Biografia, terror, drama e questões raciais são destaques da programação cultural do Sesc no Cariri - Sesc

Notícias Sesc CE

Biografia, terror, drama e questões raciais são destaques da programação cultural do Sesc no Cariri

sex 4 de outubro de 2019 14:15

“Projetos Cine Sesc e Artes Visuais oferecem entretenimento gratuito para Juazeiro do Norte e Crato”

Diversificada, a programação cultural do Sesc, braço social do sistema Fecomércio-CE, oferece no mês de outubro até novembro, filmes com temas que abordam biografia, drama, terror, questões raciais dentre outros aspectos além de exposição. As mostras são gratuitas e fazem parte dos projetos Cine Sesc e Artes Visuais das unidades do Sesc em Juazeiro e Crato.

Nesta sexta-feira (4/10), o Cine Sesc traz o longa sobre Ingrid Bergman, uma das maiores atrizes da Era de Ouro de Hollywood. Com sua beleza natural e despretensiosa e seu imenso talento de atriz, ela foi uma das figuras mais célebres da história do cinema americano. Além disso, Bergman é também uma das atrizes mais premiadas com o Oscar: ganhou três vezes, sendo duas como Melhor Atriz e uma como Melhor Atriz Coadjuvante. O primeiro foi em 1944 com À Meia Luz, o segundo em 1956 com “Anastácia, a Princesa Esquecida”, e o terceiro em 1974 com Assassinato no Expresso Oriente. O filme tem classificação de 12 anos e será apresentado no Sesc Juazeiro do Norte, a partir das 19h.

No longa “Eu não sou seu negro”, o escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, sobre o racismo nos EUA para examinar as questões raciais contemporâneas. O livro relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck. Também no Sesc Juazeiro, o drama será mostrado no dia 22, às 19h. A classificação é de 12 anos.

No mês do Halloween, a unidade do Sesc no Crato traz como destaque a Mostra Terror Giallo, contemplando os quatro maiores diretores do subgênero Giallo: Mario Bava, Dario Argento, Lucio Fulci e Sergio Martino, com suas respectivas obras. A faceta italiana aborda o terror com uma vertente mais evidente na relação entre violência, imagem e beleza.

Em “Seis mulheres para um assassino”, a jovem modelo Isabella é assassinada por uma misteriosa figura mascarada numa Casa de Moda, pertencente à Condessa Cristiana. Quando o namorado dela se torna suspeito do assassinato, o diário da vítima, contendo informações que relacionam a jovem ao assassino, desaparece. O mascarado passa então a matar todas as modelos da casa para encontrar o diário. O filme será exibido na Sala do NTD da unidade cratense, no dia 15, a partir das 18h. A classificação é de 18 anos.

No “Quarto escuro de Satã”, também da mostra de terror, Irina (Anita Strindberg) é maltratada constantemente por seu marido, Oliviero (Luigi Pistilli), e ao mesmo tempo, uma onda de assassinatos começa a assolar muitas das pessoas próximas do casal. Devido às mortes serem majoritariamente relacionadas aos ciclos sociais de Oliviero, sua esposa torna-se uma suspeita, mas a verdade parece ser bem mais complexa do que isso. O longa será ofertado no dia 5 de novembro, a partir das 19h, com classificação de 18 anos.

Artes visuais

A programação cultural da unidade Sesc em Juazeiro do Norte, através do projeto Artes Visuais Sesc, traz a exposição “A presença Negra nas Histórias em Quadrinhos”, de Samuel Quixote. O artista visual rememora o seu repertório visual em busca de representatividade negra.

Com heróis e heroínas do cotidiano, Quixote compõe narrativa política/artística com uma relação mantida com pessoas, diásporas e afetos. A exposição revela imagens carregadas de sentidos produzidas com intencionalidade, indagando, ao mesmo tempo, ao público “quais os locais que te empretece?”. A mostra acontece de 4 a 31 de outubro, das 14h às 21h, na galeria de artes.

Programação


Sesc Juazeiro do Norte

Projetos Cine Sesc e Artes Visuais Sesc

Cine Sesc

Filme: Ingrid Bergman
Projeto: Cine Sesc
Data: 04/10
Local: Sesc Juazeiro do Norte
Horário: 19h
Classificação: 12 anos
Gratuito
Filme: Fátima
Projeto: Cine Sesc
Data: 16/10
Local: Sesc Juazeiro do Norte
Horário: 19h
Classificação: 12 anos
Gratuito
Filme: David Lynch – A vida de um Artista
Projeto: Cine Sesc
Data: 21/10
Local: Sesc Juazeiro do Norte
Horário: 19h
Classificação: 12 anos

Gratuito
Filme: Eu não sou seu negro
Projeto: Cine Sesc
Data: 22/10
Local: Sesc Juazeiro do Norte
Horário: 19h
Classificação: 12 anos
Gratuito
Artes Visuais Sesc

Nome da ação: Exposição “A presença Negra nas Histórias em Quadrinhos” do artista Samuel Quixote

Projeto: Artes Visuais Sesc

Data: 04/10 a 31/10 de 2019

Local: Galeria de artes do Sesc

Horário: 14h as 21h

Indicação: Livre

Gratuito


Sesc Crato

Cine Sesc

Dia: 15/10 – terça-feira

19h | Filme: “Seis mulheres para um assassino”

Local: Sesc Crato – Sala do NDT

Classificação: 18 Anos

Gratuito

Dia: 22/10 – Terça-feira

19h | Filme: “Tenebre”

Local: Sesc Crato – Sala do NDT

Classificação: 18 anos

Gratuito

Dia: 29/10 – terça-feira

19h | Filme: “Uma lagartixa no corpo de mulher”

Local: Sesc Crato – Sala do NDT

Classificação: 18 anos

Gratuito

Dia: 05/11 – terça-feira

19h | Filme: “No quarto escuro de Satã”

Local: Sesc Crato – Sala do NDT

Classificação: 18 anos

Gratuito

Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram