Povos do Mar para crianças: mestres ensinam brincadeiras tradicionais - Sesc

Notícias Sesc CE

Povos do Mar para crianças: mestres ensinam brincadeiras tradicionais

qui 19 de setembro de 2019 10:50

Programação gratuita para o público infantil durante quatro dias no encontro de comunidades nativas do Ceará

De segunda a quinta-feira (23 a 26/9), o Encontro Sesc Povos do Mar recebe crianças e jovens para aprender brincadeiras populares, assistir apresentações de teatro de bonecos e participar de oficinas de artesanato, de música e dança. Quem ensina são mestres da cultura, xilogravurista, jangadeiros, povos indígenas e moradores de comunidades nativas do litoral do Ceará.

No dia 23, às 9h30, acontece o espetáculo do grupo de teatro de bonecos Ânima e, em seguida, “As crianças do cajueiro” apresentam suas experiências de participação no Encontro Sesc Povos do Mar ao longo dos anos. À tarde, às 14h, jovens nativos das Praias de Icapuí mostram o tradicional teatro de praia que aprenderam em suas comunidades. Nas oficinas de artesanias, os participantes aprendem com representantes das etnias Jenipapo-Kanindé e Anacé a confeccionar instrumentos musicais indígenas e filtro dos sonhos.

Às 16h, Juaci Araújo, o Mestre Piqueno da Associação Terreiro de Capoeira demonstra os batuques da dança e luta afro-brasileira. À noite, em uma roda de saberes, Mestre Mirandinha e Mestre Francisco Braga Mendes, jangadeiros experientes da Praia do Pecém, ensinam as crianças sobre orientação através dos mares, astros e luzes do continente.

Na terça-feira, 24/9, às 10h, os participantes aprendem a fazer as Calungas, marionetes do teatro de bonecos do litoral, e assistem a apresentação de mestres calungueiros de Aracati e Icapuí. Às15h 30, acontece a vivência de Passos e Danças de Maracatus e Reisados, logo após, os alunos da escola indígena Tapeba encenam a lenda do Curupira.

Os pequenos aprendem com Mestre João Pedro, de Juazeiro do Norte, a fazer xilogravuras, entalhando as imagens em isopor (isogravura), na quarta-feira (25/9), às 9h30, e logo após, os meninos e meninas da etnia Pitaguary mostram a dança ritual do toré. Às 14h, o Cortejo Bumba Peixe Boi envolve todos em atividades lúdicas de preservação ambiental.

Sobre o IX Encontro Sesc Povos do Mar

De ponta a ponta do litoral cearense, a Rede Sesc Povos do Mar encontra tradições, culinárias, danças, cantos, artesanato, convidando as comunidades praianas de 24 municípios a participar do importante projeto de socialização de práticas e saberes. A 9ª edição Encontro Sesc Povos do Mar acontece em setembro, de 22 a 26, e o 5° Encontro Sesc Herança Nativa, de 26 a 29, recebendo diariamente, na reserva ecológica do Sesc, cerca de cinco mil pessoas, entre participantes e o público visitante.
Serviço

IX Encontro Sesc Povos do Mar

Espaço Juventudes em Rede

Data: 23 a 26/9

Local: Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico (Av. José de Alencar, 150 – Caucaia)

Aberto ao público

Programação no site: https://www.sesc-ce.com.br/povos-do-mar-heranca-nativa/

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.