Mel Duarte é a convidada de novembro para o Bazar das Letras - Sesc

Notícias Sesc CE

Mel Duarte é a convidada de novembro para o Bazar das Letras

sex 27 de novembro de 2020 17:01

A escritora traz para o projeto do Sesc a oportunidade de debater sobre poesia, slam e feminismos

 

No mês que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, o projeto Bazar das Letras do Sesc convida a poeta, escritora e slammer Mel Duarte para compor a programação excepcional deste mês, dentro da ação Conversa com o Escritor. O evento é uma oportunidade de saber mais sobre as obras da escritora que reafirma a importância da interseccionalidade na arte e a urgência de se debater a condição da mulher negra no País. A transmissão acontece no dia 30, pelo Instagram Sesc Ceará, a partir das 18 horas.

Mel Duarte é produtora cultural e atua com literatura desde 2006. Ela integra a coletiva Slam das Minas SP, batalha de poesias autorais voltada ao gênero feminino, grupo que a projetou também internacionalmente em países da África e da Europa. Publicou os livros “Fragmentos Dispersos” (2013), “Negra Nua Crua” (2016, editora Ijumaa) traduzido para o espanhol “Negra Desnuda Cruda” (2018, ediciones ambulantes, Madrid, ES) e “Querem nos calar: Poemas para serem lidos em voz alta” (2019, Editora Planeta). Em 2020 Mel se prepara para lançar seu sétimo livro “Colmeia” pela editora Philos.

Em 2016, Mel foi destaque no sarau de abertura da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e foi a primeira mulher a vencer o Rio Poetry Slam (campeonato internacional de poesia). Em 2017 foi convidada a representar a literatura brasileira no Festilab Taag, em Luanda, Angola e em 2019 foi a primeira poeta negra brasileira a lançar um disco de poesia falada “Mormaço – Entre outras formas de calor”, explorando o formato de spoken word. A proposta do projeto é apresentar outro lugar do trabalho de Mel Duarte, que chega agora mais versátil, alcançando o público através da oralidade, mas, desta vez, mesclando música e poesia.

Com esse currículo, a obra poética e artística de Mel Duarte reitera sua relevância não só para a Literatura, mas também para a sociedade brasileira, contribuindo para debater a condição da mulher negra no Brasil e os caminhos outros possíveis de se trilhar contra o racismo e o machismo estruturantes da nossa sociedade.

 

Sobre o Bazar das Letras

 

É uma ação de formação e fruição literária realizado pelo Sesc e tem como objetivo primordial promover ações de Literatura, primando pela troca de saberes entre escritores e públicos. Além disso, procura viabilizar o debate de temas relevantes à sociedade, através de bate-papo com escritores, dentro de uma programação diferenciada.

 O projeto Bazar das Letras contribui para a dinâmica do cenário cultural na cidade de Fortaleza e em outras cidades do País, buscando despertar o interesse pelo significado da literatura e promover intercâmbios entre escritores e públicos, no intuito de descentralizar o acesso à cultura nos âmbitos da escrita, da literatura, do livro e das bibliotecas.

 

Serviço:

Bazar das Letras: Conversa com a escritora Mel Duarte

Data: 30 de novembro

Horário: 18h

Transmissão: Instagram Sesc Ceará @sescce

Informações: (85) 3270-5400 / 3452-9090 

 

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.