Hoje é Terça, 27 Jun 2017
Home Sesc no Ceará | Histórico
Sesc no Ceará | Histórico PDF Imprimir E-mail
Seg, 28 de Janeiro de 2013 10:37


O Sesc no Ceará

 

Possuimos atualmente seis Unidades Operacionais – duas em Fortaleza (Unidades Centro e Fortaleza) e quatro no Interior do Estado (Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral). Ainda em Fortaleza, dispõe de espaço dedicado à cultura – Sesc Senac Iracema – e um para a educação – Escola Educar SESC.

Em Caucaia, está localizada a Colônia Ecológica Sesc, na praia de Iparana, que oferece hospedagem e várias opções de lazer, além de desenvolver ações de proteção ao meio-ambiente.

Também no Interior do Estado, a instituição conta com seis centros educacionais, onde é desenvolvido o Programa Sesc Ler: Aracati, Crateús, Ibiapina, Itapipoca, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante.

 


Histórico

 

1948 – Inauguração do Sesc no Ceará, em 20 de maio. Na ocasião, o líder empresarial Clóvis Arrais Maia (fundador da entidade) tomou posse como o primeiro presidente. No mesmo ano, foi instalado o primeiro Conselho Regional do Sesc Ceará.

1949 – Primeiras ações do Sesc no campo da saúde, com serviços de combate à tuberculose e assistência pré-natal.

1954 – Construção da primeira biblioteca do Sesc no Ceará e de colônia de férias no município de Caucaia, hoje chamada Colônia Ecológica Sesc Iparana.

1958 – Lançamento da pedra fundamental do Sesc/Senac em Fortaleza, na rua Clarindo de Queiroz, no centro da cidade.

1960 – Inauguração oficial do prédio Sesc / Senac.

1965 – Fundação da Federação do Comércio do Estado do Ceará.

1966 – Inauguração do Centro de Atividades do Sesc em Juazeiro do Norte.

1969 – Senac passa a ter sede própria em Fortaleza. Com isso, a administração regional do Sesc passa a ocupar o primeiro andar do Sesc Fortaleza, onde funcionava o Senac.

1972 – Inauguração do Centro de Atividades do Sesc no Crato.

1975 – Inauguração do Restaurante do Comerciário, na Rua 24 de Maio, no Centro de Fortaleza.

1979 – Começa a funcionar a primeira clínica odontológica do Sesc no Estado, na Unidade Centro.

1984 – Falecimento de Clóvis Arrais Maia, fundador da Fecomércio, do Sesc e do Senac no Ceará. A presidência é assumida por José Leite Martins. Ainda nesse ano, é inaugurada a Clínica de Fisioterapia do Sesc Fortaleza.

1992 – A Biblioteca do Sesc localizada na Unidade Fortaleza passa a chamar-se Biblioteca Rachel de Queiroz, homenageando a escritora cearense.

1999 – Criação da Revista Comércio, publicação mensal voltada para empresários do comércio de bens e serviços.

2000 – Unificação do Sistema Fecomércio (Fecomércio/Sesc/Senac/IPDC), cuja presidência é assumida por Luiz Gastão Bittencourt. Nesse ano, são inaugurados o Teatro Sesc Emiliano Queiroz e a nova sede administrativa do Sesc, no mesmo prédio, situado na avenida Duque de Caxias, no Centro da cidade, em Fortaleza.

2001 – Lançamento do Projeto Amigos do Prato, hoje chamado Mesa Brasil Sesc. Inauguração do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, no Sesc Iparana.

2002 – Inauguração primeiro centro educacional Sesc Ler, em Quixeramobim.

2004 – Sesc assume a administração do antigo Cine São Luiz, pertencente ao grupo Severiano Ribeiro. O prédio histórico, localizado na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, passa a chamar-se Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro.

2006 – Concluída reforma do Sesc Centro, que trouxe maior conforto para os freqüentadores e melhor utilização dos espaços da unidade. Inauguração da nova sede do Sesc Juazeiro.

2007 – Inauguração da nova sede da Escola Educar Sesc, em Fortaleza, e do Sesc Senac Iracema – Centro de Comunicação, Artes, Design e Cultura.

 


 

Última atualização em Ter, 29 de Janeiro de 2013 10:52