Outubro Rosa: Sistema Fecomércio promove diversas atividades para conscientização e prevenção do câncer de mama em Fortaleza e no Interior - Sesc

Notícias Sesc CE

Outubro Rosa: Sistema Fecomércio promove diversas atividades para conscientização e prevenção do câncer de mama em Fortaleza e no Interior

qua 2 de outubro de 2019 10:50

O câncer de mama é considerado um dos que mais acomete a população feminina no mundo e no Brasil. Em 2018, foram estimados quase 60 mil novos casos no país, segundo dados do Ministério da Saúde. Durante todo o mês de outubro, o Sistema Fecomércio adere ao Outubro Rosa e promove diversas ações para sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de oferecer serviços voltados para a saúde das mulheres.

Em Fortaleza, no dia 4 de outubro, a partir das 8h, acontece no Mercado São Sebastião um Aulão de Ritmos, proporcionando aos visitantes um momento de lazer, interação e informação sobre a importância da prática de atividades físicas e do autoexame da mama para a prevenção do câncer. A ação também conta com o Circuito Sesc Saúde, realizando aferição da pressão arterial, verificação de Índice de Massa Corporal, medição da circunferência abdominal e informando sobre as classificações de peso corporal.

A mesma programação chega ao Centro Fashion nos dias 11 e 26 de outubro, sendo dia 11 às 16h e dia 26 às 9h. As ações acontecem em parceria com o empreendimento, que é referência no comércio popular da capital alencarina, recebendo mais de 15.000 mil visitantes por dia.

Como ferramenta para os diálogos acerca da importância da autoestima no tratamento do câncer, Dia 16 de outubro às 9h será promovida no Instituto do Câncer do Ceará – ICC uma oficina de lenços e turbantes, junto às mulheres que estão em tratamento e são acompanhadas pelo ICC.

Nos dias 22 e 23 de outubro, o Sesc em parceria com o Senac, por meio da oferta de corte cabelo, recebe doações de cabelos a serem destinados à Associação Toque de Vida, organização sem fins lucrativos que ajuda pacientes do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), que lutam pela recuperação e combate ao câncer de mama. A entrega das doações ocorre no dia 29 de outubro, no espaço da Associação Toque de Vida. Também na associação, acontece um bate papo sobre qualidade de vida e resgate da autoestima com as mulheres que passaram pelo processo de mastectomisação.

As unidades do Sesc no Crato e Juazeiro do Norte também se destacam na programação do Interior levando ações educativas para o comércio, comunidades e instituições. Na unidade cratense, o destaque vai para a Tenda da Saúde com atividades do desenvolvimento comunitário, nos dias 01, 02 e 07, das 17h às 20h, no Seminário na Encosta.

A Caminhada Educativa promete mobilizar a população do Crato pelas ruas do Centro até a Praça da Sé com ações de conscientização e orientação a respeito do câncer de mama e colo do útero. Na programação, oficina de amarração de turbante e aulão de alongamento e serviços de orientações monitoradas sobre a Saúde da Mulher, com distribuição de insumos de prevenção masculinos e femininos, verificação da pressão arterial, IMC e teste de glicemia, além de atividades lúdicas educativas. O evento acontece no dia 31 de outubro, com concentração na unidade a partir das 7h30.
Em Juazeiro do Norte, a campanha ganha destaque com ações de exposição mediada, abordagem orientada, distribuição de kits de prevenção, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, rodas de conversas e aulões de ritmos em alguns pontos estratégicos da cidade, conforme a programação (ver abaixo).


Programação

Sesc Fortaleza

01/10 às 8h – Sesc Fortaleza- Abertura da Campanha na Unidade

Café com rosas – Café da manhã seguido de roda de conversa sobre o papel da alimentação durante o tratamento do câncer.

01/10 às 10h – Sesc Fortaleza – Saúde e autoestima

Oferta de serviços de saúde e estética

01/10 às 17h30 às 20h – Sesc Fortaleza/Estacionamento – Aula show com orientação sobre a forma correta de autoexame da mama.

