No Dia Mundial do Câncer, Sesc orienta sobre prevenção e diagnóstico precoce - Sesc

Notícias Sesc CE

No Dia Mundial do Câncer, Sesc orienta sobre prevenção e diagnóstico precoce

qui 31 de janeiro de 2019 16:13

Em Fortaleza e no interior do Estado, as unidades do Sesc realizam ações educativas para a população

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o Estado do Ceará no ano passado apontava mais de 22 mil novos casos de neoplasias (cânceres), com maior incidência em órgãos como pele, mamas femininas e próstata.

No dia 4 de fevereiro, o Sesc Ceará adere ao Dia Mundial do Câncer e realiza ações educativas de prevenção ao câncer de mama, boca, pulmão, pele, próstata, mama e colo do útero. Na Unidade Fortaleza do Sesc, quatro estandes estarão montados para receber os trabalhadores do comércio e seus dependentes. Durante todo o dia, acontecem exposições sobre fatores de risco, formas de proteção e sintomas destes tipos de cânceres.

Na Unidade Centro (Rua 24 de Maio, 692) as atividades de educação em saúde se estendem durante toda a semana (4 a 8 de fevereiro), com exposições sobre nove tipos de câncer.

Em Juazeiro do Norte as ações serão voltadas aos idosos; em Sobral, os alunos da Escola Educar Sesc recebem a campanha, assim como os visitantes do Sesc e integrantes do Trabalho Social com Idosos. No Sesc Iparana Hotel Ecológico, os hóspedes serão orientados sobre prevenção do câncer de mama.

Boca e pulmão

Na ação do Sesc no Dia Mundial do Câncer, haverá um espaço para exposição sobre o câncer de boca e de pulmão, onde a dentista do Núcleo Sesc Saúde ensinará a detectar as anomalias que indicam o crescimento de células doentes na cavidade bucal. O público também observa as características dos pulmões afetados por tumores cancerígenos e aprende como iniciar o tratamento na rede pública de Saúde.

Pele

O diagnóstico precoce do câncer de pele faz parte das ações do Dia Mundial do Câncer. Manchas na pele e ferimentos que aumentam de tamanho e coçam são sintomas que precisam ser investigados. Os cuidados que devem ser observado ao longo da vida são evitar expor-se ao sol nos horários de maior incidência de raios ultravioleta, assim como a aplicação correta de protetor solar, informações que serão demonstradas no Sesc.

Próstata

De acordo com a estimativa do INCA, 2.730 novos casos de câncer de próstata surgiram no Ceará em 2018. Esta patologia tem maior incidência em homens com mais de 50 anos, e alguns de seus fatores de risco são: obesidade, tabagismo e abuso de álcool. Na ação do Sesc, são explicadas a função deste órgão masculino e a necessidade de realizar o exame de toque retal para prevenir a doença que pode levar à infertilidade e, quando não tratada, pode ser letal.

Mama e colo de útero

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também o mais letal, sendo a segunda principal causa de morte de mulheres na América Latina, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A faixa etária de risco, segundo, é entre 50 e 69 anos, de acordo com a OMS. No Sesc, os educadores ensinarão cuidados preventivos.

Dia Mundial do Câncer no Sesc

Unidade Fortaleza

Data: 4/2
Horário: 9h às 12h e 16h às 19h
Data: 5 a 7/02
Horário: 8h às 12h
Local: Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz 1740)
Gratuito
Exposições sobre prevenção ao câncer de mama, boca, pulmão, pele, próstata, mama e colo do útero

Unidade Centro

Local: Rua 24 de Maio, 692, Centro
Semana de Prevenção ao Câncer
Gratuito

4/2 (segunda-feira)
Horário: 11h às 14h
Abertura da Semana de Prevenção do Câncer
Tema: Exposição sobre câncer de pulmão, boca, mama, ovário, colo do útero, próstata, testículo, pênis, pele e cânceres infantis.

5/2 (terça-feira)
Horário: 11h às 14h
Tema: Câncer de Pulmão – exposição mediada com macromodelo do pulmão, entrega de folderes, teste “Peak Flow” (fluxo expiratório) e orientações sobre outros cânceres das vias respiratórias.

6/2 (quarta-feira)
Horário: 11h às 14h
Tema: Câncer bucal – exame de rastreamento bucal com dentistas. Exposição mediada com macromodelo da boca, entrega de folderes. Realização de encaminhamento em caso de suspeita de lesões de segundo grau.

Tema: Cânceres que mais acometem as mulheres (mama, ovário e colo do útero) e mais recorrentes entre os homens (próstata, testículo e pênis). Exposição mediada com macromodelo dos órgãos, entrega de folderes e demonstração da realização do Autoexame.

7/2 (quinta-feira)
Horário: 11h às 14h
Tema: Câncer Bucal: exame de rastreamento bucal com dentistas, exposição mediada com macromodelo da boca, entrega de folderes. Realização de encaminhamento em caso de suspeita de lesões de segundo grauTema: Câncer de Pele: exposição mediada e entrega de folderes.
Tema: Câncer Infantil: vídeo debate na sala de vídeo com entrega de folderes.

8/7 (sexta-feira)
Horário: 11h às 14h
Tema: Câncer Bucal – exame de rastreamento bucal com dentistas, exposição mediada com macromodelo da boca, entrega de folderes. Realização de encaminhamento em caso de suspeita de lesões

Sesc Iparana Hotel Ecológico
Data: 2 de fevereiro
Horário: 7h às 10h
Local: Restaurante do hotel
Exposição sobre câncer de mama, com fotos, macromodelos de órgãos e orientações sobre autopalpação das mamas.

Data: 3 de fevereiro
Horário: 8h às 12h
Local: Clube do Hotel
Exposição sobre câncer de mama, com fotos, macromodelos de órgãos e orientações sobre autopalpação das mamas.

Unidade Juazeiro do Norte
Data: 11 de fevereiro
Horário: 16h
A ação será realizada com o grupo de idosos. Será realizada uma roda de conversa sobre os mitos e verdades acerca dos tipos de câncer existentes e formas de prevenção. Serão distribuídos sachês com protetor solar e panfletos educativos sobre a temática.
Local: Salão de convivência do Sesc
Gratuito

Unidade Sobral

Data: 4 de fevereiro

Local: Sesc – Rua João Barbosa, 902 ,Centro,

Horário: 9h

Tenda da saúde, com exposição monitorada, distribuição de material educativo e exibição de vídeos.
Gratuito

Data: 6 de fevereiro

Local: Escola Educar Sesc ( Rua Dom Lourenço, 855)
Horário: 11h e 17h

Ação: Tenda da saúde, com exposição monitorada, distribuição de material educativo e exibição de vídeos.

Data: 7 de fevereiro

Local: Sesc – Rua João Barbosa, 902,Centro
Horário: 17h
Ação: Roda de conversa com idosos
Gratuito
Sobre o Sistema Fecomércio
O Sistema Fecomércio é formado por instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.
A Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seus papéis e missões.

Auxiliam no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo, através da Fecomércio, na qualificação profissional, via Senac e na realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo com o IPDC. Oferecem ainda milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social, por meio do Sesc.

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, saúde, lazer e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.