Cultura e Lazer para todas as idades marca programação do Sistema Fecomércio na terceira edição do Festival Vida & Arte - Sesc

Notícias Sesc CE

Cultura e Lazer para todas as idades marca programação do Sistema Fecomércio na terceira edição do Festival Vida & Arte

qua 20 de junho de 2018 10:29

Sesc e Senac levam oficinas de moda e empreendedorismo, cinema, exposições e shows de artistas cearenses

Promover arte e cultura através da vivência e integração entre plateia e palco, aproximando os mais diversos públicos, desde a criança ao idoso. Esta é a proposta do Festival Vida e Arte que, em sua terceira edição, conta com ações do Sistema Fecomércio inseridas em uma programação voltada para as experiências e trocas de conhecimentos que acontece entre os dias 21 e 24 de junho, no Centro de Eventos do Ceará.

A formação por meio da arte, da cultura e da troca do saber são características dos cursos promovidos pelo Senac/CE. No Festival Vida e Arte, o público tem acesso a oficinas e palestras realizadas por instrutores da organização sobre temáticas como moda, empreendedorismo e ensino. Com serviços que incentivam diferentes tipos de manifestações artísticas e ações de lazer, o Sesc/CE também conta com atividades durante o evento, valorizando a cena cultural e a diversão dos participantes através de mostra de filmes, exposições, shows e oficinas infantis.

Moda e Consumo Sustentável

Sabe aquela peça abandonada no fundo do armário? Ela pode ser ressignificada ao passar por uma transformação e ganhar uma nova utilidade. Para falar sobre moda sustentável e consumo consciente, a instrutora do Senac/CE, Sara Girão Borges de Almeida compartilha seu conhecimento na Oficina de Customização de Roupas (Upcycling), apresentando técnicas para reaproveitar roupas. O encontro será realizado em dois dias, sendo 25 vagas disponibilizadas para cada momento. Primeiro no dia 22 de junho, das 21h às 22h, e depois no dia 24 de junho, das 20h30 às 21h30, ambos no Ateliê Leonilson. Além da reutilização, o conceito de Upcycling também propõe reduzir o uso de outras matérias primas e de recursos naturais na criação de novos produtos.

Autoconhecimento e Empreendedorismo

A oportunidade para quem pensa em desenvolver habilidades no empreendedorismo ou para quem está em busca de auxílio para traçar metas inteligentes em sua vida pode estar no autoconhecimento proposto pela aplicação de Coaching. O Festival conta com duas palestras ministradas pelo instrutor do Senac/CE, Jean Ricardo Gaioso Carneiro, coach certificado internacionalmente pela Global Coaching Community (GCC), European Coaching Association (ECA) e Behavioral Coaching Institute (BCI).

Com 50 vagas, no dia 23 de junho, acontece o encontro “Coach como ferramenta para Empreendedores” de 12h30 às 13h30 na Sala Clóvis Rolim. Já no dia 24 de junho, Jean Gaioso apresenta a oficina “Dicas e Estratégias de Coaching para atingir metas”, realizada de 19h às 20h, na Sala Bezerra de Menezes, também com 50 vagas.

Ensino e diversão

No trânsito, em casa ou no trabalho, a música desempenha um papel fundamental no dia a dia das pessoas. Não é difícil aproveitar o som sem compreender a letra, mas imagina ouvir uma música e cantar consciente do que está falando? Estudar inglês através da música é um dos métodos escolhidos por Adriano Gonçalves, instrutor do Senac/CE, e que irá apresentar para os participantes da oficina Inglês com Música no dia 24 de junho às 14h e às 20h30 na Sala Bezerra de Menezes. O objetivo é transformar o momento de aprendizado em um ambiente mais interativo, lúdico e divertido. Cada oficina conta com 50 vagas.

Serviços de cultura inclusiva

As crianças vão soltar a criatividade e colocar em prática o lado artístico na programação que o Sesc/CE organizou especialmente para o público no Espaço Infantil. Entre as atividades desenvolvidas nessa agenda cultural, estão apresentações artísticas, oficina Brincar de Pintar, brincadeiras populares, pintura facial e esculturas de balão. As ações acontecem no Espaço Bárbara de Alencar e no Circo Palhaço Trepinha.

Nos dias 22, 23 e 24 de junho, os apreciadores da sétima arte contam com o Cine Sesc para conhecer histórias retratadas em filmes e curtas metragens de gêneros variados. Com um tom sério e lúdico, a mostra vai exibir o filme nacional “O Palhaço” de forma inclusiva para quem tem deficiência auditiva e visual no dia 23 de junho às 00h na Sala Ivens Dias Branco. A obra dispõe de audiodescrição com legendas explicativas e janelas de libras para que possa ser assistida por cegos e surdos.

Além do longa, o Cine Sesc também vai apresentar os filmes nacionais Xingu, Eu e meu Guarda Chuva, e o Grão durante o Festival na Oca Aldemir Martins e na Sala Ivens Dias Branco. Com relação aos curtas metragens, todos serão exibidos no dia 24 de junho na Sala Clóvis Rolim. Entre eles: O Menino do Dente de Ouro; O Chá do General; Lipe, o Vovô e o Monstro; e Parque Pesadelo.

