Inscrições abertas para EJA na Educar Sesc de Fortaleza e mais oito cidades do Ceará - Sesc

Notícias Sesc CE

Inscrições abertas para EJA na Educar Sesc de Fortaleza e mais oito cidades do Ceará

sex 15 de janeiro de 2021 11:59

Projeto oferece oportunidade para jovens e adultos concluírem seus estudos, a partir de um ensino de qualidade e totalmente gratuito   

   

De 18 a 29 de janeiro, os interessados em retomar os estudos poderão se inscrever para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em algumas Unidades da rede Escolar do Sesc Ceará. Trata-se de uma oportunidade única e gratuita para homens e mulheres que desejam ampliar sua escolaridade e adquirir novos conhecimentos. Para 2021, serão ofertadas vagas para as turmas destinadas ao ensino fundamental e ensino médio em Fortaleza e Região Metropolitana, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Ibiapina, Iguatu, Sobral, Quixeramobim, Crateús e Aracati, de acordo com a capacidade de oferta de cada Unidade.     

   

Os cursos serão destinados para trabalhadores do Comércio ou seus dependentes e alunos matriculados ou egressos da Rede Pública de Ensino, com renda familiar de até três salários mínimos. As vagas disponíveis são para o Ensino fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental Anos Finais (6º e 9º ano) e Ensino Médio (1º e 2º ano). A idade inicial para a matrícula nos cursos de EJA é a partir de 15 anos para o Ensino Fundamental e a partir de 18 anos para o Ensino Médio, conforme previsto na LDB. Para participar, os interessados devem comparecer às unidades ofertantes Educar Sesc e Sesc Ler nas respectivas cidades, das 8h às 17h, com cópias de RG, CPF e comprovante de endereço do candidato e de seus responsáveis, caso seja menor de idade. 

   

Além disso, é necessário apresentar duas fotos 3×4, declaração de conclusão anterior com resultado final, histórico escolar e a carteira do Sesc, em caso de ser trabalhador do comércio ou dependente. Também é necessário levar comprovante de renda atual. Com início programado para o dia 18 de janeiro de 2021, as aulas irão acontecer de acordo com os protocolos permitidos para cada Município e o ensino poderá ocorrer de forma remota e/ ou híbrida. As vagas são limitadas.   

   

Nunca é tarde para (re)começar    

   

Há muitas razões pelas quais os brasileiros abandonam as salas de aula e, consequentemente, não concluem seus estudos. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em julho de 2020, um dos principais motivos para a evasão escolar é a necessidade de trabalhar. Essa foi a resposta dada por 39,1% dos entrevistados em um levantamento realizado no segundo trimestre de 2019. Além disso, ainda segundo o IBGE, 20,2% dos brasileiros com idade entre 14 e 29 anos não completaram o ensino médio.     

   

Esse foi o caso de Nágila Alves, auxiliar de serviços gerais, que parou de estudar aos 13 anos quando saiu de Catunda, Ceará, para trabalhar em Fortaleza. Nessa época, ela sabia escrever apenas o básico. Ler um livro, por exemplo, era bem difícil. No entanto, cerca de 10 anos depois, percebendo que precisava retornar às salas de aula decidiu entrar na EJA. A motivação veio após o nascimento da filha, que atualmente tem seis anos de idade. “Eu vi que tinha que dar o exemplo para ela”, revela.   

   

O começo não foi fácil, uma vez que Nágila, que atualmente tem 29 anos, estudava e trabalhava ao mesmo tempo, além dos cuidados com a filha pequena. Mas, com auxílio dos professores e toda a equipe da EJA, conseguiu seguir adiante. “O bom da Escola Educar Sesc é que eles se esforçam e realmente se preocupam com todos os alunos. Eles sempre entram em contato quando você falta uma aula, por exemplo, sempre incentivam, colocam a gente para cima. Minha professora costumava dizer que eu era um exemplo, que eu tinha uma história e isso me motivou bastante”, destaca.    

   

Não por acaso, Nágila Alves faz questão de afirmar que, graças à EJA, conseguiu realizar o seu maior sonho: entrar na faculdade. Hoje, ela é uma orgulhosa e dedicada aluna do curso de Radiologia.       

   

Serviço   

 

Inscrições para turmas EJA do Sesc   

 

Período: 18 a 29 de janeiro de 2020   

Horário: 8h às 17h   

Local: em Fortaleza, as inscrições podem ser feitas na Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental (Av. João Pessoa, 5920), em Iguatu, na Educar Sesc de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Rua 13 de Maio, 1130), e nas demais cidades, nas unidades do Sesc Ler de Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Ibiapina, Quixeramobim, Crateús e Aracati.  

  

Informações:    

 

Fortaleza: (85) 32920100   

Itapipoca: (88) 999068845   

São Gonçalo do Amarante: (85) 33154462   

Ibiapina: (88) 36531990   

Iguatu: (88) 35811130   

Sobral: (88) 36110827 

Quixeramobim: (88) 999699807   

Crateús: (88) 36918000   

Aracati: (88) 99932-0334 | (88) 99648-2887 

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.