Hoje é Quarta, 23 Ago 2017
Home Todas VII Encontro Sesc Povos do Mar
VII Encontro Sesc Povos do Mar PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Agosto de 2017 17:53

Povos do MarDe 20 a 24 de agosto, rendeiras, pescadores, marisqueiras, mestres de cultura popular, cada um com suas práticas e saberes, estão reunidos na sétima edição do Encontro Sesc Povos do Mar. Confira!


São mais de 170 comunidades, vindas dos 573km do litoral cearense, que se reúnem na Colônia Ecológica Sesc Iparana para a realização de vivências, rodas de conversa, oficinas e muito mais.

 

Com acesso gratuito a toda programação, a população é convidada a vivenciar experiências e memórias desses povos, que compartilham saberes, fazeres e manifestações artísticas, tudo proposto e construído pelas próprias comunidades. Nos cinco dias de atividades, acontecem 102 oficinas, 80 apresentações artísticas, 61 palestras, 41 práticas alimentares e 32 vivências (trilhas, corrida de zinga, atividades náuticas, etc.)



Sobre o Encontro Sesc Povos do Mar
Em sua sétima edição, o projeto idealizado e desenvolvido pelo Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, tem como objetivo promover a visibilidade e a valorização das comunidades litorâneas, que apresentam oficinas, vivências e histórias de vida durante os cinco dias de atividades.

Durante o encontro, as comunidades, mapeadas e visitadas pela equipe da instituição no decorrer do ano, constroem atividades e propostas na Colônia Ecológica Sesc Iparana. O legado do projeto pioneiro é a construção e consolidação de uma rede social forte e que é continuada para além da programação proposta pelo Sesc. Os povos trocam experiências, unem-se em causas comuns e ganham força para defesa de suas identidades e tradições.

Ao longo da programação são realizadas atividades baseadas em cinco eixos: Sabores, Saberes e Saúde; Feito a Mão; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras; e Dragões do Mar, novidade desta edição. Cada um deles pontua aspectos ligados ao mar e aos que nele habitam.

No eixo Sabores, Saberes e Saúde, o foco é a socialização das práticas alimentares e de medicina tradicional dos povos do mar. Como exemplo, a socialização com o público do peixe Camurupim na brasa, assado de forma tradicional. O eixo Feito à Mão reúne artesãos, ofícios e técnicas desenvolvidas pelas rendeiras, por exemplo, através de práticas e trocas de experiências entre as comunidades.

O Meio Ambiente e Sustentabilidade é o eixo que traz experiências de ONGs, associações e de protagonistas das próprias comunidades sobre as questões do clima e da preservação ambiental, como o Turismo Cultural de Bases Comunitárias. Através dele, surgiu o Projeto Sesc Conversas Flutuantes, que integra também a programação do Encontro Sesc Povos do Mar e leva discussões e ensinamentos em vivências de barco pela foz do Rio Ceará, proporcionando ainda a revitalização da região e a ressignificação do ofício dos barqueiros.

O eixo Cantos, Danças e Brincadeiras reúne expressões artísticas e comunitárias dos povos do mar, congregando e fomentando as brincadeiras e as culturas de tradição oral, como a dança do coco, reisados, bois e bonecos. Já o eixo Dragões do Mar desenvolve, de forma especifica e sistêmica, programações que refletem acerca da utilização do tempo livre e o aprendizado de esportes náuticos. É neste eixo que acontecem as corridas de canoa e a visita ao navio Mara Hope, naufragado na costa da capital cearense.

Ao todo, participam cerca de 300 mestres e representantes das comunidades litorâneas mais distantes, além de 100 representantes das comunidades vizinhas. A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas participem da programação.

Destaques da Programação

Dia 21/8 (segunda-feira)

7h30 Vivência: Trilha do Pajé | Eixo Sabores, Saberes e Saúde
Identificação das plantas e ervas de uso medicinal com o Pajé Luís Caboco do Povo Tremembé - Varjota,  Itarema.
Local: Unidade

8h Vivência musical com instrumentos artesanais. | Eixo Cantos, Danças e Brincadeiras. Ministrante: Tércio Araripe - Grupo Uirapuru Orquestra de Barro  | Comunidade Moita Redonda, Cascavel.

