Seminário reúne ações de prevenção e conscientização sobre Alzheimer - Sesc

Notícias Sesc CE

Seminário reúne ações de prevenção e conscientização sobre Alzheimer

sex 14 de setembro de 2018 15:00

Sabe aquelas esquecidas de acontecimentos recentes? A confusão de nomes dos netos e parentes? Pois é, podem indicar a doença de Alzheimer e estar atento aos sinais é importante para minimizar os impactos e garantir mais qualidade de vida. Pensando nisso, o Sesc Ceará, instituição integrante do Sistema Fecomércio-CE realiza o Seminário Velhice e Memória, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer (21 de setembro).

A programação acontece de 18 a 20 de setembro, em Fortaleza, com palestra, apresentação cultural e oficinas. As atividades são voltadas, preferencialmente, para os participantes do Trabalho Social com Idosos do Sesc (TSI), mas é possível garantir participação a partir do telefone (85) 3452.9086.

Na terça-feira (18/9), é realizada a palestra “Diferenciando Demências”, às 9h30, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz. A partir daí, é a Unidade Fortaleza do Sesc que recebe as demais ações. No mesmo dia, às 13h, será a apresentação cultural do Projeto“Era Uma Vez – Atividades Intergeracionais”.

No dia 19, às 9h, o Seminário recebe a oficina “Estratégias para o Cotidiano da Pessoa com Doença de Alzheimer”. Já o encerramento, no dia 20/9, fica por conta da oficina “Importância da Atividade Física para a Prevenção da Doença de Alzheimer”, também às 9h.

O objetivo é conscientizar sobre a importância de estimular os diversos tipos de memória e atentar os idosos e cuidadores sobre a necessidade do constante exercício cognitivo, bem como para a importância das narrativas de suas trajetórias de vida individual e da memória coletiva. Assim, é possível ampliar a autonomia e a independência da pessoa idosa em seu contexto familiar e comunitário.

Envelhecimento Ativo

Segundo pesquisa divulgada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com mais de 65 anos serão 15% do total de brasileiros já em 2034, ultrapassando a barreira de 20% em 2046. O envelhecimento populacional é tão visível que, em 2039, o número de idosos superará o de crianças de até 14 anos. Ou seja, estamos vivenciando uma trajetória de envelhecimento da população no nosso país.

O Seminário Velhice e Memória acontece dentro das diretrizes do Trabalho Social com Idosos do Sesc (TSI), projeto que estabelece como uma de suas diretrizes o Envelhecimento Ativo. Desse modo, são promovidas atividades que visem a otimização das oportunidades de saúde, segurança, participação e educação ao longo da vida.

Alzheimer

Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), no Brasil, já são mais de um 1,6 milhão de pessoas acometidas por este mal. No mundo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê o aumento nos casos até 2050, chegando a 135,5 milhões.

Por ser degenerativa, a dificuldade de diagnóstico contribui para o preconceito e a falta de aceitação social. Entre os sintomas, a perda de memória recente dificulta a vida cotidiana, seja na realização de tarefas ou em se localizar no tempo e espaço. É ainda comum associar com problemas com a fala e escrita e com mudanças bruscas de humor.

A doença ainda não tem cura, mas pode e deve ser tratada e quanto mais cedo for diagnosticada, mais é possível conviver e minimizar os impactos. O Dia Mundial da Doença de Alzheimer é lembrado no dia 21 de setembro, a data foi instituída pela ADI (Alzheimer’s Disease International), entidade internacional que congrega mais de 75 Associações de Alzheimer no mundo.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 18/9 (terça-feira)

Palestra Diferenciando Demências

Horário: 9h30

Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias,1701)

Apresentação Cultural do Projeto Era Uma Vez – Atividades Intergeracionais

Horário: 13h

Local: Área de Convivência da Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)

Dia 19/9 (quarta-feira)

Oficina Estratégias para o Cotidiano da Pessoa com Doença de Alzheimer

Horário: 9h

Local: Sala Girassol da Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)

Dia 20/9 (quinta-feira)

Oficina Importância da Atividade Física para a Prevenção da Doença de Alzheimer

Horário: 9h

Local: Sala Girassol da Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)

SERVIÇO:

Seminário Velhice e Memória:

Período: 18, 19 e 20/9

Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias,1701) / Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)

Inscrições e informações: (85) 3452.9086

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio:

Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.

Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram