Inclusão, diversidade e proteção social vivenciados na educação em debate

Em dois dias intensos de programação, o Colóquio Internacional Sesc-UFC sobre Inclusão Social e Diversidade na Educação promove o debate e a reflexão  quanto a temática na educação atual e a que se vislumbra em um futuro próximo. O encontro pioneiro acontece nos dias 1 e 2 de fevereiro, na Colônia Ecológica Sesc Iparana. A iniciativa é uma realização do Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio-Ce, e da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Observatório de Políticas Públicas (OPP).

No primeiro dia, o evento traz especialistas de importantes universidades do Brasil e do mundo que propõem um diálogo sobre a temática, a fim de gerar imensa troca de saberes e experiências.

Palestras

O encontro tem início com a conferência magna “Como falar de inclusão, de onde vem este nome?”, de Michel Chauvière, doutor em Sociologia, diretor emérito de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientuifique (CNRS) da Université Paris II. O espaço problematiza as políticas sociais, médico-sociais, sócio-judiciais, familiares e movimentos de questões sociais, em geral tomados em uma dimensão histórica. A mediação será feita por Jean-Robert Poulin, PhD em Ortopedagogia pela Université de Montréal. Poulin, pesquisador no campo de ensino-aprendizagem da deficiência intelectual e da inclusão escolar, com sólida experiência no ensino universitário e na pesquisa.

Em seguida, o público do Colóquio confere a palestra “Crises econômicas e os percalços para inclusão social”, com o professor Fernando José Pires de Sousa, doutor em economia pelaUniversité Paris XIII e pós-doutor pela Université de Montréal. Fernando Pires é também coordenador do Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. Como debatedor, participa Francisco Soares Campelo Filho, doutorando em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. A palestra busca mostrar que as fases de crise são profundamente destrutivas socialmente, e que as políticas econômicas e sociais adotadas pelos Estados-Nações têm afetado negativamente os direitos trabalhistas e sociais, contribuindo muito mais para o aumento da exclusão e das desigualdades do que para a inclusão social.

No turno da tarde, os participantes podem conferir a palestra “Não somos preparados para isso. Discurso dos professores em face da diversidade e da inclusão”, com o professor Éric Plaisanc, doutor em Letras e Ciências Humanas e professor emérito da Université Paris Descartes. Os dois conceitos centrais deste Colóquio, diversidade e inclusão, serão inicialmente apresentados e analisados de modo crítico. As orientações atuais da educação inclusiva substituíram as antigas políticas de educação especial, e a pergunta base é: Os professores estariam preparados para isto? Para contribuir com a discussão, ajudam no debate os professores François Gremion, professor doutor em Ciências da Educação da La Haute Ecole Pédagogique des Cantons de Berne, du Jura et de Neuchâtel, e a professora  da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iêda Pires, doutora em Ciências da Educação pela Université Paris V e Pós-Doutora pela Université de Montréal.

A seguir, a palestra “Da imigração para o fluxo de trabalho – programas temporários de trabalho para imigrantes no Canadá e exclusão do acesso à cidadania”, discute sobre a questão da inclusão dos imigrantes, que somam um grande número de pessoas atualmente no mundo inteiro. A palestra é proferida por Yanick Noiseux, professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Montreal, Canadá, e conta com a participação de Fábio Sobral, doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas.

Encerrando a programação acadêmica do primeiro dia de Colóquio, o professor Rinaldo Voltolini profere a palestra “Uma nova formação de professores para a educação inclusiva?” onde a pauta principal é tratar de uma formação atual e inclusiva para profissionais da educação. Voltolini é doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado em Psicopatologia e Psicogênese na Université Paris VIII e professor doutor da Faculdade de Educação da USP.

Serviço:
Colóquio Internacional Sesc-UFC sobre Inclusão Social e Diversidade na Educação
Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (Av. José de Alencar, 150 – Caucaia, Ceará)
Período: 1 e 2 de fevereiro de 2018
Horário: Manhã e tarde
Informações: (85) 3433.7684 e www.coloquiosesc.com.br

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