Marcelo Rosenbaum visita o Cariri durante I Seminário Internacional de Patrimônio Mundial da Chapada do Araripe - Sesc

Notícias Sesc CE

Marcelo Rosenbaum visita o Cariri durante I Seminário Internacional de Patrimônio Mundial da Chapada do Araripe

qua 7 de agosto de 2019 10:00

Na palestra “ Chapada: da Cultura ao Design Essencial”, Rosenbaum apresenta o conceito de seu projeto de impacto social.

Na próxima quinta-feira 8/8, a convite do Sesc, Senac e Fundação Casa Grande, o designer paulista Marcelo Rosenbaum participa do “Diálogos entre Territórios”, um dos momentos do Seminário Internacional de Patrimônio Mundial da Chapada do Araripe. O encontro reúne pesquisadores e gestores culturais para elaboração um dossiê sobre a Chapada do Araripe a ser apresentado à Unesco para o reconhecimento da cultura e bioma como Patrimônio da Humanidade.

Ao lado de Marcilene Barbosa, representante do Povoado de Várzea Queimada, Rosenbaum apresenta seu conceito de Design Essencial na palestra “da Chapada: Da Cultura ao Design Essencial”, às 16h, no Senac Crato.

Ele representa o Instituto A Gente Transforma, projeto de impacto social por meio do Design, definido como movimento de valorização do ser humano e seus saberes ancestrais. A iniciativa é vinculada ao seu escritório, no qual aplica o método de Design Essencial, traduzido na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar os seus valores e saberes essenciais.

O A Gente Transforma já atuou em comunidades rurais do Brasil e Peru com a proposta de conectar-se com o com as histórias do lugar revelando os conhecimentos escondidos na memória do cotidiano, nos símbolos, artesanato, casas e artes tradicionais.

Um desses lugares é Várzea Queimada, povoado de 900 pessoas no sertão do Piauí, onde vive Marcilene e cuja ancestralidade está registrada no livro e documentário e site “Várzea Queimada. Espírito, Matéria e Inspiração”

Serviço
I Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe
Diálogos entre Territórios – “ Chapada: da Cultura ao Design Essencial”
Participações: Marcelo Rosenbaum e Marcilene Barbosa
Data: 8 de agosto
Horário: 16h
Local: Senac Crato (Praça da Sé, 596 – Centro – Crato)
Informações: www.araripepatrimonio.com.br

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.