Tradicionais festividades juninas animam a programação do Sesc - Sesc

Notícias Sesc CE

Tradicionais festividades juninas animam a programação do Sesc

qui 14 de junho de 2018 14:42

De Santo Antônio a São Pedro, o mês de junho é sinônimo de quermesses, shows, feiras e mostras competitivas de quadrilhas por vários municípios cearenses. O Sesc realiza as tradicionais festas juninas nos municípios de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, fortalecendo a cultura popular no Estado. Já no Circuito de Quadrilhas Juninas Sesc Ativo 2018, outros 13 municípios recebem competições de equipes em busca de prêmios e destaques.

CRATO
O São João da Cultura anima a sexta-feira, 15/6, na Unidade Crato. A partir de 19h30, o público curte gratuitamente a festa, que será animada pela banda “Na base da chinela”. Além de forró e xote para ninguém ficar parado, no evento serão vendidas as famosas comidas típicas.

SOBRAL
Como já é tradição, um arraiá pra lá de bom anima a cidade de Sobral na Unidade Sesc no dia 21/6, às 19h. Entre as atrações estão brincadeiras populares, quadrilha improvisada, concurso de xote e apresentação junina das turmas de ballet e dança do carimbó com o grupo de idosos. A entrada no festejo é gratuita e conta ainda com a música da Banda Apimentadas do Forró.

JUAZEIRO DO NORTE
A Unidade Sesc de Juazeiro do Norte organiza a Mostra Forró Pé de Serra de 19 a 21/6. A Mostra Forró Pé de Serra celebra o forró de raiz, criado pelos sertanejos nordestinos na década de 40, e que inclui diversos ritmos como xote, baião, xaxado e marchinhas, tocado basicamente com uma sanfona, um triângulo e a zabumba.

Acontece ainda no município o tradicional São João dos Comerciários, também no dia 21/6, às 19h, na quadra poliesportiva do Sesc Juazeiro.

FORTALEZA
Para os idosos, a tradicional dança da quadrilha junina contribui com a socialização, bem-estar, disciplina e coordenação motora. Um grupo de 30 pessoas do Trabalho Social com Idosos do Sesc (TSI) se apresenta no dia 25/6, às 14h, na Área de Convivência da Unidade Fortaleza do Sesc. Os idosos capricham nos detalhes e energia, preparam as vestimentas a caráter, maquiagem no rosto, acessórios e para animar, aquele forró pé de serra ao vivo.

Também no dia 25/6, às 13h30, um grupo de 28 idosos participam da apresentação da quadrilha junina aquática no Parque Aquático do Sesc. Na apresentação, a imaginação corre solta. Mulheres se caracterizam de homens para formar pares e entrar na mitologia das encenações juninas. Os tradicionais passos da dança de quadrilhas são adaptados para realização dentro d’água, inspirando uma verdadeira festa na piscina ao som de forró pé de serra. A seletiva do Circuito de Quadrilhas Sesc Ativo acontece na capital de 27/6 a 1/7, na Quadra Poliesportiva do Jardim Japonês.

Circuito de Quadrilhas Juninas Sesc Ativo 2018
Pegue a sua camisa xadrez, seu vestido estampado, decorado com rendas e retalhos, calce suas sandálias e venha pular quadrilha no período mais alegre do ano.
Para incentivar e difundir as festas tradicionais em todo o Ceará, o Sesc promove também o Circuito de Quadrilhas Juninas Sesc Ativo 2018, de 16 de junho a 22 de julho. A competição acontece em 13 municípios do estado, distribuídos em macrorregiões, a fim de selecionar e premiar os destaques. As quadrilhas interessadas devem realizar as inscrições nos municípios sede. A final acontece de 20 a 22 de julho, no município de Jaguaribe.

Programação
Dia 15 de junho – Crato
São João da Cultura
Horário: 19h30
Entrada franca

Dia 19 a 21 de junho – Juazeiro do Norte
Mostra Forro Pé de Serra
Horário: às 20h
Local: Quadra Poliesportiva do Sesc Juazeiro

Dia 21 de junho (quinta-feira) – Juazeiro do Norte
São João dos Comerciários
Horário: às 19h
Local: Quadra Poliesportiva do Sesc Juazeiro

Dia 21 de junho (quinta-feira) – Sobral
São João de Sobral
Horário: às 19h
Local: Unidade Sobral do Sesc (Boulevard João Barbosa, 902 – Centro)
Entrada franca

Dia 25 de junho (segunda-feira) – Fortaleza
Quadrilha Junina com idosos
Horário: às 14h
Local: Área de Convivência da Unidade Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)

Dia 25 de junho (segunda-feira) – Fortaleza
Quadrilha Junina aquática com idosos
Horário: às 13h30
Local: Parque Aquático do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)
Circuito de Quadrilhas Juninas Sesc Ativo 2018

Período das seletivas: 16/6 a 15/7
Cidades Sede: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Alto Santo, Ibiapina, Ipu,
Paraipaba, Crateús, Quixeramobim, Senador Pompeu, Santa Quitéria, Pentecoste,
Itapajé, Aracati e Jaguaribe.

Final: 20 a 22/7
Mais informações: 3464.9326 e 3464.9347

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.