Nova edição de Projetos Comunitários é lançada em 2020 - Sesc

Notícias Sesc CE

Nova edição de Projetos Comunitários é lançada em 2020

seg 27 de janeiro de 2020 10:34

Editais definem os critérios para a escolha da instituição campeã e sua suplente

Estão abertas as inscrições para a seleção de instituições que irão ser contempladas pelos projetos comunitários desenvolvidos pelo Sesc durante o ano de 2020. Ao todo, são cinco projetos: Amarelinha: Ludicidade e Cidadania; Ancestralidade: Promovendo Igualdade Racial nas Comunidades; Mãos que Costuram Vidas; Olhares Comunitários e Pensando Verde. Os projetos fazem parte do Programa Social Assistência e do Núcleo do Desenvolvimento Comunitário da Unidade Sesc Fortaleza e o período de inscrição segue até o dia 10 de fevereiro de 2020.

Para participar é necessário encaminhar ofício[1] e toda a documentação descrita no edital, manifestando o interesse em participar do processo seletivo. O ofício deverá ser enviado à Coordenação de Documentação, por meio do endereço: Rua Pereira Filgueiras, 1070, Centro – 9º andar / CDOC; CEP 60160-194 ou através do e-mail protocolo@sesc-ce.com.br, devendo ser solicitado o número de protocolo de recebimento.

Entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 2020 serão realizadas as visitas técnicas nas instituições e, no dia 21 de fevereiro, a Comissão Técnica fará a avaliação geral das instituições participantes, devendo ser escolhida 1 (uma) instituição social para acolher o núcleo de cada projeto durante o ano de 2020 e 1 (uma) classificada como suplente, de acordo com critérios objetivos previstos em edital.

Ressalta-se que a parceria entre o Sesc e o estabelecimento selecionado não contempla repasse financeiro, pois o objetivo dos projetos é a realização de atividades socioeducativas para fortalecimento dos vínculos comunitários, colocando os integrantes da própria comunidade como protagonistas das ações a serem desenvolvidas em prol da população local.

As atividades realizadas em cada núcleo envolvem rodas de conversa, oficinas temáticas, integrações sociais e comunitárias, apresentação de vídeos, debates, vivências lúdicas e sensoriais, reuniões, gincanas, exposições, entre outras.

Confira, a seguir, os critérios de classificação e a lista da documentação necessária para participar de cada seleção nos editais.

Projetos e Editais

Projeto Amarelinha: Ludicidade e Cidadania – Busca contribuir para a difusão dos direitos e deveres estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de forma a sensibilizar a comunidade em geral para a importância desse tema, objetivando garantir a construção de uma sociedade mais justa. (Confira o Edital)
Projeto Ancestralidades: Promovendo Igualdade Racial nas Comunidades – Tem como objetivo contribuir para o reconhecimento das identidades, expressões lúdicas e ancestralidades da população negra. Para tanto, é realizado processo seletivo junto a instituições que manifestem interesse de valorizar as ancestralidades dos povos afrodiaspóricos, que possam possibilitar ações que promovam o empoderamento das juventudes em relação às suas identidades para fortalecer os vínculos comunitários por meio de expressões lúdicas afrodescendentes, bem como, atendam aos critérios e prazos descritos no instrumento convocatório. (Confira o Edital)
Projeto Mãos que Costuram Vidas – Procura contribuir para o empoderamento político-social das mulheres, assim como, para o exercício da cidadania e consequentemente para o fortalecimento de vínculos comunitários intergeracionais, utilizando como ferramenta de reflexão acerca das relações de gênero, a confecção da boneca de pano. (Confira o Edital)
Projeto Sesc Olhares Comunitários – Visa colaborar para o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade social, promovendo discussões acerca dos direitos sociais, práticas socioambientais e iniciativas relacionadas à geração de renda, contribuindo para o fortalecimento de vínculos comunitários e para o protagonismo social, por meio de oficinas, encontros e reuniões. (Confira o Edital)
Projeto Sesc Pensando Verde – Tem como objetivo fomentar atividades que promovam a difusão das discussões socioambientais, incentivando a organização comunitária em torno das práticas sustentáveis, por meio da aplicação dos conceitos e técnicas da Agroecologia Urbana e Educação Ambiental. (Confira o Edital)

Serviço:

Editais abertos para seleções de núcleos de projetos comunitários em 2020

Local: Unidade Sesc Fortaleza (Rua Gal. Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

Informações: (85) 3452-9081 / 3452-9082/ 3452-9094

*O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, e os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

[1] O ofício deve estar em papel timbrado da instituição solicitante, com signatário identificado com nome completo e cargo, assinado, com data atualizada e, por fim, endereçado ao Diretor Regional do Sesc, o Sr. Rodrigo Leite Rebouças.

www.sesc-ce.com.br

Facebook: /sescceara

Instagram: sescce

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.