Mostras de cinema abordam gênero e territorialidade no Cine Sesc de abril - Sesc

Notícias Sesc CE

Mostras de cinema abordam gênero e territorialidade no Cine Sesc de abril

sex 12 de abril de 2019 13:33

Oito longas-metragens nacionais e estrangeiros estão em exibição no circuito que chega ao Ceará

Fortaleza e Crato recebem o Cine Sesc neste mês com as mostras temáticas “Corpos Elétricos” e “Territórios Hostis”. O projeto de exibição e circulação cinematográfica tem programação permanente em todo o País e, no Ceará, terá exibição gratuita de oito produções nacionais e internacionais, comerciais ou independentes até dia 30 de abril.

A Capital recebe a mostra temática com curadoria específica para questões de gênero e, no Crato, a mostra “Territórios Hostis”, reflete sobre relação dos indivíduos com os conflitos e desigualdades dos locais que habitam. Na programação há filme argentino, chileno, espanhol norte-americano, francês e quatro longas-metragens nacionais.

Em Fortaleza, o Cine Sesc traz os filmes “Corpo Elétrico”; “Divinas Divas”; “Uma Mulher Fantástica” e “Tangerine”. Realizado no Centro Cultural Banco do Nordeste, o Cine Sesc tem proposta arte educativa e reflexiva, os filmes escolhidos fomentam questionamentos e evidenciam o preconceito e intolerância na sociedade, temas que são debatidos após cada sessão.

No Crato, serão mostrados os filmes “Era o Hotel Cambridge”, “Futuro Perfeito”, “Fátima”, “Aquarius”. O ponto em comum entre os enredos são os conflitos territoriais, como migrações, desigualdades, especulação imobiliária e a teia de relações que se estabelecem na realidade contemporânea. O local de exibição é a Unidade do Sesc.

Serviço
Cine Sesc – Mostras temáticas “Corpos Elétricos” e “Territórios Hostis”
Data: 3 a 30 de abril
Gratuito

Fortaleza
3/4
Filme: Corpo Elétrico (Brasil, 2017);
Dir. Marcelo Caetano; Duração: 94 min. Drama
Sinopse: Elias (Kelner Macêdo) é assistente numa confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre os tecidos do trabalho e encontros com homens. O fim do ano traz reflexões sobre possibilidades de futuro, reconexões com o passado e muitas horas extras, que acabam por aproximá-lo dos colegas da fábrica e consequentemente inseri-lo em novos círculos de amizade e cenários.
Classificação: 16 anos
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste.Rua Conde D’eu, 560 (ao lado da Catedral de Fortaleza)
Horário: 16h
Debate após o filme

11/4
Filmes: Divinas Divas (Brasil, 2017)
Dir. Leandra Leal; Duração: 110 min; Documentário
Sinopse:Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios formaram, na década de 1970, o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros. O documentário acompanha o reencontro das artistas para a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.

Classificação: 14 anos.
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste.Rua Conde D’eu, 560 (ao lado da Catedral de Fortaleza)
Horário: 16h
Haverá debate após o filme

17/4
Filme: Uma Mulher Fantástica (Una Mujer Fantástica, Esp/Chile, 2017)
Dir. Sebastián Lelio Drama. Duração: 104 min
Sinopse: Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.
Classificação: 14 anos.
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste.Rua Conde D’eu, 560 (ao lado da Catedral de Fortaleza)
Horário: 16h
Haverá debate após o filme

24/4
Filme: Tangerine (EUA, 2015)
Dir. Sean Baker; Comédia/Drama; Duração: 88 min
Assim que sai da prisão, a prostituta transexual Sin-Dee (Kitana Kiki Rodriguez) descobre através de sua melhor amiga (Mya Taylor) que o namorado Chester (James Ransone) está saindo com outra pessoa, uma mulher cisgênero. Sin-Dee decide encontrar os dois e puni-los pela traição.
Classificação: 16 anos.
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste.Rua Conde D’eu, 560 (ao lado da Catedral de Fortaleza)
Horário: 16h
Haverá debate após o filme

Crato

2/4
Filme: “O Futuro Perfeito”, Argentina (2016), Direção: Nele Wohlatz
Duração: 65 min.
Sinopse: Xiaobin tem 17 anos e não fala sequer uma palavra de espanhol quando chega à Argentina para encontrar sua família. Alguns dias depois, ela ganha o nome de Beatriz e um trabalho em um supermercado chinês. Sua família cuida de uma lavanderia e vive completamente isolada dos argentinos e da vida local. Xiaobin/Beatriz consegue guardar algum dinheiro e começa a frequentar um curso de castelhano. Ela testa seu novo idioma nas ruas e acaba conhecendo o indiano Vijay. Quando aprende o tempo condicional na escola, Xiaobin começa a pensar no futuro, no que aconteceria se seus pais soubessem de seu relacionamento com Vijay. Quanto mais ela aprende o novo idioma, mais ela é capaz de modificar sua realidade.
Classificação: Livre
Local: Sesc Crato (Rua André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

9/4
Filme: “Era o Hotel Cambridge”, Brasil (2016), Direção: Eliane Caffé (2016) Duração: 93 min.
Sinopse: Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.
Classificação: 12 anos
Local: Sesc Crato (Rua André Cartaxo, 443)
Horário: 19h
23/04
Filme: “Aquarius”, Brasil (2016), Direção: Kleber Mendonça Filho; Duração: 141 min.
Sinopse: Clara, 65 anos, mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, Recife. Jornalista e escritora, viúva e mãe de três filhos adultos, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que quer ver o Aquarius demolido para dar lugar a um novo empreendimento. Dona do seu passado, presente e futuro, Clara irá encontrar nesse conflito uma energia nova e incomum na sua vida.
Classificação: 16 anos
Local: Sesc Crato (Rua André Cartaxo, 443)
Horário: 19h
30/04
Filme: “Fátima”, França (2015), Direção: Philippe Faucon. Duração: 79 min.
Sinopse: Fátima nasceu na Argélia, trabalha como doméstica e cria sozinha as duas filhas na França: Souad, de 15 anos, adolescente rebelde; e Nesrine, de 18 anos, começando os estudos de medicina. Ela não fala bem francês, o que frustra sua comunicação com as filhas, mas ainda assim ambas são a razão para que ela siga em frente. Um dia, ela cai de uma escada e fica debilitada. Enquanto se recupera, ela escreve em árabe tudo o que nunca conseguiu dizer às filhas em francês.
Classificação: 10 anos
Local: Sesc Crato (Rua André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.