Estudante de Crateús é destaque em seleção nacional - Sesc

Notícias Sesc CE

Estudante de Crateús é destaque em seleção nacional

qui 10 de janeiro de 2019 12:26

Estela Fernandes foi aprovada entre 126 cearenses e recebe bolsa integral para estudar no Rio de Janeiro

Dentre 126 inscritos de todas as regiões do Ceará, a estudante Estela Fernandes Linhares, de Crateús, consegue aprovação para estudar na Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), sediada na cidade do Rio de Janeiro. A seleção acontece anualmente em todo o Brasil, sendo dividida em quatro etapas de avaliação: prova objetiva, redação, análise dos critérios do edital e entrevista. Para 2019, foram oferecidas 6 vagas para o Ceará.

A ESEM é uma escola-residência localizada na capital fluminense, onde estudantes de todas as regiões do país passam a conviver em comunidade para, além de absorver os conteúdos educacionais estabelecidos pelo Ministério da Educação, trocar vivências e experiências culturais. A escola tem como missão uma concepção de educação que forma jovens não só para o mercado de trabalho, mas também para o exercício da liderança e da cidadania.

A senhora Nivalda de Oliveira, mãe da estudante, relata a felicidade que sente pela conquista da filha: “Minha expectativa é que a Estela aprenda o máximo possível, tanto na parte didática quanto cultural e sociológica. A ESEM é uma escola de primeiro mundo com profissionais qualificados e lá ela vai interagir com pessoas de culturas diferentes que vem de todas as partes do Brasil”.

Em março, a estudante parte para a capital carioca, deixando saudade nos familiares. “Quando a saudade bater, eu vou procurar pensar que isso é o melhor para ela, que a Estela terá um leque de aprendizado imensurável e viverá uma experiência incrível. O conhecimento é uma coisa que ninguém pode tirar da gente e que três anos passam rápido”, diz esperançosa a Sra. Nivalda.

“Todo ano convidamos alunos de diversas escolas para participarem do processo seletivo da ESEM. Distribuímos panfletos, pregamos banners e fazemos divulgações através das rádios da cidade. Assim, a Estela fez sua inscrição e conseguiu ser aprovada, realizando o sonho de muitos estudantes”, conta Rejane Camelo, supervisora administrativa do Sesc Ler em Crateús.

Sobre a ESEM

A Escola foi fundada em 2008 e hoje atende aproximadamente 500 jovens, sob o signo da diversidade e da excelência acadêmica. O projeto pedagógico da Escola Sesc valoriza a interdisciplinaridade, a contextualização dos conteúdos trabalhados, a iniciação científica e a formação continuada dos professores.

A ideia do projeto é fazer com que os jovens tenham mais independência para desenvolver seus projetos de vida, capacitação para ingressar no mercado de trabalho e desempenho para obterem resultados positivos em exames como o Enem, olimpíadas do conhecimento e concursos.

Como unidade do Sesc, é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, oferecendo bolsa integral de estudos aos seus alunos durante os três anos de curso. Os serviços educacionais, em regime residencial, abrangem: moradia em prédios próprios, fornecimento de alimentação, material didático básico obrigatório, uniformes, assistência médica e odontológica, preventiva e emergencial.

Sesc Ler Crateús

O Centro Educacional Sesc Ler Crateús promove a alfabetização e escolarização (anos iniciais do Ensino Fundamental) de jovens e adultos. Nos cursos de alfabetização são adotadas metodologias de ensino sociais e construtivas que valorizam a cidadania, desenvolvem uma formação humanizadora, além de associar o ensino à atividades multidisciplinares de cultura, lazer, saúde e assistência, contribuindo não apenas com a aprendizagem dos alunos, mas também com a vida social de cada um. As inscrições são gratuitas.

SERVIÇO

Cearenses aprovados na ESEM 2019

Estela Fernandes Linhares (Crateús);

Karen Kauani Pinheiro Morais (Iguatu);

Briyan Smith Ferreira de Morais (Juazeiro do Norte);

Messias de Sena Neri Neto (Sobral);

Carla Luíza Cordeiro do Vale Menezes (Fortaleza);

Jonatha de Oliveira Targino (Fortaleza).

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.