Hoje é Sábado, 29 Abr 2017
Home Cultura
Programa Cultura PDF Imprimir E-mail
Sex, 16 de Setembro de 2011 11:21
Índice do Artigo
Programa Cultura
Apresentações Artísticas
Desenvolvimento Artístico-Cultural
Bibliotecas
Todas as Páginas

 

Programa Cultura


 

O Sesc promove e difunde o direito de participação e acesso à cultura. Através de festivais, mostras, seminários e projetos culturais que visam dimensionar o fazer artístico, seja nas Artes Cênicas (teatro, dança e circo), na Música, na Literatura, nas Artes Visuais, no Audiovisual, na Tradição ou nas Artes Integradas, o Sesc fomenta a produção e o intercâmbio artístico, tendo como fatores fundamentais a promoção da reflexão e da criatividade dos indivíduos.

A programação cultural do Sesc é desenvolvida através de espaços e equipamentos adequados, contando com cinco teatros que são referência em estrutura, como os Teatros Sesc Emiliano Queiroz e Sesc Iracema, ambos localizados em Fortaleza, Teatro Patativa do Assaré em Juazeiro do Norte, Teatro Adalberto Vamozzi no Crato e o Teatro Sesc em Iguatu. Além disso, as Áreas de Convivência de cada Unidade recebem regularmente apresentações artísticas e as bibliotecas fixas e móveis do Sesc levam conhecimento, educação e cultura para a população.

Os festivais, mostras, seminários e projetos culturais  do Sesc são divididos por área de atuação:

 

Artes Cênicas

Palco Giratório – Por meio da circulação de espetáculos de artes cênicas, o projeto promove o intercâmbio cultural e o fortalecimento das ações de formação de plateia. Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, a programação acontece nas Unidades Fortaleza, Iracema, Centro, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Centros Educacionais Sesc Ler.

Festival Palco Giratório – O Festival reúne espetáculos contemplados para circulação nacional e grupos locais, promovendo a difusão e a troca de experiências, impressões e conhecimento entre público e artistas, produtores, pesquisadores locais e visitantes. As apresentações acontecem nas Unidades Fortaleza e Centro do Sesc, Educar Sesc e Sesc Iracema.

Dramaturgias – O projeto fomenta o surgimento de novos coletivos e propostas cênicas, se desdobrando em módulos temáticos como forma de potencializar as múltiplas possibilidades arraigadas ao conceito da palavra “dramaturgia” na contemporaneidade: leitura dramática, escrita dramatúrgica, dramaturgia da dança, do ator e do circo com programação nas Unidades Fortaleza, Centro, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc.

Temporada de Artes Cênicas – Por meio de apresentação de espetáculos artísticos, o projeto promove a formação de plateia e o fomento das artes cênicas. As apresentações acontecem nas Unidades Fortaleza, Crato, Sobral, Iguatu e Juazeiro do Norte do Sesc.

Terça Encena – Valorizando as produções em artes cênicas, o projeto promove a formação de plateia por meio de apresentações sistemáticas de teatro, circo e dança. As apresentações acontecem nas Unidades Centro e Fortaleza do Sesc.

Teatro Escola – O projeto proporciona o acesso à arte, por meio de apresentações de espetáculos destinados aos estudantes de escolas públicas e privadas. A programação acontece nas Unidades Fortaleza, Crato, Sobral, Iguatu e Juazeiro do Norte do Sesc, Educar Sesc Fortaleza, Sesc Iracema e Centros Educacionais Sesc Ler.

Teatro Itinerante – O projeto difunde as artes cênicas através de apresentações artísticas nas comunidades, com programação nos Centros Educacionais Sesc Ler Aracati e Ibiapina.

NET – Núcleo de Estudos Teatrais – O projeto promove a prática e o estudo teórico das variadas vertentes cênicas, através de cursos em que se realizam experimentações e exercícios destinados a atores, diretores e pesquisadores e tem programação nas Unidades Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte do Sesc e no Educar Sesc Fortaleza.

Sesc Criança – O projeto promove a formação de plateia e o fomento das artes cênicas, realizando oficinas de teatro de bonecos, brinquedos artesanais, pinturas e desenhos, com programação na Unidades Fortaleza do Sesc, Colônia Ecológica Sesc Iparana, Educar Sesc Fortaleza e Centros Educacionais Sesc Ler.

Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural (Artes Cênicas) – As atividades realizadas pela Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural, através das Artes Cênicas, proporcionam a ampliação do conhecimento artístico-cultural, por meio de cursos, oficinas, palestras, seminários, fóruns, debates e similares na linguagem das artes cênicas: teatro, dança e circo. A programação acontece nas Unidades Fortaleza, Centro, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc, Educar Sesc, Sesc Iracema e Centro Educacional Sesc Ler Ibiapina.

Quinta Encena –  O projeto fomenta a produção teatral dos grupos locais, assegurando-lhes temporadas para as suas montagens. É realizado no Sesc Iracema.

Quarta do Riso e Sábado do Riso – Por meio de apresentações e espetáculos, os projetos proporcionam momentos de fruição do humor cearense.

FHC – Festival do Humor Cearense – Reunindo talentos por meio de apresentações e espetáculos, o festival fomenta a cena humorística cearense.

Cabaré Teatro – O projeto congrega a classe artística, produtores e público adulto por meio de performances cênicas, esquetes teatrais, saraus e interpretações musicais.

Mostra de Esquetes Teatrais – O projeto oportuniza a fruição cultural, incentivando a produção cênica local por meio de apresentações de esquetes, promovendo o acesso à cultura.

Mostra de Teatro de Rua – Promove e difunde a estética cênica de rua, por meio da circulação e intercâmbio de espetáculos e performances em escolas, praças públicas e municípios atendidos pelas Unidades do Sesc.

Semana da Dança –  A Semana da Dança realizada pelo Sesc fomenta e fortalece a prática da dança na região. A programação acontece em parceria com a ADC - Associação Dança Cariri, por meio de palestras e oficinas.

 

Literatura

BiblioSesc – Com o intuito de contribuir socialmente para o desenvolvimento intelectual, cultural, profissional e pessoal dos indivíduos, o Sesc leva educação e leitura aos bairros de Fortaleza e Região Metropolitana através da sua biblioteca itinerante, o BiblioSesc. Atualmente, o Sesc possui dois caminhões que fazem as visitas nos bairros, levando um acervo com os mais diversos gêneros literários, além de revistas.

Semana do Livro Infantil – Estimulando o gosto pela leitura, através de consultas e empréstimos de livros, a Semana do Livro Infantil tem programação alusiva ao Dia do Livro Infantil e acontece nas Unidades Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu do Sesc, Educar Sesc Fortaleza e Centros Educacionais Sesc Ler.

Semana do Livro e da Biblioteca – Disponibilizando o acervo para consultas e empréstimos, a Semana do Livro e da Biblioteca estimula o gosto pela leitura e visitação às bibliotecas. O projeto é realizado durante o mês de outubro em celebração ao livro e à biblioteca, com programação nas Unidades Fortaleza, Centro, Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu do Sesc, Educar Sesc Fortaleza e Centros Educacionais Sesc Ler.

Cordelteca Sesc – Disponibilizando o acervo de cordéis para consultas e empréstimo de livros e revistas sobre Literatura de Cordel para pesquisadores, estudantes e usuários em geral, o projeto oportuniza o acesso à leitura.

Prêmio Sesc de Literatura – O Prêmio Sesc de Literatura acontece anualmente e já revelou, desde 2003, 21 novos escritores, selecionando obras inéditas nas categorias Conto e Romance para publicação em âmbito nacional.

Feiras, mostras e jornadas de Literatura – Incentivando o hábito da leitura de obras literárias, por meio de contação de histórias, rodas de poesia e apresentações artísticas com programação nas Unidades Fortaleza, Centro, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc e nos Centros Educacionais Sesc Ler.

Autores em Contexto – Promovendo o diálogo entre autores e público, o projeto contempla áreas específicas e incentiva o hábito da leitura, através de encontros para lançamentos de livros, com disponibilização das obras nas bibliotecas das Unidades Centro, Iguatu, Juazeiro do Norte e Sobral do Sesc.

Bazar das Letras – O projeto promove o diálogo entre autores e público e incentiva o hábito da leitura de obras literárias, através de lançamentos de livros, bate-papo com escritores e participação do público. As obras lançadas passam a compor o acervo das Bibliotecas das Unidades Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral Sesc, além do Centro Educacional Sesc Ler Quixeramobim.

Dia da Poesia – Despertando o interesse pela poesia, o Dia da Poesia, realizado pelo Sesc em comemoração à data, promove ações por meio de recitais e performances em escolas, universidades, centros comerciais, espaços e transportes públicos. A programação acontece nas Unidades Fortaleza, Centro, Crato, Sobral, Iguatu e Juazeiro do Norte do Sesc e nos Centros Educacionais Sesc Ler.

