Experimentar o Teatro do Oprimido para pensar questões do agora - Sesc

Notícias Sesc CE

Experimentar o Teatro do Oprimido para pensar questões do agora

qui 19 de julho de 2018 13:53

Oficina do Sesc recebe inscrições online até sábado, 21.

O método idealizado pelo célebre teatrólogo brasileiro Augusto Boal na década de 1960 para questionar as desigualdades e opressões sociais é vivenciado na oficina do Projeto Arte em Cena do Sesc, de 23 a 27 de julho.

Até este sábado (21), estão abertas as inscrições da oficina teatral em que professores, atores e educadores sociais experimentam os jogos e exercícios do Teatro do Oprimido para refletir sobre questões sociais e descobrir novas possibilidades de ritmo, som e interpretação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo  link

Partindo de histórias reais de preconceito e violências às mulheres, negros, homossexuais e outros grupos sociais, a atriz e pesquisadora em Teatro, Vanéssia Gomes, instiga a reflexão a partir dos casos apresentados pelos próprios participantes. A oficina integra seu projeto de mestrado em Artes no IFCE sobre processos de criação teatral.

“A força do Teatro do Oprimido é estar próximo da realidade”, diz Vanéssia. Iniciado por Boal há cerca de 50 anos no Rio de Janeiro, esta proposta teatral até hoje é praticada no Centro de Teatro do Oprimido (CTO) e em mais de 70 países, onde as pessoas das camadas oprimidas vivem experiências coletivas de interpretação sobre as relações de poder que existem na sociedade.

Em 2006, Vanéssia pode conhecer o método de Boal em Fortaleza com a equipe de curingas, os multiplicadores de Teatro que acompanharam o diretor até seu falecimento em 2009. Vanéssia também fez residência artística no CTO, no Rio, e compartilha os exercícios e jogos teatrais do Teatro do Oprimido na oficina do Sesc.

Jogos sobre poder

Os exercícios de encenação não só questionam injustiças sociais e outras questões urgentes, como buscam soluções para isso. “São jogos para dividir o poder e compartilhar decisões”, explica a atriz.

A pesquisadora aponta a relevância do Teatro do Oprimido ainda hoje. “As opressões se refazem, no campo do social é preciso estar sempre refletindo, lutando e buscando soluções”, afirma.

Arte Em Cena

Inciativa do Programa Cultura do Sesc Ceará para formação de novos artistas, promove oficinas e formações gratuitas.

Serviço

Arte em Cena Sesc
Oficina Teatro do Oprimido em Fortaleza
Data: 23 a 27/7, das 9h às 12h
Local: Sala de dança da Unidade Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)
Inscrições : pelo formulário eletrônico até 21/7
Público Alvo: atores, não-atores, estudantes de teatro e artistas interessados.
Vagas: 20

Informações: 3452.9090

Gratuito

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio

Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.