Editais dos projetos Olhares Comunitários e Ancestralidades seguem com inscrições abertas - Sesc

Notícias Sesc CE

Editais dos projetos Olhares Comunitários e Ancestralidades seguem com inscrições abertas

qui 7 de março de 2019 13:30

Sesc seleciona núcleos para execução de projetos sociais durante o ano de 2019

Os editais para seleção de núcleo dos projetos Sesc Olhares Comunitários e Ancestralidades – Promovendo Igualdade Racial nas Comunidades permanecem com inscrições abertas. As ações fazem parte do programa assistência por meio do Desenvolvimento Comunitário da Unidade Sesc Fortaleza, promovido pelo Serviço Social do Comércio no Ceará.

 

O Projeto Sesc Olhares Comunitários (edital) visa colaborar para o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade social, promovendo discussões acerca dos direitos sociais, práticas socioambientais e iniciativas relacionadas à geração de renda, contribuindo para o fortalecimento de vínculos comunitários e para o protagonismo social, por meio de oficinas e encontros. Na programação estão previstas as seguintes atividades: Oficinas de Diálogos Sociais, bem como de Geração de Renda e Sustentabilidade; Integrações Comunitárias e Sociais; além de Reuniões.

 

O Projeto Ancestralidades – Promovendo Igualdade Racial nas Comunidades (edital) tem como objetivo contribuir para o reconhecimento das identidades, expressões lúdicas e ancestralidades da população negra. A instituição a ser selecionada deve valorizar as ancestralidades dos povos afrodiaspóricos, possibilitar ações que promovam o empoderamento das juventudes em relação às suas identidades e fortalecer os vínculos comunitários por meio de expressões lúdicas afrodescendentes. Na programação estão previstas as seguintes atividades: Rodas de Conversas; Oficinas Temáticas; Integrações Comunitárias e Sociais; Vídeos Debates; além de Vivências Lúdicas e Sensoriais.

Será escolhida uma instituição para receber o núcleo de cada projeto onde acontecerão as atividades propostas pelo Sesc durante o ano de 2019, sendo também classificada uma suplente. Alguns dos critérios exigidos são: possuir assento na Rede de Articulação Comunitária Sesc (RACS) por, no mínimo, seis meses; ser parceira do programa Mesa Brasil Sesc; oferecer infraestrutura adequada para a realização das ações e atividades; disponibilizar lanche aos participantes e atuar com público alvo do projeto (público com idade a partir de 14 anos).

O estabelecimento de parceria com a instituição selecionada não contempla repasse financeiro, pois seu objetivo é a realização de atividades socioeducativas de fortalecimento e desenvolvimento de vínculos comunitários.

Os interessados devem entregar a documentação exigida no período de 21 a 27 de fevereiro na Central de Documentos – CEDOC (Rua Pereira Filgueira, 1070, Aldeota), em nome do Diretor Regional do Sesc* Ceará, Rodrigo Leite Rebouças.

SOBRE O DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

O Desenvolvimento Comunitário consiste em um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento de núcleos, redes comunitárias e projetos sociais, através da articulação intersetorial, promovendo a capacidade local para o desenvolvimento da comunidade, colocando seus integrantes como protagonistas.

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

SERVIÇO:

Desenvolvimento Comunitário

Editais abertos para seleções de núcleos dos Projetos Olhares Comunitários e Ancestralidades

Local: Unidade Sesc Fortaleza

Informações: (85) 3452.9081 / 3452.9082 / 3452.9094

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.