O evento

Pioneiro em propor o intercâmbio de saberes e experiências entre Brasil, França, Canadá, Itália e Suíça, envolvendo contextos distintos sobre inclusão e proteção social, o  Colóquio Internacional Sesc-UFC trabalha a temática “Inclusão Social e Diversidade na Educação”. A iniciativa reúne, nos dias 1 e 2/2, na Colônia Ecológica Sesc Iparana, importantes pensadores e especialistas internacionais e nacionais, que estudam as temáticas em renomadas Universidades do mundo.

A iniciativa é realizada pelo Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE) em parceria com a Universidade Federal do Ceará, por meio do Observatório de Políticas Públicas (OPP/UFC), e a Université Paris Descartes – Sorbonne Paris Cité – Centre de Recherche Sur Les Liens Sociaux (Centro de Pesquisa sobre os Laços Sociais).

O Colóquio Internacional Sesc-UFC reforça a importância da inclusão quando se trata de ações concretas na educação e das responsabilidades dos trabalhadores sociais, dos educadores e dos professores. A programação inclui palestras seguidas de debates e de atividades socioculturais, além de espaços de reflexão sobre os mais diversos aspectos da inclusão e da diversidade no âmbito da educação, contribuindo com a qualificação dos educadores, agentes diretos na formação humana.

Participam do encontro, importantes acadêmicos e profissionais da educação – agentes diretos na formação humana, estudantes e sociedade em geral para um momento de discussão e ampliação de conhecimentos.

A diversidade social das populações toca o problema atual da necessidade de desenvolvermos ações que favoreçam a construção do laço social. A transformação incessante do mundo, que envolve questões econômicas, políticas e sociais, provoca a necessidade de adaptação constante do ser humano para o viver em sociedade. Um aprendizado contínuo.

Voltar para o topo