Sesc Dramaturgias promove oficina “A Poética da Dramaturgia Circense” - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc Dramaturgias promove oficina “A Poética da Dramaturgia Circense”

seg 22 de outubro de 2018 11:20

A poética da dramaturgia circense está no centro da discussão promovida pelo Sesc Dramaturgias em outubro. A pluralidade dos processos criativos, que exploram aspectos como espaço, corpo, objetos, é abordada na oficina ministrada por Diocélio Barbosa. Além de Fortaleza, recebem a programação gratuita os municípios do Crato e de Juazeiro do Norte.

O drama circense, as cenas cômicas e a dramaturgia pessoal do palhaço são trabalhados na oficina, desenvolvida a partir de aulas teórico-reflexivas, com exposição dos aspectos mais relevantes da dramaturgia circense, e em aulas práticas. Jogos de improvisação, jogos dramáticos e técnicas de comicidade são exemplos de exercícios práticos.

O material produzido na vivência será experimentado, através de cenas improvisadas, em espaços cênicos criados pelos participantes, como exercício da aplicação dos elementos aprendidos na oficina. A experiência é parte de um desdobramento da pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN).

Podem participar pessoas a partir de 15 anos de idade; não é obrigatório ser artista. As vagas são limitadas e reservadas para os primeiros 20 a realizar inscrição por e-mail.

Sobre o ministrante

Diocélio Barbosa tem 18 anos de carreira e experiência como ator, palhaço, circense, diretor, arte-educador, pesquisador, gestor e produtor cultural. Licenciado em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Gestão e Produção Cultural pela Universidade Federal de Campina Grande, com estudo em Marketing Cultural, e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sesc Dramaturgias

O projeto fomenta o surgimento de novos coletivos e propostas cênicas, através do incentivo ao estudo do texto dramático e o seu potencial para aglutinar indivíduos e aguçar criatividades. Sesc Dramaturgias se desdobra em módulos temáticos como forma de potencializar as múltiplas possibilidades arraigadas ao conceito da palavra “dramaturgia” na contemporaneidade: leitura dramática, escrita dramatúrgica, dramaturgia da dança, do ator e do circo, por meio de oficinas.

PROGRAMAÇÃO

Fortaleza

Data: 16 a 19/10, das 17h às 21h, e 20/10, das 14h às 18h

Local: Unidade Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1741)

Inscrição: dramaturgiassescfortaleza@gmail.com

Juazeiro do Norte

Data: 22 a 26/10, das 17h às 21h

Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré

Inscrições: oficinasjua@gmail.com

Crato

Data: 27 e 28/10, das 14h às 18h, e 30 e 31/10, das 17h às 21h

Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi

Inscrições: scarneiro@sesc-ce.com.br.com

Serviço:

Sesc Dramaturgias – Oficina “A Poética da Dramaturgia Circense”

Acesso gratuito

Inscrições por e-mail

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.