Performance Poética – Por meio do lançamento de livretos de poesia com distribuição gratuita, o projeto incentiva a produção poética e performance do autor. A programação acontece nas Unidades Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc.

A Hora do Conto - O projeto desperta o prazer pela leitura incentivando o contato com os livros através de contação de histórias. A programação acontece nas Unidades Fortaleza, Crato, Sobral, Juazeiro do Norte e Iguatu do Sesc, Educar Sesc Fortaleza, e Centros Educacionais Sesc Ler.

Sesc Cordel – Promovendo e difundindo a poesia popular, o projeto fomenta a Literatura de Cordel e Xilogravuras através de exposições, lançamentos e publicações de livros. A programação acontece nas Unidades Fortaleza, Centro, Crato, Iguatu e Juazeiro do Norte do Sesc, Sesc Iracema e nos Sesc Ler Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante.

Círculo de Leitura - Compartilhando vivências literárias através do livro e da leitura, o projeto democratiza o acesso à cultura por meio de rodas de conversa e palestras com programação nas Unidades Centro, Crato, Juazeiro do Norte e Sobral do Sesc e Centros Educacionais Sesc Ler.

Conversa com o Escritor - O projeto promove a integração entre o escritor,  o leitor e a obra por meio de palestras em escolas públicas, com a visita de um escritor para bate-papo e distribuição da obra com os alunos. A programação acontece nas Unidades Fortaleza e Crato do Sesc e Centros Educacionais Sesc Ler.

Quarta Literária –  O projeto estimula a leitura e o conhecimento das obras através de encontros mensais, onde são realizadas rodas de conversa em que são trabalhados autores e obras da Literatura Nacional. A programação acontece nos Centros Educacionais Sesc Ler.

Do Livro ao Cinema –  O projeto estimula a leitura estabelecendo interface entre a literatura e o cinema através de debates que contextualizam a produção cinematográfica e a obra literária. A programação acontece nas Unidades Fortaleza e Iguatu do Sesc.

LiterARTE: Quando a Arte Dialoga com o ENEM – O projeto possibilita o intercâmbio entre vestibulandos, comunidade e professores, por meio de palestras sobre Arte, Cultura, Literatura e ENEM, contribuindo para o acesso de alunos à Universidade Pública e Institutos de Educação Federais com programação nas Unidades  Fortaleza e Centro do Sesc.

Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural (Literatura) – A Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural realiza, através da Literatura, atividades que proporcionam a ampliação do conhecimento artístico-cultural através de oficinas, cursos e palestras fundamentadas na Literatura. A programação acontece nas Unidades Fortaleza, Centro, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte  do Sesc e nos Centros Educacionais  Sesc Ler.

Seminário Revelando a Literatura Cearense – Revitaliza a Literatura Cearense através de palestras, recitais e depoimentos, sempre homenageando um escritor cearense.

Abraço Literário – Democratizando o acesso à leitura através do compartilhamento de experiências literárias em rodas de conversa, o projeto acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Abraço Literário Itinerante – Dissemina a leitura, formando leitores assíduos através da Literatura por meio de rodas de conversa em escolas públicas da capital e na Escola Educar Sesc Fortaleza.

Encontro Cearense de Escritores – O encontro valoriza e promove o intercâmbio entre escritores da capital e do interior por meio de palestras, oficinas e rodas de conversa.

Café e Filosofia – O projeto desperta a consciência filosófica sobre os fatos da vida cotidiana através  de palestras semanais.

Caminhos da Leitura – O projeto realiza mensalmente diálogos entre literatura e as mais variadas possibilidades interativas como teatro, música e cinema, com ações que visam incentivar grupos escolares do ensino fundamental e médio a pesquisar sobre o processo de criação e de obras literárias. A ação apresenta a amplitude da obra literária na percepção das diversas linguagens artísticas.

Conto pela Cura – O projeto desperta o encanto pela leitura através de sessões de contação de histórias nas dependências pediátricas e quimioterápicas de hospitais, proporcionando às crianças momentos afetuosos.

Conto em Cena – O projeto incentiva e difunde a leitura, apresentando ao público Contos da Literatura na forma de esquete teatral, seguido de discussão dos aspectos relevantes da obra.

