda-feira (11), as escolas Educar Sesc, a Educação de Jovens e Adultos e o Pré-Vestibular da instituição passam a ter atividades remotas

Com a exigência de isolamento social, a vida da maioria das pessoas mudou radicalmente, exigindo de todos soluções criativas para adaptar uma série de atividades à nova realidade. Assim também tem sido para milhares de estudantes no mundo inteiro. Diante do cenário atual, instituições de ensino, professores e alunos vêm encontrando formas de levar o processo de aprendizagem da sala de aula para outros ambientes.

Seguindo essa tendência, a Rede Sesc de Ensino anuncia o retorno das aulas de todas as suas turmas no Ceará a partir da próxima segunda-feira (11), através de aulas online. Estão incluídas na decisão as seis escolas Educar Sesc no estado, que funcionam nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu, e também os núcleos do Sesc Ler, que ficam nas cidades de Aracati, Crateús, Ibiapina, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante.

A decisão foi tomada levando em consideração as necessidades dos estudantes, conforme explica o Diretor Regional do Sesc/Senac, Rodrigo Leite: “Tomamos a decisão de retomar as aulas em ambiente virtual, com todo suporte que a equipe do Sesc pode oferecer a eles e aos pais, para que nossos alunos não sejam prejudicados em seu processo de aprendizagem.
Sabemos que, quanto mais tempo longe dos estudos, maior a necessidade de reforço e isso pode atrasar o calendário escolar”. O Diretor ressalta ainda que “educação é conhecimento e oportunidade de crescimento, não podemos privar o aluno de aprender e traçar seu caminho para uma vida melhor. Essa é alternativa que dispomos neste momento, em que não vislumbramos um prazo para voltar às salas de aula”.

As escolas, que tiveram o período de férias antecipado para o mês de abril, retornam agora com atividades à distância, usando o recurso da internet para aproximar professores e alunos. A forma como as atividades serão desempenhadas vai ser variar de acordo com as idades dos alunos, adaptadas com base na turma.

Métodos e turmas

Para os alunos da Educação Infantil, as atividades propostas serão de caráter lúdico, recreativo e interativo, conforme orientações dos conselhos de educação dos órgãos públicos. Essas turmas usarão a Plataforma Digital da Rede Pitágoras e também contarão com grupos no Whatsapp em que serão enviadas atividades, videoaulas, áudios explicativos, além de funcionarem como plantão tira dúvidas.

As turmas do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) também terão grupos no Whatsapp, além de salas virtuais na Plataforma Digital de Aprendizagem da Rede Pitágoras, com aulas acontecendo em horários que serão comunicados aos pais pelo aplicativo de mensagens. Essas turmas também terão encontros semanais através de videoconferência.

Além das atividades e das interações nos grupos do Whatsapp, os alunos do Fundamental II (do 6º ao 9º ano) terão acesso ao Portal Plurall (SOMOS), onde encontrarão os livros didáticos e poderão utilizar aplicativos de estímulo à aprendizagem. Haverá ainda sala de aula virtual e acesso à Plataforma Oxford como suporte para as aulas de língua estrangeira.

Para as turmas de Educação de Jovens e Adultos, as diretrizes são para desenvolver as atividades de forma a buscar a harmonia entre a aprendizagem e a vida e o trabalho dos estudantes. Assim, o trabalho com as turmas será desenvolvido prioritariamente através de grupos no Whatsapp, onde os alunos terão contato com professores e supervisão pedagógica, além de receberem atividades, explicações e materiais de apoio.

Nos cursos de pré-vestibular do Sesc, os alunos ganharão acesso a salas de aula virtuais onde serão disponibilizados, diariamente, materiais como textos, TDs e vídeos. Além disso, eles também terão grupos no whatsapp para tirar dúvidas e envio de materiais de apoio. Essas turmas terão acesso à plataforma digital Pitágoras, com avaliações digitais, aulas virtuais, simulados, envio de vídeos e informativos com dicas de preparação para o ENEM. Os professores ainda realizarão lives com as turmas para explicação de conteúdos e direcionar as atividades.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.