Idosos dão exemplo de vitalidade em quadrilhas aquática e tradicional - Sesc

Notícias Sesc CE

Idosos dão exemplo de vitalidade em quadrilhas aquática e tradicional

qui 21 de junho de 2018 16:41

O Sesc segue em clima de comemoração junina e na segunda-feira, 25/6, quem comanda a festa são os idosos. Participantes do projeto Trabalho Social com Idosos (TSI) fazem apresentação irreverente de quadrilha junina aquática às 13h30, na Unidade Fortaleza. Em seguida, às 14h, outro grupo de idosos apresenta os tradicionais passos de dança com alegria ímpar.

Para o grupo, a imaginação corre solta dentro d’água: mulheres se caracterizam de homens para formar pares e entrar na mitologia das encenações juninas. Os tradicionais passos da dança de quadrilhas são adaptados para realização aquática, inspirando uma verdadeira festa na piscina ao som de forró pé de serra.

O grupo que se apresenta em seguida não fica atrás na animação: capricha nos detalhes e energia, prepara as vestimentas a caráter, maquiagem no rosto e finaliza a caracterização com vários acessórios. A tradicional dança da quadrilha junina contribui com a socialização, bem-estar, disciplina e coordenação motora dos idosos.

O Sesc realiza essa atividade há 20 anos, para manter viva a tradição nordestina. A atividade faz parte das ações de promoção da qualidade de vida realizadas pelo Sistema Fecomércio-CE, instituição mantida pelos empresários do comércio e que neste ano comemora 70 anos de atividades no estado.

Trabalho Social com Idosos (TSI)

Desenvolvido pelo Sesc no Ceará desde 1983, o projeto TSI atua através de ações voltadas para interesses e características dos idosos atendidos. A iniciativa busca trabalhar a pessoa idosa em sua integralidade, por meio do desenvolvimento de ações e projetos que atendem às diversas dimensões do envelhecimento.

Em ações periódicas, os grupos discutem temas que fazem parte do seu cotidiano, como família, vida urbana, trabalho e relações interpessoais. Cria-se um espaço de aprendizado, troca de saberes e experiências, cidadania, qualidade de vida e formação de vínculos.

Sobre os 70 anos do Sistema:

Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender a crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.

SERVIÇO:

São João dos Idosos

Quadrilha junina aquática

Data: 25/6 (segunda-feira)

Horário: 13h30

Local: Parque Aquático do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

Quadrilha junina tradicional

Data: 25/6 (segunda-feira)

Horário: 14h

Local: Área de Convivência da Unidade Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.