02/10 às 9h – Fecomércio – Abertura da Campanha na Fecomércio

Roda de Conversa: Dra. Marlea Nobre

Câncer de mama: Autocuidado e prevenção do câncer de mama

Exposição mediada: Autoexame da mama como forma de prevenção

03/10 – 14h – 14h30 e 16h – 16h30 – Sesc Fortaleza – Roda de conversa:

A importância das consultas para o rastreamento na prevenção do câncer

04/10 – 8h – Mercado São Sebastião – Aulão de Ritmos e orientação sobre a forma correta do autoexame da mama

Circuito Sesc Saúde

Aferição da pressão arterial, Índice de Massa Corporal, Medição da Circunferência Abdominal e retorno sobre as classificações de peso corporal.

09/10 – 6h às 21h – Sesc Fortaleza – Aulas de Hidroginástica: Mostrar a importância da atividade física para prevenção câncer de mama. Entrega de laços rosa.

11/10 – 16h – Aulão de Ritmos – Centro Fashion e orientação sobre a forma correta do autoexame da mama

Circuito Sesc Saúde

Aferição da pressão arterial, Índice de Massa Corporal, Medição da Circunferência Abdominal e retorno sobre as classificações de peso corporal.

15/10 – Às 10h e 13h – Sesc Fortaleza – Blitz Rosa

Orientação e autoexame da mama

16/10 às 13h30 – Instituto do Câncer do Ceará – ICC

Oficina de lenços e turbantes como ferramenta de diálogos acerca da vida social durante o tratamento do câncer de mama.

16/10 – 17h, 18h e 19h – Aulão de Aerobike – Sesc Fortaleza – Mostrar a importância da atividade física para prevenção câncer de mama

17/10 – 14h – 14h30 e 16h – 16h30 – Roda de conversa:

A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer. – Sesc Fortaleza

18/10 – 9h – Fecomércio – Vídeo debate: Exercite a prevenção

Jogos Lúdicos: Saúde e prevenção

19/10 – 14h às 14h30 e 16h às 16h30 – Sesc Fortaleza – Roda de conversa:

A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer

22 e 23/10 – Sesc Fortaleza – Serviço de corte e captação de cabelos

22/10 – 14h – 14h30 e 16h – 16h30 – Sesc Fortaleza – Roda de conversa:

A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer.

22/10 – 18h às 18h50 – Aulão de Yoga – Sesc Fortaleza – Mostrar a importância da atividade física para prevenção câncer de mama.

23/10 – Manhã: 6h e 7h/Tarde: 12h/Tarde/Noite: 17h às 20h – Sesc Fortaleza – Aulão de Ginástica – Mostrar a importância da atividade física para prevenção câncer de mama.

24/10 às 15h – Guerreiras do ICC Roda de Conversa

Oficina de automaquiagem como ferramenta de diálogos sobre autoestima. Após a oficina será promovida uma aula de dança.

24/10 – 14h – 14h30 e 16h – 16h30 – Sesc Fortaleza – Roda de conversa:

A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer.

25/10 – Ginástica Laboral: DFE (Departamento Físico e Esportivo) – Sesc Fortaleza

Blitz Rosa

Orientação e autoexame da mama

26/10 – 9h – Aulão de Ritmos – Centro Fashion e orientação sobre a forma correta do autoexame da mama

Circuito Sesc Saúde

Aferição da pressão arterial, Índice de Massa Corporal, Medição da Circunferência Abdominal e retorno sobre as classificações de peso corporal.

26/10 – 14h – 14h30 e 16h – 16h30 – Sesc Fortaleza – Roda de conversa:

A importância da prática de atividade física como ação preventiva para Doenças Crônicas Não Transmissíveis como o Câncer.

29/10 – 15h – Associação Toque de Vida – Chá com rosas – Roda de conversa motivacional – Entrega dos cabelos coletados com o objetivo de confeccionar perucas para as mulheres que estão em tratamento do câncer de mama.

