Música nordestina ecoa no Mercado Central de Fortaleza - Sesc

Notícias Sesc CE

Música nordestina ecoa no Mercado Central de Fortaleza

qui 30 de agosto de 2018 17:47

Sesc Sonoridades leva shows ao centro turístico dias 1º e 6 de setembro

Na primeira semana de setembro, os artistas cearenses Tailândia Montenegro, Orlângelo Leal e o músico argentino Pedro Jozami cantam na Casa do Turista, dentro do Mercado Central de Fortaleza. Já neste sábado (1º/7), às 11h, a cantora se junta ao Trio Xote para interpretar o forró pé de serra de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Chico Pessoa, Marinês, entre outros representantes da cultura regional.

Acompanhada na zabumba por Charles, na sanfona por Sávio Dantas e no triângulo por Vlad Silva, Tailândia canta os xotes Que Nem Jiló, A Volta da Asa Branca, Vida do Viajante e Estrada de Canindé, entre outras canções regionais, para animar a visita dos turistas e os comerciantes do Mercado Central, um dos pontos turísticos mais visitados em Fortaleza, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

A música completa a experiência cultural de visitar o Ceará, percebe a cantora, que sempre recebe pedidos dos turistas pelo autêntico forró. “Os turistas querem escutar a nordestinidade”, afirma.

Na próxima quinta-feira (6/7), também às 11h, a trilha sonora do centro turístico é composta das músicas autorais de Orlângelo Leal, um dos fundadores da Banda Dona Zefinha, companhia cênica e musical, que já lançou quatro discos com direção e composições suas.

Na performance musical, Orlângelo toca instrumentos exóticos, como o marimbau, a flauta nasal  e cria efeitos sonoros para divertir a plateia. O cantor, guitarrista e compositor argentino Pedro Jozami faz participação especial no show.

O Sesc Sonoridades é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio, que integra o Sistema Fecomércio Ceará, para expandir o acesso à arte, levando shows e espetáculos  aos espaços públicos  e locais onde comerciantes trabalham. A parceria com a Associação dos Lojistas do Mercado Central (ALMEC) já resultou em mais de 170 apresentações dos projetos Sesc Sonoridades, DegustaSom e Sesc Cordel.

Serviço

Sesc Sonoridades

1/9 (sábado)
Tailândia Montenegro e Trio Xote
Horário:11h
Local: Casa do Turista (Mercado Central de Fortaleza). Avenida Alberto Nepomuceno, 199 – Centro

6/7 (quinta-feira)
Orlângelo Leal e Pedro Jozami (Argentina)
Horário:11h
Local: Casa do Turista (Mercado Central de Fortaleza). Avenida Alberto Nepomuceno, 199 – Centro

Acesso Gratuito

Informações: (85) 3452.9090

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio

Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.