Sesc Fortaleza realiza a VI Semana Mulheres em Foco - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc Fortaleza realiza a VI Semana Mulheres em Foco

sex 22 de março de 2019 09:15

Projeto Gênero e Cidades é lançado em 2019  

Entre os dias 20 e 22 de março, o Sesc Fortaleza realiza a VI Semana Mulheres em Foco. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8/3), o Serviço Social do Comércio*, por meio do Desenvolvimento Comunitário, desenvolve ações em vários espaços da cidade reafirmando a força da mulher e o direito que elas conquistaram ao longo de décadas.

Apresentações musicais, oficinas, rodas de conversa, exposições mediadas, aula demonstrativa de defesa pessoal, além de serviços de aferimento de pressão e massagem relaxante, são algumas das atividades ofertadas.

A programação é direcionada para entidades sociais parceiras da Rede de Articulação Comunitária Sesc – RACS, que desenvolvem ações sistemáticas em comunidades periféricas de Fortaleza e para os clientes da Unidade Sesc Fortaleza.

Desde 2007 o Desenvolvimento Comunitário aborda o Direito das Mulheres através de dois projetos: Mãos que Costuram Vidas e Ações Dialógicas. O primeiro busca aprimorar o exercício da cidadania e o fortalecimento de vínculos intergeracionais utilizando como ferramenta de reflexão a confecção da boneca de pano. O segundo objetiva promover ciclos de debates envolvendo questões sociais norteadas pela legislação vigente. Assim, nos anos de 2017 e 2018, abordou assuntos ligados à Lei Maria da Penha nas comunidades.

Em 2019, a temática passa a ser debatida também sob a ótica de um novo projeto: Gênero e Cidades, que se propõe a estudar a condição feminina com interface no contexto urbano. A ideia é suscitar reflexões de gênero, mapear equipamentos públicos de assistência, divulgar publicações sobre questões femininas, além de criar uma rede permanente de participação e controle social voltada à garantia dos direitos das mulheres.

 

Programação

20/3 – Quarta-feira

Abertura da VI Semana Mulheres em Foco

Local: Casa da Mulher Brasileira

Horário: 14h

Apresentação Carimbó*

Local: Casa da Mulher Brasileira

Horário: 14h

Grupo SuperAção composto por idosas que participam de momentos de convivência, passeios, oficinas, terapias, palestras, danças, cursos no CIRPS do Conjunto Ceará pela Coordenadoria do Idoso de Fortaleza, disseminando a arte dos grupos femininos culturais comunitários.

Apresentação do Equipamento Casa da Mulher Brasileira*

Local: Casa da Mulher Brasileira

Horário: 14h

Boas-vindas oficial da representante da Casa da Mulher Brasileira, elencando os trabalhos desenvolvidos pelo equipamento social.

Roda de conversa Gênero e Cidades: empoderamento da mulher no contexto urbano*

Local: Casa da Mulher Brasileira

Horário: 14h

Debate sobre as conquistas das mulheres no decorrer dos anos para a promoção da política de equidade e orientação de como esses direitos proporcionaram o acesso das mulheres aos diversos espaços da sociedade brasileira.

Apresentação Baile Preto*

Local: Casa da Mulher Brasileira

Horário: 16h

Baile Preto é resultado da vivência da atriz e cantora Luiza Nobel em torno da negritude no Brasil. Com um repertório de percussão forte e ritmo swingado, a artista passa pelo maculelê, samba, blues e funk presente nas músicas de Jorge Aragão, Sandra de Sá, Criolo e tantos outros que fazem a música brasileira negra, além de composições autorais inéditas.

21/3 – Quinta-feira

Vivência empoderamento feminino através da música percussiva*

Local: Instituto Dr. Rocha Lima

Horário: 14h

* Realiza ações através da música para o fortalecimento do empoderamento feminino, trabalhando letras produzidas por mulheres que contribuem com a luta feminina.

