A Ação do Sesc no Ceará

Promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas é a grande missão do Serviço Social do Comércio (Sesc). Desde sua fundação no Ceará, em 20 de maio 1948, a Instituição oferece aos Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços, Turismo, seus familiares e à sociedade oportunidades para viver melhor. Sem fins lucrativos, o Sesc integra o Sistema Fecomércio, e se destaca como uma das entidades de caráter social mais atuantes em todo o país. Entre as suas principais atribuições estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.

Presente em nas principais regiões do Ceará, o Sesc possui seis Unidades Operacionais completas – duas em Fortaleza (Unidades Centro e Unidade Fortaleza) e quatro no Interior do Estado (Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral). Ainda em Fortaleza, dispõe de um espaço dedicado à cultura – Teatro Sesc Iracema, dois para a educação – Escolas Educar Sesc e dois restaurantes – Restaurantes Sesc RioMar Fortaleza e RioMar Presidente Kennedy.

Além das Unidades citadas, o Sesc possui um meio de hospedagem, a Colônia Ecológica Sesc Iparana, localizada na praia de Iparana em Caucaia, que oferece hospedagem e várias opções de lazer, além de desenvolver ações de proteção ao meio-ambiente.

Também no Interior do Estado, a instituição conta com seis centros educacionais, onde é desenvolvido o Programa Sesc Ler: Aracati, Crateús, Ibiapina, Itapipoca, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante. Além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações. A Instituição também atua com o programa Mesa Brasil Sesc em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato e Sobral. Visando ampliar o público e manter a qualidade nas ações, o Sesc expande, ano a ano, a estrutura e o campo de atendimento.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Habilidades de Estudos (contraturno escolar), Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Plásticas, Dança, Ação Comunitária, Trabalho com Grupos, compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos comerciários, dependentes e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

Histórico:

AnoAcontecimento
1948Inauguração do Sesc no Ceará, em 20 de maio. Na ocasião, o líder empresarial Clóvis Arrais Maia (fundador da entidade) tomou posse como o primeiro presidente. No mesmo ano, foi instalado o primeiro Conselho Regional do Sesc Ceará.
1949Primeiras ações do Sesc no campo da saúde, com serviços de combate à tuberculose e assistência pré-natal.
1954Construção da primeira biblioteca do Sesc no Ceará e de colônia de férias no município de Caucaia, hoje chamada Colônia Ecológica Sesc Iparana.
1958Lançamento da pedra fundamental do Sesc/Senac em Fortaleza, na rua Clarindo de Queiroz, no centro da cidade.
1960Inauguração oficial do prédio Sesc / Senac.
1965Fundação da Federação do Comércio do Estado do Ceará.
1966Inauguração do Centro de Atividades do Sesc em Juazeiro do Norte.
1969Senac passa a ter sede própria em Fortaleza. Com isso, a administração regional do Sesc passa a ocupar o primeiro andar do Sesc Fortaleza, onde funcionava o Senac.
1972Inauguração do Centro de Atividades do Sesc no Crato.
1975Inauguração do Restaurante do Comerciário, na Rua 24 de Maio, no Centro de Fortaleza.
1979Começa a funcionar a primeira clínica odontológica do Sesc no Estado, na Unidade Centro.
1984Falecimento de Clóvis Arrais Maia, fundador da Fecomércio, do Sesc e do Senac no Ceará. A presidência é assumida por José Leite Martins. Ainda nesse ano, é inaugurada a Clínica de Fisioterapia do Sesc Fortaleza.
1992A Biblioteca do Sesc localizada na Unidade Fortaleza passa a chamar-se Biblioteca Rachel de Queiroz, homenageando a escritora cearense.
1999Criação da Revista Comércio, publicação mensal voltada para empresários do comércio de bens e serviços.
2000Unificação do Sistema Fecomércio (Fecomércio/Sesc/Senac/IPDC), cuja presidência é assumida por Luiz Gastão Bittencourt. Nesse ano, são inaugurados o Teatro Sesc Emiliano Queiroz e a nova sede administrativa do Sesc, no mesmo prédio, situado na avenida Duque de Caxias, no Centro da cidade, em Fortaleza.
2001Lançamento do Projeto Amigos do Prato, hoje chamado Mesa Brasil Sesc. Inauguração do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, no Sesc Iparana.
2002Inauguração primeiro centro educacional Sesc Ler, em Quixeramobim.
2004Sesc assume a administração do antigo Cine São Luiz, pertencente ao grupo Severiano Ribeiro. O prédio histórico, localizado na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, passa a chamar-se Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro.
2006Concluída reforma do Sesc Centro, que trouxe maior conforto para os frequentadores e melhor utilização dos espaços da unidade. Inauguração da nova sede do Sesc Juazeiro.
2007Inauguração da nova sede da Escola Educar Sesc, em Fortaleza, e do Sesc Iracema – Centro de Comunicação, Artes, Design e Cultura.
2012Mudança de Marca
Abertura do Circuito Nacional Palco Giratório no Teatro José de Alencar
2014Inauguração do novo Restaurante Sesc RioMar Fortaleza
2016Inauguração do novo Restaurante Sesc RioMar Presidente Kennedy, em Fortaleza
2017Inauguração da nova sede da Escola Educar Sesc, em Fortaleza, a Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental

 

Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.