Prestígio da cena autoral cearense

Já o Café Lúcia Dummar e o Circo Palhaço Trepinha são os palcos do Sesc Armazém do Som que recebe apresentações de artistas destaques no cenário autoral cearense. Cantor, compositor e violonista, o cearense Juruviara apresenta sua arte, ancorada nas raízes do forró pé de serra, no Café Lúcia Dummar nos dias 23 e 24 de junho, às 22h30 e às 13h30, respectivamente. Com versos de poesia em um misto de baladas rock-brega-eletrônicas, o cantor Patrick Lima e o Multiverso também expressa suas canções no Festival. O artista oferece ao público do Circo Palhaço Trepinha um novo olhar sobre canções antigas e outras inéditas no dia 23 de junho às 22h30.

Com o intuito de fomentar a produção da literatura cearense, o Sesc Bazar das Letras é um importante espaço para lançamento de novos escritores e obras literárias. Na terceira edição do Vida e Arte, o projeto acontece no dia 23 de junho, com uma aproximação entre escritor e público no lançamento do livro “A Grande Casca do S” do autor Jorge Pieiro, que já conta com 16 livros publicados.

Mediado pela jornalista e pesquisadora em Literatura Cearense, Lilian Martins, o encontro destaca os 10 anos de publicação do livro, trazendo uma coletânea de pequenos textos com narrativas minimalistas. A obra de Jorge Pieiro é dividida em três partes que discorre acerca das possibilidades de sistematização das experiências diante da desorganização e do caos.

SERVIÇO:

Os ingressos para o Festival Vida e Arte estão à venda no site do evento, na recepção do Jornal O POVO e nas Lojas JEF Iguatemi e RioMar Fortaleza. Com valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), válido para toda a programação do dia no evento, o acesso aos espaços está sujeito a lotação.

Dia 22 de junho (sexta-feira)

Espaço Infantil Sesc

Horário: 14 h

Local: Espaço Bárbara de Alencar

Sesc Exposições De Educação Em Saúde: Prod. de sal de ervas

Horário: 20h

Local: Oca Aldemir Martins

Sesc Exposições De Educação Em Saúde: Saúde Bucal

Horário: 20h30

Local: Oca Aldemir Martins

Senac Oficina de Customização de Roupas (Upcycling) com Sara Girão Borges de Almeida

Horário: 21h às 22h

Local: Ateliê Leonilson

25 vagas

Espaço Infantil Sesc

Horário: 21h

Local: Circo Palhaço Trepinha

CineSesc – Xingu

Horário: 21h30

Local: Oca Aldemir Martins

CineSesc – Eu e Meu Guarda Chuva

Horário: 23h10

Local: Oca Aldemir Martins

Dia 23 de junho (Sábado)

Espaço Infantil Sesc

Horários: 11h30 e às 19h

Local: Espaço Bárbara de Alencar

Sesc Bazar Das Letras

Horário: 11h30

Local: Café Lúcia Dummar

Coach como Ferramenta para Empreendedores com Jean Ricardo Gaioso Carneiro

Horário: 12h30

Local: Sala Clovis Rolim

50 vagas

Cine Sesc: O Grão

Horário: 22h

Local: Sala Ivens Dias Branco

Cine Sesc: O Palhaço

Horário: 00h

Local: Sala Ivens Dias Branco

Sesc Armazém do Som: Juruviara

Horário: 22h30

Local: Café Lúcia Dummar

Sesc Armazém do Som: Patrick Lima e o Multiverso

Horário: 22h30

Local: Circo Palhaço Trepinha

Dia 24 de junho (Domingo)

Espaço Infantil Sesc

Horários: 10h e às 19h

Local: Espaço Bárbara de Alencar

Sesc Armazém do Som: Juruviara

Horário: 13h30

Local: Café Lúcia Dummar

Senac Inglês com Música Adriano Gonçalves

Horário: 14h

Local: Sala Roseane Limaverde

50 vagas

Senac Dicas e Estratégias de Coaching para Atingir Metas Jean Ricardo Gaioso Carneiro

Horário: 19h

Local: Sala Bezerra de Menezes

50 vagas

Senac Oficina Inglês com Música Adriano Gonçalves

Horário: 20h30

Local: Sala Bezerra de Menezes

50 vagas

Oficina de Customização De Roupas (Upcycling) Sara Girão Borges de Almeida

Horário: 20h30

Local: Ateliê Leonilson

25 vagas

Cine Sesc: O Menino do Dente de Ouro

Horários: 21h30 e às 22h30

Local: Sala Clóvis Rolim

Cine Sesc: O Chá do General

Horários: 21h45 e às 22h45

Local: Sala Clóvis Rolim

Cine Sesc: Lipe, O Vovô e o Monstro

Horários: 22h e às 23h

Local: Sala Clóvis Rolim

Cine Sesc: Parque Pesadelo

Horários: 22h15 e às 23h15

Local: Sala Clóvis Rolim

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.