8h Vivência Trem litoral | Eixo Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ministrante: Rusty de Castro Sá Barreto | EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba, Fortaleza.
Percurso de reconhecimento das praias metropolitanas e suas problemáticas socioambientais, trecho saindo da Praia de Iparana até a Beira Mar de Fortaleza. 60 vagas, inscrições no local.

10h – 12h: Oficinas Criativas
Inscrições no local

17h – Apresentações culturais de Reisados, bois e cirandas

Dia 22/8 (terça-feira)

9h – Fragata Sesc Povos do Mar / Conversas Flutuantes
Atividade socioambiental realizada em oito barcos no Rio Ceará. 120 vagas, inscrições no local.

10h - Socialização de Prática Alimentar  | Eixo Sabores, Saberes e Saúde: Filé de peixe com purê de macaxeira. Local: Cozinha experimental da Colônia Ecológica Sesc Iparana. 25 vagas, inscrição no local. Ministrante: Raimundo do Nascimento  | Camocim.

16h - Roda de Conversa Histórias e Brincadeiras de Terreiro.  Palestrantes: Representante do Coco da Vila  | Estevão, Aracati;  Hugo, representante do coco da Majorlândia, Mestre Moisés, Representante da comunidade do Alagadiço  | Trairi, Mestre Representante da comunidade Quixaba.

17h – Apresentações artísticas dos Cocos no Terreiro da Tradição. Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana.

19h – 21h Oficinas Criativas. Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana.

Dia 23/8 (quarta-feira)

8h - Vivências na Sabiaguaba | Eixo: Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Serão realizadas a seguinte atividades:
Trilha da Sabiaguaba. Ministrante: Rusty de Castro -  EcoMuseu do Mangue.| Sabiaguaba, Fortaleza

Conversas Flutuantes no Rio Cocó. Ministrante: Sineide Crisóstomo | Sabiaguaba, Fortaleza.

Oficina de Replantio de mangue. Ministrante: Elismar Santos | Requenguela, Icapuí.

Sairá um ônibus do Sesc Iparana com destino a Sabiaguaba (Fortaleza), local onde ocorrerá esta vivência. Vagas: 15. Inscrição em Iparana.

15h - "Naus catarinetas" - Vivência de barco pela Beira Mar de Fortaleza
Jornada de Saveiro da Beira Mar até o Navio Mara Hope na Praia de Iracema.
Vagas: 60. Inscrições em Iparana.

15h - Socialização de Prática Alimentar | Eixo Sabores, Saberes e Saúde: Risoto de Lula. Local: Cozinha experimental. Vagas 15. Ministrante: | Acaraú

17h – Crepúsculo – Pôr do Sol na Barra do Rio Ceará ao som de sanfoneiro. Apresentação da Banda Reggae a Base (Icapuí).

Dia 24/8 (quarta-feira)

8h – Socialização de Prática Alimentar |  Eixo Sabores, Saberes e Saúde:  Mariscada do Pontal do Maceió. Local: Cozinha Experimental. Vagas: 25. Ministrante: Harileide Monteiro

9h Cine Debate Terreiro Cultural  |  Mininstrante: Ana Vylela. Amontada

9h – 11h Oficinas Criativas
Dia inteiro - Feira "Onde há rede, há renda": espaço para a exposição, comercialização e troca dos produtos e artesanatos tradicionais confeccionados pelas comunidades costeiras.

Noite - Camurupim assado |  Eixo Saberes, Sabores e Saúde  |  Trairi: será assado 1 peixe camurupim em cada dia do VII Encontro Sesc Povos do Mar e servido aos/as participantes.

SERVIÇO
VII Encontro Sesc Povos do Mar
Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (Colônia Ecológica Sesc Iparana (Av. José de Alencar, 150 - Caucaia)
Período: 20 a 24/8
Horário: 8h às 12h e 13h às 21h

Inscreva-se e adquira seu kit promocional no link: http://sistemas.sesc-ce.com.br/POVOSDOMAR/

Confira programação completa aqui.

Informações: (85) 3318.4918 ou 0800 275 5250.

:::Gratuito:::


 

Última atualização em Sex, 18 de Agosto de 2017 17:56
 

Siga-nos no Twitter Adicione-nos no Facebook Veja-nos no YouTube

 

Ir para o Portal Fecomércio

Ir para o Portal Senac

Vídeos

Outros vídeos  >>>


 

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.
Acesse o conteúdo pelo link abaixo.

Tv Sesc

Notícias relacionadas