Hoje é Quarta, 23 Ago 2017
Home Todas Unidade Sesc Saúde Mulher no Mondubim
Unidade Sesc Saúde Mulher no Mondubim PDF Imprimir E-mail
Sex, 16 de Junho de 2017 10:52

Contribuindo com a saúde das mulheres cearenses, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher passa a atender em um novo local no município de Fortaleza. A partir do dia 13/6, a Unidade se instala no Mondubim.


A iniciativa é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e atende as moradoras da Regional VI encaminhadas por postos e hospitais da região. A Unidade fica pelo menos 60 dias no local, e a estimativa é de que no local sejam realizadas 2.280 mamografias, 1920 exames cipatológicos (Papanicolaou) e 6.000 atendimentos nas ações de educação em Saúde.

Além disso, serão atendidas também as moradoras da Regional V que foram reagendadas, que necessitam exame complementar, ou que não foram atendidas durante a permanência da unidade no Canindezinho. Durante o período em que os atendimentos foram realizados no bairro, foram realizadas 944 mamografias, 1772 exames clínico das mamas e Papanicolaou e 5.540 foram alcançadas pelas ações de Educação em Saúde.  

Como funciona?


Os exames são gratuitos e, para fazê-los, é necessário ser encaminhada por alguns dos postos de saúde da Regional VI, que agenda o atendimento da mulher na Unidade Móvel.

Podem fazer a mamografia mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas) de 50 a 69 anos, faixa etária elegível para o exame, segundo recomenda Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Já o citopatológico (Papanicolaou) é indicado para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos.

Os exames são encaminhados para análise e laudo no Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional e regional na área. Em caso de alterações nos exames, as mulheres serão encaminhadas para instituições de saúde através do sistema de regulação do SUS, e as suspeitas de diagnóstico mais evidentes serão encaminhadas pelo município para os Centros de Alta Complexidade em Oncologia, que dará seguimento ao tratamento adequado, de forma gratuita.

Sobre a Unidade Sesc Saúde Mulher

Implantada em 23 estados do Brasil, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher chega ao Ceará com a proposta de auxiliar no combate ao câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de contribuir na prevenção de outras doenças e promoção da saúde através das ações de Educação e Saúde

O veículo dispõe de equipamentos para realização dos exames, que são ofertados com o intuito de reforçar o sistema de saúde local, facilitando o acesso das mulheres aos serviços disponibilizados, através da parceria entre Sesc e as prefeituras municipais.

A estrutura consiste em um caminhão dividido em consultório  para realização da prevenção (exames clínico das mamas e Papanicolaou), sala de mamografia contendo mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para ações educativas, além de servir como recepção e sala de espera.
No primeiro ano de atividades, a Unidade percorre o município de Fortaleza e Região Metropolitana. A proposta é levar posteriormente a realização de exames preventivos para todo o Ceará.

SERVIÇO
Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher no bairro Mondubim

Local: Policlínica do Jangurussu (Estrada do Itaperi, S/N)
Início: 13/6
Horário de atendimento: 8h às 17h
Informações: (85) 3464.9369


 

Última atualização em Seg, 19 de Junho de 2017 10:48
 

Siga-nos no Twitter Adicione-nos no Facebook Veja-nos no YouTube

 

Ir para o Portal Fecomércio

Ir para o Portal Senac

Vídeos

Outros vídeos  >>>


 

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.
Acesse o conteúdo pelo link abaixo.

Tv Sesc

Notícias relacionadas