Concurso de Contos – Promovido pelo Sesc a cada dois anos, o Concurso de Contos tem o objetivo de promover e incentivar a produção e publicação de textos literários de autores cearenses destinados ao público adulto. O autor, além de ser cearense, deve ter idade igual ou superior a 18 anos e escrever um texto inédito de duas a dez páginas.

 

Música

Sonora Brasil – Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais” desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do País, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial. No Ceará, a programação acontece nas unidades Fortaleza, Centro, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, e Sobral do Sesc, Sesc Iracema e Centros Educacionais Sesc Ler.

Concerto Sesc Partituras – O projeto tem por objetivo difundir e democratizar o patrimônio musical brasileiro de tradição escrita, incentivando o desenvolvimento de artistas da música de concerto e o trabalho de compositores contemporâneos simultaneamente com a proposta de levar a conhecimento do público em geral. A proposta visa divulgar o site Sesc Partituras, tornando-o vivo, difundindo a música brasileira e estimulando a formação de grupos de câmara possibilitando ao público o contato com a riqueza da música no Brasil. Assim, os músicos interpretam músicas presentes no acervo. A programação acontece nas unidades Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc.

Armazém do Som – O projeto possibilita a interação e o contato do público com os mais variados estilos, ritmos e concepções musicais. A proposta é formar plateias e estimular a consciência crítica por meio de música de qualidade. A programação acontece nas unidades Fortaleza, Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte e Crato do Sesc, Teatro Sesc Emiliano Queiroz, Sesc Iracema e Centros Educacionais Sesc Ler.

Mostra de Bandas Armazém do Som – Contribuindo para o fortalecimento da cena musical, autoral e experimental, o projeto proporciona o intercâmbio entre grupos musicais. A programação acontece nas Unidades Sobral e Juazeiro do Norte do Sesc.

DegustaSom: Delícias Sonoras – O projeto traz shows semanais de nomes da música popular do Ceará e de outros estados, com apresentações que contribuem para o desenvolvimento artístico-cultural da população e acontecem  nas Unidades, Fortaleza, Centro e Sobral do Sesc, no Sesc Iracema e na Colônia Ecológica Sesc Iparana.

Sesc Instrumental – O projeto promove os mais variados gêneros da música instrumental, favorecendo os grupos musicais e a interlocução com o público. A programação acontece nas Unidades Fortaleza, Centro, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc e na Colônia Ecológica Sesc Iparana.

Sesc Chorinho –  O projeto divulga a produção musical brasileira trazendo um repertório que mescla apresentações de choro, samba de roda e samba de raiz. As apresentações acontecem nas Unidades Fortaleza e Centro do Sesc.

Estacionamento da Música – O projeto Estacionamento da Música promove o acesso à cultura através de apresentações de estilos e gêneros variados, com compositores e músicos de renome nacional e local. As apresentações acontecem nas Unidades Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc e na Colônia Ecológica Sesc Iparana.

Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural (Música) – A Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural, proporciona através da música, a ampliação do conhecimento artístico-cultural, por meio de palestras, cursos, workshops e oficinas de prática de instrumentos e tecnologia musical. As atividades acontecem nas Unidades Fortaleza, Centro, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc, Educar Sesc Fortaleza e Centros Educacionais Sesc Ler.

Coral Sesc – No Coral Sesc, os alunos potencializam as habilidades musicais por meio da prática de canto coral. O projeto proporciona encontros que possibilitem trocas de vivências e memórias através da música. A programação acontece nas Unidades Fortaleza, Centro e Sobral do Sesc, e nos Centros Educacionais Sesc Ler Ibiapina e Crateús.

Orquestra de Realejo – As atividades promovem vivências sonoras através de oficinas semanais relacionadas à prática do instrumento realejo, com foco na clientela comerciária.

Escola de Música Sesc Iguatu – A Escola de Música da Unidade Iguatu do Sesc proporciona a ampliação do conhecimento artístico-cultural através de cursos de musicalização em instrumentos populares: violão, teclado, flauta, canto coral, bandolim e sanfona. As aulas contemplam comerciários, alunos de escolas públicas e a comunidade em geral.

Música ao Pôr do Sol – Realizado uma vez por mês com o objetivo de possibilitar a interação e o contato do público, o projeto Música ao Pôr do Sol apresenta os mais variados estilos, ritmos e concepções musicais da região do Cariri. A proposta é formar plateias e estimular a consciência crítica por meio de música.

Música nas Férias – O projeto promove o intercâmbio entre músicos locais, artistas de reconhecimento nacional e internacional, compositores e público em geral, por meio de oficinas, roda de conversa e apresentações de estilos e gêneros diversos.

 

Audiovisual

Cine Sesc – O projeto estimula a formação de plateia na linguagem do audiovisual, por meio da exibição de filmes que compõem o acervo adquirido através do Departamento Nacional do Sesc. A programação acontece nas Unidades Fortaleza, Centro, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Sobral do Sesc, Sesc Iracema,  e Centros Educacionais Sesc Ler.

Mostra 21 – Com exibição de filmes de arte durante 21 dias ininterruptos (curtas, longas e documentários), seguida de debates, diante da cinematografia nacional e mundial, a mostra promove a inserção da linguagem cinematográfica, gerando condições para maior apuro crítico e estético, por parte do público. A programação acontece nas Unidades  Crato e Juazeiro do Norte do Sesc.

Cine Sesc Volante –  O projeto oportuniza o acesso a filmes de arte em escolas, comunidades e demais espaços públicos através de sessões de cinema itinerantes. A programação acontece nas Unidades Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc e nos Centros Educacionais Sesc Ler.

Cine Clube –  O Projeto proporciona o acesso à arte por meio da exibição de filmes temáticos, seguida de debates com programação nas Unidades Fortaleza e Juazeiro do Norte do Sesc e nos Centros Educacionais Sesc Ler Quixeramobim e Aracati.

Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural (Audiovisual) – As atividades realizadas pela Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural, através do Audiovisual, proporcionam a ampliação do conhecimento artístico-cultural por meio de palestras, cursos, mediações e oficinas em Audiovisual. As atividades acontecem nas Unidades Fortaleza, Centro, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc, Educar Sesc e Centros Educacionais Sesc Ler.

O Cinema e sua ancestralidade – O projeto proporciona debates após as exibições de filmes de curta-metragem produzidos por jovens formados nas escolas de audiovisual do Nordeste e, em especial, do Ceará, abordando temáticas sobre Maracatu Cearense, manifestações culturais populares, tradicionais, folclóricas e ancestralidade.

Movie-Mento de Ideias – O projeto estimula o senso crítico, ampliando o repertório de visões de mundo, promovendo o diálogo entre o cinema e a filosofia, por meio de debates.

Mostra de Curta-metragens Cariri – A Mostra de Curta-metragens promove a mediação e diálogo entre os produtores e comunidade sobre as obras cinematográficas da Região do Cariri Cearense incentivando a produção de filmes locais.

Grupo de Estudo sobre Cinema –  O grupo de estudo promove o estudo e a reflexão sobre as obras cinematográficas de grandes diretores, estabelecendo condições e diálogos entre cinéfilos e estudantes em geral.

Curta Sesc – O projeto difunde a produção audiovisual, proporcionando o acesso às obras cinematográficas brasileiras.

Lançamento da Revista Sétima – Com o objetivo de apreciar a sétima arte e estudar os teóricos e praticantes do cinema, nos encontros, o grupo de pensamento formado por cerca de 40 pessoas assiste a filmes, debate o contexto histórico das obras cinematográficas e, no momento de reflexão, faz um link com a contemporaneidade.

 

Artes Visuais

Mostra Sesc de Arte Naïf – O projeto valoriza a produção dos artistas “Naïf” do Estado, através da circulação da exposição de seus trabalhos. As atividades acontecem nas Unidades Centro, Crato, Sobral, Juazeiro do Norte e Iguatu do Sesc, Sesc Iracema e Centros Educacionais Sesc Ler.

Exposições, Instalações e Performances – Apresentando ao público as Artes Visuais em suas variações técnicas: objeto, fotografia, gravura, pintura, escultura, grafite, performance, instalação, videoarte e desenho, as exposições acontecem nas Fortaleza, Centro, Crato, Sobral, Juazeiro do Norte e Iguatu do Sesc, Sesc Iracema, Educar Sesc Fortaleza e Centros Educacionais Sesc Ler.

Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural (Artes Visuais) – As atividades realizadas pela Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural, através das Artes Visuais, proporcionam a ampliação do conhecimento artístico-cultural por meio de cursos, oficinas, palestras, ações educativas e mediação nas exposições em escolas, comunidades e espaços do Sesc com programação nas Unidades Fortaleza, Centro, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc, Educar Sesc Fortaleza e Centros Educacionais Sesc Ler.

 

Tradição

Rede Sesc de Desenvolvimento Artístico-Cultural (Tradição) –  As atividades realizadas pela Rede Sesc de Desenvolvimento Artísticos-Cultural, através da Tradição, proporcionam a ampliação do conhecimento artístico-cultural por meio de cursos e oficinas fundamentadas nas linguagens das culturas populares tradicionais.  As atividades acontecem nas Unidades Fortaleza, Centro, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc, Educar Sesc Fortaleza e Centros Educacionais Sesc Ler.

Ao Gosto Popular – Valorizando as manifestações de tradição, o projeto, que acontece durante o mês de agosto, quando se comemora o dia do Folclore, fortalece as potencialidades da cultura popular. A programação acontece nas Unidades Fortaleza, Centro, Crato, Sobral, Juazeiro do Norte e Iguatu do Sesc e Centros Educacionais Sesc Ler.

Sesc Cultura de Raiz – A atividade promove a cultura popular, fortalecendo as manifestações de tradição através de ações diversas, como apresentações e exposições, e acontece nas Unidades Fortaleza, Centro, Crato, Sobral, Juazeiro do Norte e Iguatu do Sesc e Centros Educacionais Sesc Ler.

Mostra Junina – A Mostra Junina fomenta e difunde as manifestações de tradição cultural junina por meio de apresentações de danças. Elas acontecem na Unidade Juazeiro do Norte do Sesc e nos Centros Educacionais Sesc Ler.

Festival de Quadrilhas Juninas Sesc Ativo – O Festival oportuniza a integração e a valorização da cultura regional através de apresentações de quadrilhas juninas que acontecem nas Unidades Fortaleza e Juazeiro do Norte do Sesc, Colônia Ecológica Sesc Iparana e Centros Educacionais Sesc Ler.

Quinta com Verso e Viola – O projeto promove a difusão e intercâmbio da música de tradição do repente e da viola através de apresentações de repentistas e violeiros. As apresentações acontecem nas Unidades Fortaleza e Juazeiro do Norte do Sesc.

Dia de Reis – Em alusão ao Dia de Reis, o Sesc realiza atividades que valorizam as culturas de tradição, promovendo apresentações de grupos do ciclo natalino com programação nas unidades Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc e no Centro Educacional Sesc Ler São Gonçalo do Amarante.

Encontro com os Mestres – Com a narrativa de grupos populares, o projeto difunde a memória oral da tradição, através de palestras, debates, roda de conversas e oficinas.

Muito prazer, sou tradição! – O projeto proporciona conhecimento da nossa cultura popular através de palestras ministradas pelos mestres da tradição em escolas públicas e na Escola Educar Sesc de Juazeiro do Norte.

Sesc na Feira – Com atividades que perpetuam as manifestações populares, através de apresentações de violeiros, aboiadores, emboladores, repentistas, cordelistas, bem como exposições, a programação acontece no primeiro sábado de cada mês, no centro de Iguatu.

Festival de Violeiros – O festival valoriza e perpetua as manifestações de tradição oral presentes na região do Iguatu, integrando repentes, violas, emboladas e cordelistas, proporcionando o intercâmbio cultural e aproximando as gerações.

Festival de Sanfonas e Sanfoneiros – O festival valoriza e perpetua as manifestações artísticas populares, possibilitando, de forma dinâmica e criativa, a apresentação das histórias e das memórias dos sanfoneiros.

Brincantes e Romeiros, tradição e fé – Realizado em períodos de romarias, o projeto tem por objetivo promover um diálogo entre a cultura popular e religiosa, além de divulgar grupos de tradição da região de Juazeiro do Norte.

Artes Integradas

Mostra Sesc Cariri de Culturas – Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, a mostra cultural é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo, promovendo o intercâmbio, o desenvolvimento e a fruição cultural entre artistas participantes e público em geral.

Semana Sesc de Artes Integradas – Através de uma programação variada com apresentações teatrais, oficinas, música e exibições audiovisuais, a Semana de Artes Integradas valoriza e fomenta o fazer cultural em todas as linguagens artísticas com apresentações nas Unidades Fortaleza, Centro, Crato, Sobral, Juazeiro do Norte e  Iguatu do Sesc, Sesc Iracema e Centros Educacionais Sesc Ler.

Cultura na Escola – Com contato direto com alunos de escolas públicas e ONGs, o Sesc leva cultura para estudantes através de espetáculos de teatro, circo, dança e música. As atividades acontecem na Unidade Fortaleza do Sesc, Educar Sesc Fortaleza e Sesc Iracema.

Sesc Convida – O projeto promove a formação de plateia, difundindo as artes por meio de apresentações artísticas de múltiplas linguagens, aproximando o comerciário dos espaços artísticos.

Culturando nas Férias –  O projeto, que acontece nas férias, desenvolve o gosto pelas artes por meio de apresentações culturais envolvendo Cinema, Literatura e Artes Cênicas, direcionadas ao público infantil, em escolas públicas e ONGs.

Aldeia Sesc do Vale do Acaraú –  O projeto promove o intercâmbio cultural, a formação de plateia e o fomento da arte nas mais diversas linguagens, estimulando a criação e o olhar crítico.

Cultura Sesc em Ação –  O Sesc promove o acesso à cultura através de apresentações de música e teatro em espaços públicos das cidades atendidas pelas Unidades do Sesc.

InterARTE Sesc na Praça – O projeto, realizado um vez por mês em Sobral trabalha as artes em suas várias linguagens, promovendo a integração entre os artistas e o incentivo à leitura por meio de exposição de artes visuais e apresentação de cordéis, dança, cinema, teatro e circo nas praças públicas.

Circuito Patativa do Assaré – O circuito oportuniza a fruição cultural, promovendo a circulação de diversos tipos de arte nos municípios atendidos pela Unidade.

Encontro Sesc de Literatura e Arte dos Sertões –  Os encontros estimulam o intercâmbio cultural entre artistas das várias linguagens, por meio de manifestações que permeiam o erudito e o popular, visando refletir sobre os múltiplos conceitos de sertão.

De Noite com a História – O projeto proporciona ao público participante o acesso à cultura literária durante a noite e madrugada, através de apresentações de espetáculos, contação de histórias e exibição de filmes.

Sexta Sesc na Feira – O projeto difunde a cultura popular em espaço de feira popular, através de apresentações artísticas de tradição, música, dança, teatro e literatura.

Tenda Sesc Itinerante – O projeto possibilita o acesso à cultura por meio de vivências, debates, oficinas e apresentações artísticas. Visa fomentar a geração de renda, ressignificação dos espaços comunitários e valorização das culturas locais. As atividades acontecem nas Unidades Fortaleza, Sobral, Crato, Iguatu e Juazeiro do Norte do Sesc.

Semana Assaré em Arte e Cultura -  A Semana Assaré em Arte e Cultura valoriza e fomenta o fazer cultural em todas as linguagens artísticas, realizando ações formativas por meio de oficinas, debates e workshops.

Conselheiro Vivo – O projeto relembra a memória de Antônio Conselheiro através de ações como a realização de oficinas (xilogravura e cordel) e produções literárias, em parceria com a Secretaria de Cultura do Município de Quixeramobim.

Ações em Parceria

O Sesc conta com parcerias de prefeituras, instituições e empresas para realizações de ações como:

Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri – fomentar, difundir e promover as manifestações artísticas em sua totalidade através de apresentações artísticas e intercâmbios.

Feira de Negócios de Crateús – FENECRATE – tornar as ações de cultura acessíveis ao maior público, por meio de exposição de livros da biblioteca itinerante, contos de história e apresentações artísticas, através de parceria com o SEBRAE.

Feira de Artesanato, Comércio e Serviços de Quixeramobim - FAIQ – fortalecer as ações de cultura do Sesc na Região, em parceria com o Sebrae, por meio de exposições e apresentações artísticas.

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – proporcionar a formação de plateia e incentivar a difusão de espetáculos infantis, em parceria com a Associação dos Amigos de Guaramiranga – AGUA. Na programação, é realizada uma etapa do projeto Palco Giratório, com apresentação de espetáculo do circuito nacional, cabendo também ao Sesc realizar a Mostra de Teatro Infantil.

Semana da Dança – fomentar e fortalecer a prática da dança na região, em parceria com a ADC - Associação Dança Cariri, por meio de performances e apresentações nas mais variadas vertentes.

Expo Art – promover e difundir a produção cultural através de apresentações artísticas, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Aracati e o IACB - Instituto Aracupira de Cultura Brasileira.

Carnaval Popular de São José de Solonópole – valorizar e perpetuar as manifestações da cultura popular com exposições, apresentações musicais e dança. A atividade é promovida pelo Sesc em parceria com a Associação de Moradores Manoel Fortunato.

