Exposição de bonecas de pano exalta personalidades históricas femininas - Sesc

Notícias Sesc CE

Exposição de bonecas de pano exalta personalidades históricas femininas

ter 6 de agosto de 2019 13:40

Criadas no projeto Mãos que Costuram Vidas, as bonecas retratam figuras como Rachel de Queiroz, Malala e Bárbara de Alencar.

Tecidos, linhas, moldes e muita força feminina. Esses são alguns dos ingredientes que resultaram na exposição de bonecas de pano Personalidades Femininas, que acontece nesta sexta-feira (09), das 8h às 18h, no Sesc Fortaleza. As bonecas foram confeccionadas na edição mais recente do projeto Mãos que Costuram Vidas, que mistura técnicas para confeccionar os brinquedos com debates sobre importantes temas que envolvem a vida das mulheres, como questões sobre gênero, autoestima e violência doméstica.

A exposição mostra peças confeccionadas entre os meses de março e junho, com integrantes do Grupo de Mulheres Francisca Clotilde, do Instituto Doutor Rocha Lima. Esta edição do projeto foi feita com uma temática especial, com conversas que giraram em torno das histórias de mulheres que ganharam destaque por suas conquistas e lutas pessoais, resultando em bonecas que representam essas personalidades. Entre aquelas que ganharam versões de pano estão a escritora cearense Raquel de Queiroz, a revolucionária Bárbara de Alencar, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai e a ativista cearense Maria da Penha.

Os encontros tiveram a participação de cerca de 30 mulheres e resultaram em mais de 150 bonecas, que estarão na exposição aberta ao público. De acordo com Márcia da Silva, analista assistencial do Sesc responsável pelo projeto, as discussões colaboraram para incentivar as integrantes do grupo a buscarem novos desafios: “trabalhamos também o empoderamento feminino. Ao ver as histórias dessas mulheres, as participantes relataram que se sentiram também mais confiantes para ir atrás de suas próprias conquistas”.

Márcia também chama atenção para o incentivo do projeto à capacitação das mulheres. Segundo ela, “a maioria das mulheres que integram o projeto não têm renda própria, ou tem uma situação financeira difícil. Por isso, também trabalhamos para capacitá-las a gerar renda através das bonecas de pano”, explica.

Além da exposição, o Sesc Fortaleza terá, pela manhã, uma roda de conversa com o pesquisador Gylmar Chaves, que há vários anos se dedica a conhecer mais sobre a vida de Bárbara de Alencar. Na parte da tarde, as mulheres que participaram do projeto se unem ao público para assistir às apresentações da atriz Paula Iemanjá sobre as personalidades femininas e finalizando com show do grupo musical Cia. Bate Palmas.

Final

Local: Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

Data: 09/08 (sexta-feira)

Horário: das 9h às 18h

Entrada gratuita

Mais informações: (85) 3462.6350

Sobre o Sesc

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Promoção Social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

 

www.sesc-ce.com.br

Facebook: /sescceara

Twitter: @sesc_ce

Instagram: sescce

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.