Memórias do autor Lima Barreto são encenadas no Teatro São José - Sesc

Notícias Sesc CE

Memórias do autor Lima Barreto são encenadas no Teatro São José

seg 15 de abril de 2019 10:51

Monólogo faz parte do Circuito Palco Giratório Sesc 2019

Dentro do circuito Palco Giratório Sesc, que realiza em Fortaleza temporada de espetáculos gratuitos de artes cênicas, acontece na próxima segunda-feira 15/4, o monólogo Traga-Me a Cabeça de Lima Barreto. Às 19h, o elenco do coletivo carioca Cia. Dos Comuns apresenta o espetáculo no Teatro São José.

Sucesso de crítica e público, a montagem é interpretada pelo ator baiano Hilton Cobra, mais conhecido como Cobrinha. A peça foi escrita por Luiz Marfuz e dirigida por Fernanda Júlia e é inspirada nas memórias do escritor e jornalista negro nascido no subúrbio do Rio de Janeiro em 1881.

Diário Íntimo e Cemitério dos Vivos são as obras adaptadas na peça.O primeiro, publicado em 1953, é um registro do preconceito racial e a exclusão da população negra, o segundo é um diário escrito no período em que Lima Barreto foi internado no hospício da Praia Vermelha, em 1914, devido ao alcoolismo.

A política eugenista (movimento segregacionista do final do século XIX), fundada na teoria do darwnismo social, pretendia o embranquecimento do povo brasileiro. Em Traga-Me a Cabeça de Lima Barreto, o enredo parte do momento da morte do escritor, quando eugenistas exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias – romances, crônicas, contos, ensaios e outros alfarrábios – se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?”.

A partir desse embate com os eugenistas, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas.

Confira o Palco

A temporada do circuito Palco Giratório em Fortaleza segue até o dia 24 de abril. As próximas atrações do Palco Giratório Sesc acontecem dia 18/4 na Praça Luiza Távora com o espetáculo Da Silva, El Hijo de las Americas da Cia. Dona Zefinha (CE).

No sábado 20/4, espetáculo sensorial para bebês “Voa”, do Coletivo Antônia (DF) inspirado na obra “A Menina e o Pássaro Encantado”, de Rubem Alves, é realizado no Theatro José de Alencar e no dia seguinte 21/4 na Casa Absurda.

Na terça-feira (23/4), às 16h, o espetáculo “Naquele Bairro Encantado” surpreende o público pelas ruas do bairro José Walter, no entorno do Polo de lazer. E na quinta-feira 24/4, o encerramento do circuito acontece com o Coletivo Manada que apresenta peça sobre a santa popular da cidade de Várzea Alegre, Maria Bil, no Cuca da Barra do Ceará

Veja programação completa no site do Sesc: http://www.sesc-ce.com.br/noticias/temporada-de-espetaculos-gratuitos-chega-fortaleza-com-o-circuito-sesc-palco-giratorio/
Sobre o Palco Giratório

O Palco Giratório existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes, intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros.

Desde o início o Circuito já levou 9.526 apresentações em todo o País, muitos desses espetáculos dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões brasileiras.

Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.

Serviço

22ª edição do Circuito Sesc Palco Giratório
Data: 3 a 24 de abril
Ações: espetáculos e oficinas de artes cênicas
Mais informações: http://sesc.com.br/portal/site/PalcoGiratorio/2018/Espetaculos/
Acesso gratuito com doação de 2 kg de alimentos

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.