Dando continuidade ao circuito Norte, Nordeste e Centro-Oeste da 15ª edição do projeto Sonora Brasil, neste domingo(5), o Teatro SESC Iguatu recebe os gaúchos “Gilberto Monteiro e Grupo”.
A apresentação, que é gratuita, acontece às 20 horas e tem como tema “Sotaques do Fole”, marcado pelo som do acordeão – símbolo da diversidade musical brasileira.
Considerado um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul, o instrumentista e compositor Gilberto Monteiro apresenta a sonoridade gaúcha com sua gaita-ponto, acompanhado de Eduardo Cantero, no violão e Fernando Gorrie, na percussão. No palco, o grupo toca ritmos gaúchos tradicionais como: rancheira, milonga, vanerão, chamamé, e chumarrita.
Na segunda-feira (6), o grupo se apresenta no Crato, no Teatro SESC Adalberto Vamozi. Já na terça-feira (7), fazem a última apresentação no Estado, em Juazeiro do Norte. Depois seguem no circuito do Projeto Sonora Brasil.
Gilberto Monteiro e Grupo / Foto: Cláudio Etges

Sobre o Sonora Brasil O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais – é um projeto do SESC, que realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.
O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Desde 2011, o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2011, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo seguiu pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Para concluir o circuito nacional, em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão e até dezembro, os oito grupos que compõem o projeto realizarão 444 apresentações, em cerca 120 cidades do país.
Apresentações Gilberto monteiro e Grupo (RS)
Dia 3/8 Local: Sobral - Teatro São João (Praça São João, S/N – Centro) Horário: 20h Dia 5/8 Local: Iguatu - Teatro SESC Iguatu (Rua treze de Maio, 1130) Horário: 20h
Dia 6/8 Local: Crato - Teatro SESC Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo,443) Horário: 20h
Dia 7/8 Local: Juazeiro – Teatro SESC Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227) Horário: 20h
:::Gratuito::::
|