Barbalha tem atrações culturais do Sesc na Festa do Pau da Bandeira - Sesc

Notícias Sesc CE

Barbalha tem atrações culturais do Sesc na Festa do Pau da Bandeira

qui 30 de maio de 2019 17:10

Quermesse de Santo Antônio recebe shows de forró pé de serra. Cortejo de tradições reúne mais de 60 grupos.

Começam neste sábado, as comemorações do Sesc Ceará na Festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha, que acontece de 1º a 13 de junho. Durante cinco dias, o Serviço Social do Comércio realiza programação cultural com sete shows de forró e apresentação de grupo de tradição popular na cidade.

Dia 1º de junho, a partir das 14h, tem zabumba, triângulo e sanfona do grupo “Os 3 Daqui” fazendo forró pé de serra no Pré Pau da Bandeira do Arajara Park (ver serviço).

Na “Noite das Solteironas”, tradição realizada há vinte anos em que os devotos fazem simpatias a Santo Antônio, quem quiser encontrar um par pode participar da quermesse na Praça da Estação, onde o Sesc promove o show gratuito do forrozeiro Fábio Carneirinho e Banda, com início a partir da meia-noite.

Na manhã de domingo, de 8h ao meio dia, desfila um cortejo da tradição popular, organizado pelo Sesc em parceria com a Secretaria de Cultura de Barbalha com mais de 60 grupos da região. Pelas ruas, o cortejo mostra o Coco, Maculelê, Lapinhas, Reisado, Maneiro-Pau, a Dança da Fita, Bandas Cabaçais e diversas manifestações da cultura cearense.

Às 17h, o Terreiro de Socorro de Luna, organizadora da Noite das Solteironas, recebe o arrasta-pé com o forró de Edu Sales. Às 20h, no Largo do Rosário, a atração musical é o show de Chambinho do Acordeon e Banda.

Os shows promovidos pelo Sesc nas festas do padroeiro de Barbalha continuam durante a semana seguinte ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio. Na quarta-feira (5/6), o “Forró Ká Com Nois” anima a festa a partir da meia noite. No domingo seguinte (9/6), apresentam-se Joquinha Gonzaga e Banda e na segunda-feira (10/6) a Banda Tribaião.

Santo Antônio em Barbalha

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), os primeiros registros da cultura popular na cidade em devoção a Santo Antônio de Pádua datam de 1928. Em 2015, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. Anualmente milhares de visitantes vão acompanhar a festa que é considerada maior do mundo em homenagem ao santo, de acordo com a Prefeitura de Barbalha.

Sobre o Sesc

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer, saúde, e promoção social. Os trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

Serviço

Programação Sesc na Festa de Santo Antônio em Barbalha

1/6
Forró pé de serra com Grupo “Os 3 Daqui”
Horário: 14h
Local: Arajara Park (Sítio Farias e Santo Antônio, s/n Zona Rural, Barbalha)
Ingresso: R$ 38,00. (desconto de 30% com o Cartão Sesc)

Fábio Carneirinho E Banda
Horário: A partir da meia-noite

Local: Praça da Estação

Noite das Solteironas

Gratuito

2/6
Cortejo da Tradição Popular
Horário: 8h às 12h

Local: Ruas da cidade de Barbalha
Gratuito
Forró pé de serra Edu Sales e Banda
Horário: 17h

Local: Terreiro das Solteironas (Casa de Socorro de Luna Rua do Vidéo)
Gratuito
Chambinho do Acordeon e Banda
Horário: 20h
Local: Largo do Rosário
Gratuito
5/6

Forro pé de serra “Forró Ká Com Nois”
Horário: A partir da meia-noite

Local: ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio
Gratuito
9/6

Joquinha Gonzaga e Banda
Horário: 21h30
Local: ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio
Gratuito
10/6

Forró Pé de Serra Com Banda Tribaião
Horário: 22h30
Local: ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio
Gratuito

 

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.