Festa do Pau da Bandeira – fomentar a tradição popular, contemplando apresentações culturais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbalha.

Mostra de Cinema de Iguatu – proporcionar o acesso à sétima arte por meio da exibição de filmes, seguida de debates, em parceria com a Instituição Água Boa Cultural.

Cine Clube IPHANAQ – oportunizar a Região a ter acesso ao cinema nacional de forma gratuita em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Quixeramobim, com exibição de filmes do projeto Cine Sesc, promovendo o diálogo com as comunidades e distritos do município.

Festival de Inverno da Serra da Meruoca – proporcionar o intercâmbio entre grupos musicais da região e possibilitar ao público o acesso à produção musical autoral, criativa e não reiterativa. O Sesc tem o seu palco para apresentações artístico-culturais de músicos locais e regionais, como parceiro da Prefeitura de Meruoca.

Festival de Violeiros Sesc Ceará Diversos - promover e incentivar a cultura tipicamente nordestina, estimulando o interesse pela poesia popular em sua forma principal de manifestação: “a cantoria”.

Mostra de Cinema de Iguatu – proporcionar o acesso à sétima arte, por meio da realização de oficinas de cinema, rodas de conversa com autores e artistas, em parceria com a Instituição Água Boa Cultural.


ESPAÇOS (Equipamentos)


 

TEATRO SESC EMILIANO QUEIROZ

184 lugares, serviços de recepção e bilheteria, caixa cênica com infra-estrutura apropriada a espetáculos de teatro, dança e música, suporte cerimonial para palestras e encontros, além de projeção de vídeo. Dimensões: 7m de boca de cena, 2m50cm de altura de boca de cena, profundidade de 6m até a rotunda, caixa de cena com 8m de largura e 4m de altura. Informações: (85) 3452 9090.

SESC SENAC IRACEMA

Espaço cultural destinado a ser um território de encontros, de circulação das experimentações, com a ações de teatro, dança, artes plásticas e tradição popular. Informações: (85) 3452 1242

TEATRO DO SESC JUAZEIRO

240 lugares, serviços de recepção e bilheteria, caixa cênica com infra-estrutura apropriada a espetáculos de teatro, dança e música, suporte cerimonial para palestras e encontros, além de projeção de vídeo. Informações: (88) 3512 3355

TEATRO AUDITÓRIO DO SESC CRATO

140 lugares, serviços de recepção e bilheteria, palco adaptável a espetáculos de teatro, dança e música, palestras, cerimônias e encontros. Informações: (88) 3523 4444

GALERIAS SESC

As unidades de SESC em Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte dispõem de galerias de arte que comportam exposições artísticas, climatizadas e com sala de suporte para reserva e guarda de material. Informações: Nas unidades do SESC.

SALAS DE ENSAIO

Salas próprias aos ensaios e realizações de cursos e oficinas de teatro, dança e música, nas unidades de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral.
Informações: Nas unidades do SESC.

BIBLIOTECAS SESC

As Bibliotecas SESC são equipadas com sistema de consulta pela Internet, salas de leitura e amplo acervo para consulta e empréstimo. Nas unidades de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu, e nos centros educacionais SESC Ler de Aracati, São Gonçalo do Amarante, Quixeramobim, Crateús, Ibiapina e Itapipoca. Informações: Nas unidades do SESC e SESC Ler.

SALAS DE VÍDEO

Salas equipadas com projetor, telão e equipamento de som para exibição de filmes em VHS e DVD. Nas unidades Fortaleza e Centro, na Capital, e Juazeiro do Norte e Sobral, no Interior. Informações: Nas unidades do SESC.

AUDITÓRIO DO SESC IGUATU

Capacidade para 120 lugares, palco com 6m de largura, 5,2m de comprimento e 2,8m de pé direito. Possui central de ar e cabine de luz. Informações: (88) 3581 1130

TENDA SESC ITINERANTE

Duas lonas de um mastro e uma lona de dois mastros, com estrutura para eventos em locais variados e capacidade de atender até 600 pessoas. Informações: Nas unidades do SESC.

 

 



Última atualização em Sex, 03 de Junho de 2016 10:45
 

Siga-nos no Twitter Adicione-nos no Facebook Veja-nos no YouTube

 

Ir para o Portal Fecomércio

Ir para o Portal Senac

Vídeos

Outros vídeos  >>>


 

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.
Acesse o conteúdo pelo link abaixo.

Tv Sesc