 

Senac Centro

07/10 – 14h – 16h – Auditório Desfile e roda de conversa com mulheres que venceram o câncer de mama “A autoestima que nos torna vencedoras”

09/10 – noite – Sala 304 – C – Atendimento estética – revitalização facial

10/10 – manhã – Tenda Atendimento aferição de pressão e verificação IMC – Ação realizada pelos alunos da manhã

Tarde – Orientações em saúde sobre o câncer de mama – Ação realizada pelos alunos da tarde

16/10 – noite – Tenda Ações de controle ao câncer de mama – Ação realizada pelos alunos da noite

17/10 – 18h:30 – 20h:30 – Auditório Palestra “Estética corporal e orientação ao câncer de mama”

21/10 – 9h:30 – 11h:30 – Auditório – Roda de conversa com Adriana e Ana Lúcia (aguardando definição do tema pelas instrutoras)

23/10 – 18h:30 – 20h:30 – Auditório Palestra “Detecção precoce do câncer de mama”

24/10 – 14h – 16h – Auditório Palestra “Repilação do couro cabeludo e sobrancelha após a quimioterapia”

30/10 – Tarde – Tenda Ação Terapia do riso e câncer de mama – Apresentação PI turma Enfermagem

31/10 – 14h – 16h – auditório – Palestra “Musicoterapia na massagem relaxante”

 

Sesc Crato

1 a 31/10 – Entrega de laços rosa em todos os setores. Ação educativa com trabalhadores Sesc Crato. Exposição monitorada, entrega de brindes e material educativo durante as atividades.

1, 2 a 7/10 – Tenda da Saúde e ações do Desenvolvimento comunitário no Bairro Seminário na Encosta do Seminário.

Horário: 17h às 20h.

8 a 30/10 – Palestras, Roda de conversa, Oficina de Turbante e Oficina de Tiara Rosa – Prevenção do câncer de mama nas Lojas do Comércio Local, Escolas Públicas e Comunidade em Geral.

Palestra Educativa: Grupo do Trabalho Social com Idosos – TSI Espaço Convivência Assistência

Horário: 15h.

31/10 – Caminhada Educativa

Concentração: 7h30 na Unidade Crato do Sesc, com oficina de amarração de turbante e aulão de alongamento.

Destino: Praça da Sé, onde ocorrerá uma ação Cidadania, com os serviços de orientações monitoradas sobre a Saúde da Mulher, com distribuição de insumos de prevenção masculinos, femininos e lubrificantes, verificação da pressão arterial, IMC e teste de glicemia, atividades lúdicas educativas, massagem relaxante, embelezamento de unhas. Atividade em parceria com o Senac Cariri.

 

Sesc Juazeiro do Norte

08/10 – 09h Centro comercial de Juazeiro do Norte (Rua São Pedro) Abordagem orientada com distribuição de Kits de prevenção.

09/10 – 15h Cras Timbaúbas – Juazeiro do Norte – Roda de conversa

10/10 – 09h – Penaforte palestra

11/10 – 08h Sesc Unidade Juazeiro (Cantina) – Exposição mediada, abordagem orientada, distribuição de kits de prevenção, testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

11/10 – 09h – Cras Timbaúbas – roda de conversa

15/10 – 16h – Empresa Três Corações – Barbalha Palestra sobre a temática, aferição de PA e distribuição de kits de prevenção.

17/10 – 09h – SEDEST – Juazeiro do Norte – Exposição mediada, abordagem orientada, distribuição de kits de prevenção, testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

18/10 – 17h – Terreiro Mestra Margarida – Sesc Unidade Juazeiro Exposição mediada, abordagem orientada, distribuição de kits de prevenção, testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

20/10 – 05h – Largo da Matriz CIRCUITO SESC DE CORRIDAS – Juazeiro do Norte Tenda da Saúde especial Outubro Rosa

21/10 – 08h – Vapt Vupt – Juazeiro do Norte Exposição mediada e abordagem orientada

22/10 – 09h – Atacadão – palestra

23/10 – 08h às 10h30 Praça Pe. Cícero – Juazeiro do Norte – Exposição mediada, abordagem orientada, distribuição de kits de prevenção, testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

25/10 – 16h30 às 19h – Praça do Giradouro (Ação Social do Hospital Sto. Antônio) – Juazeiro do Norte Exposição mediada, abordagem Exposição mediada, abordagem orientada, distribuição de kits de prevenção, testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

26/10 – Horário a definir Arajara Park – Barbalha – Tenda da Saúde especial Outubro Rosa

28/10 – 16h – Sala de convivência – Sesc Unidade Juazeiro Palestra sobre Sexualidade com a Dra. Kamila Granjeiro. Uma vez por Semana Sesc Unidade Juazeiro Aulões de Ginástica.

