Espetáculo infantil cria acessibilidade com audiodança - Sesc

Notícias Sesc CE

Espetáculo infantil cria acessibilidade com audiodança

sex 3 de maio de 2019 14:28

Espetáculo TANDAN!  e oficina Dançando no Escuro acontecem nesta segunda feira (6/5) na unidade do Sesc em Fortaleza  

A criação do espetáculo infantil TANDAN! partiu de uma inquietação nos bailarinos da Cia. Etc: como sentir dança sem a visão?  O resultado é uma imersão para cada criança da plateia ter o contato corporal com os artistas, com os estímulos táteis, a instalação sonora e os dispositivos no cenário e figurinos.

Sem o uso da visão, a interação faz com que todos os sentidos sejam ativados para ampliar a percepção do espetáculo de dança. A Cia. Etc. é um coletivo de arte contemporânea surgido em Pernambuco há 18 anos e investiga as diversas configurações da dança, como espetáculos, intervenções urbanas, videodanças e audiodanças.

TANDAN! é o primeiro espetáculo infantil do grupo e passou por um longo processo de criação, iniciado em 2014, a partir da pesquisa “Audiodança: A Ventura do Corpo no Som que Dança”.  O primeiro esboço do espetáculo veio de instalação sonora realizada no Instituto de Cegos em Recife e teve grande receptividade do público infantil.
Em seu blog ciaetc.com.br, os artistas explicam a motivação no  “desafio de criar um espetáculo de dança que encarasse a questão da acessibilidade do espetáculo às pessoas com deficiência visual como um estímulo criativo”.
No elenco atual estão as bailarinas Elis Costa, Iara Campos e os baialrinos Filipe Marcena e Marcelo Sena, que também faz a direção e trilha sonora.

TANDAN! tem inspiração nas obras de Hélio Oiticica e Lygia Clark, com suas provocações de apreciação sensorial ampliada da arte.  O espetáculo foi ganhador do prêmios: Fomento às Artes Cênicas do Recife 2014/2015 e o Funarte de Dança Klauss Vianna 2015.

 

Em Fortaleza 
Na próxima segunda-feira 6/5, o espetáculo TANDAN! acontece  na Unidade Fortaleza do Sesc em dois horários: das  9h às 11h e de 14h às 16h. A apresentação faz parte do Circuito Palco Giratório Sesc 2019 e traz também a oficina “Dançando no Escuro”, das 18h às 22h, na qual a Cia. Etc.  investiga o jogo e o lúdico sem o uso da visão e a partir das experiências corporais.

Serviço
6/5
TANDAN!  Cia. Etc. (PE)
Classificação etária: Crianças de 5 a 9 anos.
Local: Unidade Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz,1740, centro)
Horários: 9h e 14h
Entrada: 2kg de alimento doados ao Projeto Mesa Brasil

Oficina: Dançando no Escuro, com a Cia. Etc. (Tandan) – PE
Público-alvo: público geral, preferencialmente pessoas com deficiência visual
Carga horária: 6 horas
Número máximo de participantes: 15 pessoas
Local: Unidade Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz,1740, centro)
Horário: 18h às 22h

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.