Oficina confecção de colcha de retalho*

Local: Instituto Ser Amado

Horário: 14h

* A oficina trabalha com os retalhos a arte de montar, colar, pintar num tecido formando uma linda colcha de retalho com a marca de cada participante, mostrando sua identidade.

Oficina de tie dye*

Local: Sociedade para o Bem Estar da Família – SOBEF

Horário: 14h

* Desenvolve ações de customização e sustentabilidade ambiental. O Desenvolvimento Comunitário do Sesc Fortaleza oportunizará a disseminação da técnica milenar japonesa que consiste em amarrar e tingir tecidos sem a utilização do fogo.

Oficina de autorretrato*

Local: Instituto Filippo Smaldone

Horário: 14h

* O autorretrato possibilita uma imagem representativa da singularidade de seu/sua autor/a, tornando-se uma excelente ferramenta na construção de um diálogo reflexivo acerca das particularidades e da história de vida da pessoa retratada.

22/3 – Sexta-feira

Lançamento do Pensando Verde em Ação*

Local: Sesc Fortaleza

Horário: 14h

* Desenvolvimento de atividades socioambientais educativas que se encaixaram nos seguintes eixos temáticos: educação ambiental, economia ecológica e propagação das plantas nativas.

Oficina de turbante*

Local: Sesc Fortaleza

Horário: 14h

* A partir da importância histórica e social do turbante, serão demonstradas várias formas das mulheres se reconectarem com suas identidades por meio das amarrações de turbante.

Oficina de mandalas e lutas das mulheres*

Local: Sesc Fortaleza

Horário: 14h

* Será construída uma linha do tempo com algumas datas e mulheres importantes para as lutas femininas. A linha do tempo será feita de forma espiral, para a construção da mandala, por entender que assim são as conquistas das lutas femininas.

Apresentação Grupo de Mulheres Francisca Clotilde*

Local: Sesc Fortaleza

Horário: 14h

* Apresentação de grupo comunitário feminino que participou da oficina percussiva no dia anterior, apresentando as potencialidades artísticas das comunidades.

Aula Demonstrativa de Defesa Pessoal*

Local: Sesc Fortaleza

Horário: 14h

* Oportunizar para as mulheres, através da prática de defesa pessoal, a percepção de que podem se prevenir contra a violência mudando a forma como lidam com o medo e sua autoestima.

Oficina de Sal de Ervas*

Local: Sesc Fortaleza

Horário: 14h

* Socializar com as participantes como produzir a receita do sal adicionado de ervas (alecrim, manjericão e orégano e salsa) para temperar  alimentos, estimulando a redução do consumo de sódio e a prevenção e controle da hipertensão e doenças associadas. Ao final será entregue a receita e mostra do sal de ervas.

Exposição sobre Saúde da Mulher*

Local: Sesc Fortaleza

Horário: 14h

* Exposição mediada sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Aferição de Pressão Arterial*

Local: Sesc Fortaleza

Horário: 14h

* O procedimento é fundamental para o diagnóstico e a avaliação do tratamento da hipertensão arterial.

Massagem Relaxante*

Local: Sesc Fortaleza

Horário: 14h

* Serviço de massagem relaxante, técnica com toques mais leves para estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento como a ocitocina, que diminui o estresse.

Apresentação Samba Delas*

Local: Sesc Fortaleza

Horário: 16h

Uma roda de samba, formada apenas por mulheres! Com a ideia de pensar e discutir o papel da mulher no samba, o projeto SAMBA DELAS realiza rodas de samba em Fortaleza. A cada apresentação as sambistas resgatam um tema para cantar na roda. A trajetória do grupo começou na comemoração do Dia Nacional do Samba de 2017 e, a partir de então, o projeto vem crescendo e abrindo espaço nas rodas de samba da capital cearense.

SERVIÇO

VI Semana Sesc Mulheres em Foco

Local: Unidade Sesc Fortaleza e vários espaços da cidade

Período: 20, 21 e 22/3

Informações: 0800 275 5250

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.