26/10 – Ruas de Juazeiro Caminhada em parceria com a FAC-Filhos Amados do Céu.

21/10 – 16h – Sala de convivência – Sesc Unidade Juazeiro – Baile Retrô Rosa
Sesc e Senac Sobral

01/10 – PERFORMANCE POÉTICA:

Blitz educativa, através da recitação de cordel temático, direcionada aos colaboradores e terceirizados Sesc e Senac, chamando a atenção para a campanha Outubro rosa. Nesta ocasião serão distribuídos laços rosas;

11/10 – DANÇA DO AUTOCONHECIMENTO:

Atividade realizada em parceria com Programa Cultura, voltada para mulheres e objetiva a conscientização da importância do autoexame como ferramenta de prevenção;

16/10 – FUTEBOL ROSA:

Intervenção no campo do Clube do Sesc com o objetivo de conscientizar o homem da sua corresponsabilidade na saúde da mulher;

18/10 – RODA DE CONVERSA:

Diálogo com a enfermeira Gabriela Sampaio, supervisora do Programa Saúde do Sesc Sobral, sobre as formas de prevenção do câncer de mama;

25/10 – CINE ROSA:

Exibição de filme com a temática em questão a fim de sensibilizar os participantes a respeito da prevenção contra o câncer de mama. Na ocasião será distribuído pipoca colorida na cor rosa no intuito de enfatizar o conteúdo trabalhado;

25/10 – UM FLASH E UM SORRISO:

Parceria com o curso de fotografia do Senac Sobral que tem como objetivo trabalhar a autoestima dos participantes através da fotografia. Na ocasião os modelos irão posar com look e acessórios rosa.

28/10 – OFICINA DE TURBANTES:

Atividade realizada em parceria com o Programa Assistência do Sesc Sobral, que objetiva difundir a técnica do acessório como auxílio da autoestima da mulher em tratamento do câncer de mama.

SEXTA ATIVA: durante todo o mês, colaboradores, terceirizados e clientes do Sesc e Senac Sobral a usarem vestimentas na cor rosa em alusão a campanha.

LEITURA ROSA (durante todo o mês da biblioteca do Senac Sobral);

Mostra de livros que abordam a temática em questão.


Sesc Iguatu

Dia 01/10 – Abertura da Campanha Outubro Rosa na unidade Operacional – Exposição mediada /panfletagem e distribuição de lacinhos – período tarde.

Dia 02/10 – Palestra no município de Icó para as mães da Pastoral da Criança – período manhã.

Dia 04/10 – Exposição mediada /panfletagem e distribuição de lacinhos na empresa Dakota – período tarde.

Dia 08/10 – Palestra Prevenção ao Câncer de mama na Unidade Operacional – período noite.

Dia 10/10 – Palestra Prevenção ao Câncer de mama na associação de Moradores do bairro Vila Centenário Iguatu – período tarde.

Dia 11/10 – Exposição Mediada no Abrigo metálico no centro comercial de Iguatu – período manhã.

Dia 14/10 – Palestra não CRAS IV no bairro João Paulo Iguatu – período tarde.

Dia 16/10 – Roda de conversa, exposição mediada com mães da Pastoral da criança no Bairro Vila Neuma – Iguatu – manhã.

Dia 25/10 – Exposição mediada e Roda de conversa na Escola Profissionalizante Rita Matos Luna na cidade de Jucás – período manhã.


Sesc Iparana

01 a 31/10 – Com ação de conscientização e orientações para prevenção e promoção da saúde além de entrega de material educativo (folders) e laço rosa.

Local: Entrada do restaurante do hotel

Horário: 8h às 9h40

Local: Entrada do Clube

Horário: 10h às 13h
Foto: Júnior Panela

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.